Movimento de conexão da vida à sua essência

Espiritualidade e psicologia na escola

Autor/innen

  • Júlio Cézar Adam Faculdades EST
  • Clairton Puntel Faculdades EST
  • Cleciane Moro
  • Jane Lourdes Dal Pai Giugno

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v30.e025006

Schlagworte:

Espiritualidade, Psicologia, Educação, Avaec

Abstract

Espiritualidade tem se tornado algo fundamental no contexto educacional brasileiro. A Academia Veranense de Assistência em Educação e Cultura (AVAEC), de Veranópolis/RS, entendeu a importância desta abordagem e de forma propositiva desenvolveu seu projeto pedagógico voltado para questões de espiritualidade e psicologia, proporcionando ao seu corpo docente, ao longo de três anos, formação continuada teórico-prática nesta área, através da assessoria do Beatitude: centro de espiritualidade, psicologia e bem viver, da Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. A metodologia adotada no artigo é o relato de caso e de revisão bibliográfica apresentando como o projeto foi desenvolvido e seus principais resultados. Na primeira parte e segunda partes do artigo, apresenta-se o desenvolvimento da Avaec e seu projeto político-pedagógico. Na terceira parte, apresenta-se a proposta de formação com foco na espiritualidade e psicologia desenvolvida através do Beatitude: centro de Espiritualidade, Psicologia e Bem Viver. Por fim, à guisa de conclusão, apresenta-se as principais reflexões deste desenvolvimento interconectando educação, espiritualidade e psicologia.

 

Autor/innen-Biografien

Clairton Puntel, Faculdades EST

Clairton Puntel Psicólogo Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social (Universidade FEEVALE)  e Mestre em Ciências da Educação - Especialização em Educação e Desenvolvimentos Comunitário Instituto Politécnico de Leiria (Portugal). Doutorando em Psicologia na PUCRS. Psicólogo Clínico com Ênfase na Terapia Cognitivo-Comportamental. Docente na Faculdades EST (São  Leopoldo/RS). Fundador e Coordenador do Beatitude: centro de espiritualidade, psicologia e bem viver/ EST. Docente e Coordenador de pesquisa e internacionalização na Faculdade IENH (Novo Hamburgo/RS).

Cleciane Moro

Cleciane Moro é graduada em Licenciatura Plena em História pela Universidade Luterana do Brasil, pós-graduada em apoio pedagógico pela Universidade de Caxias do Sul com especialização em Gestão Escolar. Iniciou sua caminhada profissional na área da Educação há 25 anos, atuando como professora, coordenadora pedagógica e, atualmente, como Diretora Geral das Unidades Educacionais AVAEC.

Jane Lourdes Dal Pai Giugno

Jane Lourdes Dal Pai Giugno - Graduada em Educação Musical pela UCS,  Mestre em Educação pela UFRGS, Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino e Métodos Quantitativos pela PUCRS, Especialista em Formação para Educação a Distância pela UCS, Psicopedagoga pelo Centro de Estudos Médicos e Psicopedagógicos de Porto Alegre. Atuou como professora e coordenadora do curso de Pedagogia da UCS/CARVI. Atualmente é supervisora geral da AVAEC- Unidades Educacionais de Veranópolis.

Literaturhinweise

ADAM, Júlio Cézar. Religião vivida e Teologia Prática: possibilidades de relacionamento no contexto brasileiro. Perspectiva Teológica, n. 2, 2019.

ARGUÍS, Ricardo. Mindfulness e educação. Aprendendo a viver com atenção plena. In: CEBOLLA I MARTÍ, Ausiàs; GARCÍA-CAMPAYO, Javier; DEMARZO, Marcelo (Org.). Mindfulness e Ciência: da tradição à modernidade. São Paulo: Palas Athena, 2016. p. 111-127.

BISHOP, S. R. et al. Mindfulness: a proposed operational defi nition. Clinical Psychology: Science and practice, v. 11, n. 3, p. 230-241, 2004.

BOFF, Leonardo. Espiritualidade: um caminho de transformação. Rio de Janeiro: Sextante, 2001.

CARRARA, Paulo Sérgio. Espiritualidade e saúde na logoterapia de Viktor Frankl. Interações, Belo Horizonte, v. 11, n. 20, p. 66-84, jul./dez. 2016.

CEBOLLA I MARTÍ, Ausiàs; GARCÍA-CAMPAYO, Javier; DEMARZO, Marcelo (Org.). Mindfulness e Ciência: da tradição à modernidade. São Paulo: Palas Athena, 2026.

FRANKL, Viktor E. A presença ignorada de Deus. 10. ed. São Leopoldo: Sinodal; Petrópolis: Vozes, 2007b.

FRANKL, Viktor E. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração. 24. ed. São Leopoldo: Sinodal; Petrópolis: Vozes, 2007a.

HAYES, S. C et al. Terapia de Aceitação e Compromisso: o processo e a prática da mudança consciente. 2021.

KOENIG, Harold G. Medicina, Religião e Saúde: o encontro da ciência e da espiritualidade. Porto Alegre: L&PM, 2012.

LELOUP, Jean-Yves; BOFF, Leonardo. Terapeutas do deserto: de Fílon de Alexandria e Francisco de Assis a Graf Dürckheim. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

MATTOS, Pedro Lincoln C. L. de. Educação, Espiritualidade e Ciência – perspectivas sobre os esforços integrativos. In: POLICARPO JUNIOR, José (Org.). Educação, Formação Humana, Espiritualidade – Reflexões. Recife: Instituto de Formação Humana, 2014.

MO SUNG, Jung. Educar para reencantar a vida. Petrópolis: Vozes, 2006.

MURAD, Afonso. Gestão e espiritualidade: uma porta entreaberta. São Paulo: Paulinas, 2007.

NEFF, Kristin; GERMER Christopher. Manual de mindfulness e autocompaixão: um guia para construir forças internas e prosperar na arte de ser seu melhor amigo. Porto Alegre: Artmed, 2019.

OSHIRO, C. K. B. Terapias contextuais comportamentais. Ed. Manole. 2021.

PUNTEL, Clairton; ADAM, Júlio C. Soul e a saúde psico-espiritual: uma análise fílmica das possíveis contribuições para Saúde a partir da Psicologia Cognitivo-Comportamental e da Espiritualidade. Reflexus, Ano XVII, n. 2, 2023b.

PUNTEL, Clairton; ADAM, Júlio Cézar. Mindfulness e espiritualidade como estratégia de enfrentamento em situações de crise. São Leopoldo: Estudos Teológicos, v. 61, n.º 1, p. 239-255, 2021.

PUNTEL, Clairton; ADAM, Júlio C. Espiritualidade, regulação emocional e educação: definições, funções e proposição. In: PINHEIRO, Danielle Ventura de Lima; ADAM, Júlio Cézar; PUNTEL, Clairton; SILVA, Marinilson Barbosa (Org.). Educação, Espiritualidade e Desenvolvimento Socioemocional. 1ed.João Pessoa: Editora UFPB, 2023a, p. 94-109.

RÖHR, Ferdinand. Educação e espiritualidade: contribuições para uma compreensão multidimensional da realidade, do homem e da educação. Campinas: Mercado das Letras, 2013.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 1999.

SELIGMAN, Martin E. P. Florescer: uma nova compreensão da felicidade e do bem-estar. Rio de Janeiro: Objetiva, 2019.

TITTANEGRO, Gláucia R. O tempo da espiritualidade. In: PESSINI, Léo; BARCHIFONTAINE, Christian de Paul de (Orgs.). Buscar sentido e plenitude de vida: bioética, saúde e espiritualidade. São Paulo: Paulinas, 2008. p. 87-98.

WIGGLESWORTH, Cindy. As 21 habilidades da Inteligência Espiritual. São Paulo: Cultrix, 2023.

ZOHAR, Danah; MARSHALL, Ian. QS: Inteligência Espiritual. Rio de Janeiro: Record, 2000.

Veröffentlicht

2025-10-22

Zitationsvorschlag

Adam, J. C., Puntel, C., Moro, C., & Dal Pai Giugno, J. L. (2025). Movimento de conexão da vida à sua essência: Espiritualidade e psicologia na escola. CONJECTURA: Filosofia E Educação, 30, e025006. https://doi.org/10.18226/21784612.v30.e025006

Ausgabe

Rubrik

EDUCAÇÃO - Artigos