Distúrbios de linguagem e de aprendizagem em crianças canhotos // Language and learning disorders in hander children

Autores

  • Antonino Bucca Dipartimento di Scienze cognitive, della Formazione e degli Studi culturali
  • Carmen Valentina Arcoraci

Resumo

Há muito tempo são conhecidas algumas hipóteses sobre a relação entre a assimetria cerebral ou a indecisão hemisférica funcional, que às vezes caracteriza os indivíduos canhotos, e desordens específicas de aprendizagem (dislexia, discalculia e agrafia). Ainda hoje, no entanto, essas teorias não encontram muitas confirmações em estudos de neurociência e psicologia experimental. Por outras razões, se olharmos para a evidência experimental sobre a imparidade linguística específica (SLI), ou observações na sala de aula de crianças com desordens de aprendizagem específicas (SLD), ou dificuldades de aprendizagem (LD), ou seja, as experiências empíricas descritas pelos professores no Ensino Fundamental, esta relação parece bem-evidente. Por meio da aplicação de um questionário estruturado a professores das escolas de Ensino Fundamental italianas, no presente estudo tentamos documentar se há maior incidência de dislexia, discalculia e agrafia em crianças canhotas.Palavras-chave: Dislexia. Discalculia. Disgrafia. Assimetria cerebral. Canhotismo.

Biografia do Autor

Antonino Bucca, Dipartimento di Scienze cognitive, della Formazione e degli Studi culturali

Ricercatore di Filosofia del linguaggio. Incaricato dell'insegnamento delle discipline: Filosofia del linguaggio; Filosofia della comunicazione; Fondamenti teorici delle scienze logopediche.

Publicado

2015-01-17

Como Citar

Bucca, A., & Arcoraci, C. V. (2015). Distúrbios de linguagem e de aprendizagem em crianças canhotos // Language and learning disorders in hander children. CONJECTURA: Filosofia E educação, 20(1), 13–22. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3088

Edição

Seção

Artigos