Criança, currículo e campos de experiência: notas reflexivas / Child, curriculum and fields of experience: reflective notes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020042

Resumo

Este artigo é resultado de reflexões emergentes a partir de uma série de conferências que se inscrevem no campo do currículo e da educação infantil. A organização do texto se dá inicialmente pelo debate sobre criança e currículo, retomando as ideias apontadas por John Dewey (2002) em um célebre texto que aborda a relação entre estes dois campos, não na perspectiva da oposição, mas da complementaridade. Na sequência, centro a discussão sobre como tenho lido o documento da Base Nacional Comum Curricular - BNCC para a Educação Infantil e de que modo compreendo que este documento pode nos auxiliar para a implementação de princípios, condições e objetivos já anunciados nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI. Por fim, aponto alguns elementos que podem ser estruturantes para compreender a noção de campos de experiência.

  

Biografia do Autor

Paulo Sergio Fochi, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos Observatório da Cultura Infantil - OBECI

Doutor em Educação na linha de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares (USP) com bolsa sanduíche (CAPES) na Universitad de Barcelona - UB; Mestre em Educação na linha Estudos sobre Infância (UFRGS) com estágio de missão científica na Universidad Publica de Navarra; Especialista em Educação Infantil (Unisinos), Especialista em Gestão e Organização de Escola (Unopar) e Licenciado em Pedagogia (Unopar). Professor do curso de Pedagogia (Unisinos) e Coordenador e professor do curso de especialização em Educação Infantil (Unisinos). Pesquisador colaborador do Contextos Integrados em Educação Infantil (USP/ CNPq). Membro da Associação Criança (Braga/Portugal) e Membro do Special Interest Group - SIG Birth to Three (European Early Childhood Education Research Association - EECERA). Coordena o OBECI - Observatório da Cultura Infantil. Foi um dos quatro consultores e redatores para a construção do documento da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil (MEC). Atua no assessoramento de escolas e redes de Educação Básica e em produções culturais e artísticas para crianças. Tem publicado especificamente no campo da Pedagogia da Infância, Educação Infantil, Bebês e Formação em Contexto.  

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Publicado

2021-02-24

Como Citar

Fochi, P. S. (2021). Criança, currículo e campos de experiência: notas reflexivas / Child, curriculum and fields of experience: reflective notes. CONJECTURA: Filosofia E educação, 25, 52–72. https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020042

Edição

Seção

Dossiê: ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA EM PAULO FREIRE.