Criança, currículo e campos de experiência: notas reflexivas / Child, curriculum and fields of experience: reflective notes
DOI:
https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020042Resumo
Este artigo é resultado de reflexões emergentes a partir de uma série de conferências que se inscrevem no campo do currículo e da educação infantil. A organização do texto se dá inicialmente pelo debate sobre criança e currículo, retomando as ideias apontadas por John Dewey (2002) em um célebre texto que aborda a relação entre estes dois campos, não na perspectiva da oposição, mas da complementaridade. Na sequência, centro a discussão sobre como tenho lido o documento da Base Nacional Comum Curricular - BNCC para a Educação Infantil e de que modo compreendo que este documento pode nos auxiliar para a implementação de princípios, condições e objetivos já anunciados nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI. Por fim, aponto alguns elementos que podem ser estruturantes para compreender a noção de campos de experiência.
Referências
BONDIOLI, Anna; MANTOVANI, Susanna. Introdução. In: BONDIOLI, Anna; MANTOVANI, Susanna (Org.). Manual de educação infantil: de 0 a 3 anos. Porto Alegre: Artmed, 1998.
BORGHI, Battista; GUERRA, Luigi. Manuele di didattica pel l’asilo nido. Roma: Editori Laterza, 1992.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – Parecer 20/2009. Brasília: MEC, 2009.
DEWEY, John. A Escola e a sociedade. A criança e o currículo. Lisboa: Relógio D’água, 2002.
FIORIN, Italo; CASTOLDI, Mario; PREVITALLI, Damiano. Dalle indicazioni al curricolo scolastico. Brescia: Editrice La Scuola, 2013.
FOCHI, Paulo. A didática dos campos de experiencia. Revista Pátio Educação Infantil, Porto Alegre, n. 49, p. 4-7, Out-Dez, 2016;
FOCHI, Paulo. Ludicidade, continuidade e significatividade nos campos de experiência. In: FINCO, Daniela; BARBOSA, Maria Carmen Silveira; FARIA, Ana Lúcia Goulart de (org). Campos de experiência na escola da infância: contribuições italianas para inventar um currículo de educação infantil brasileiro. Campinas: Leitura Crítica, 2015.
FOCHI, Paulo. Será que um dia os arco-íris terão cores? In: GAI, Daniele Noal; FERRAZ, Wagner. Parafernálias II: currículo, cadê a poesía. Porto Alegre: Indpein, 2014, p. 98-111.
FOCHI, Paulo. As mini-histórias como um conceito de narrativa pedagógica. In.: FOCHI, Paulo (org) Mini-histórias: Rapsódias da vida cotidiana nas escolas do Observatório da Cultura Infantil – OBECI. Porto Alegre: Paulo Fochi Estudos Pedagógicos, 2019, p. 11-28
HOYUELOS, Alfredo. La estética en el pensamento y obra de Loris Malaguzzi. Barcelona: Ocatedro, 2006.
HOYUELOS, Alfredo. La etica en el pensamento y obra de Loris Malaguzzi. Barcelona: Ocatedro, 2004.
MALAGUZZI, Loris. La educacin infantil em Reggio Emiia. Barcelona: Octaedro, 2001.
MALAGUZZI, Loris. Nuevas ideias para la primeira infância (1991) In. CAGLIARI, Paola et al. Loris Malaguzzi y las escuelas de Reggio Emilia. Madrid: Morata, 2017, p. 147-149.
MIUR, Ministerio dell’Istruzione, dell’Università e dela Ricerca. Indicazioni nazionali per il curricolo dela scuola dell’infanzia e del primo ciclo. Firenze: Le moniier, 2012
RIMONDI, Angela. Gaia sciencza. Teatro di animazione ecológica dalla scuola dell’infanzia ala scuola di base. Mettere informa il mondo. Bergamo: Edizioni Junior, Azzano Sao Paolo, 2003.
RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emilia: escutar, investigar e aprender. São Paulo: Paz e terra, 2012.
STACCIOLI, Gianfranco. Tra le righe: vivere volentieri la scuola di base. Roma: Carrochi, 1998.
STACCIOLI, Gianfranco; RITSCHER, Penny; FOCHI, Paulo. Um laboratório da maravilha: marcas do cotidiano para a construção de uma pedagogia que acolhe o universo das crianças. Revista Em aberto: Brasília. v. 30, n. 100, set-dez, 2017. p. 159-166.
ZUCCOLI, Franca. As indicações nacionais italianas: campos de experiência e artes. In: FINCO, Daniela; BARBOSA, Maria Carmen Silveira; FARIA, Ana Lúcia Goulart de (org). Campos de experiência na escola da infância: contribuições italianas para inventar um currículo de educação infantil brasileiro. Campinas: Leitura Crítica, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. A publicação dos originais implicará a cessão dos direitos autorais à revista Conjectura.
2. Os textos não poderão ser reproduzidos sem autorização da revista depois de aceitos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.