Redes sociais: espaço de aprendizagem digital cooperativo // Social networks: collaborative digital learning space

Autor/innen

  • Marcus Vinícius de Azevedo Basso Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Aline Silva de Bona IFSul - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
  • Cristina Maria Pescador Universidade de Caxias do Sul
  • Cristiane Koehler UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Léa da Cruz Fagundes UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Abstract

Este artigo propõe-se a discutir a possibilidade de utilizar astecnologias digitais online e as redes sociais como espaço de aprendizagem digital de uma maneira que favoreça a aprendizagem cooperativa entre os estudantes, alicerçado na Epistemologia Genética de Jean Piaget. Este estudo foi baseado em uma pesquisa-ação, nas aulas de Matemática, realizada com estudantes do ensino médio integrado em informática do IFRS – Campus Osório (RS), em 2011 e 2012-1. Os estudantes demonstraram apropriação deste espaço de aprendizagem digital, como o Facebook, e apontaram que este potencializa a aprendizagem cooperativa no que tange à disciplina deMatemática, por ações colaborativas com a professora.

Veröffentlicht

2013-04-24

Zitationsvorschlag

de Azevedo Basso, M. V., Silva de Bona, A., Pescador, C. M., Koehler, C., & Cruz Fagundes, L. da. (2013). Redes sociais: espaço de aprendizagem digital cooperativo // Social networks: collaborative digital learning space. CONJECTURA: Filosofia E educação, 18(1), 135–149. Abgerufen von https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2044

Ausgabe

Rubrik

Artigos