O ensino como lugar de encontros alegres: reflexões a partir da psicologia sócio-histórica e da filosofia de Espinosa // Teaching as a place of joyful encounters: reflections from the socio-historical psychology and the philosophy of Espinosa

Autores

  • Eliana Sousa Alencar Marques UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI
  • Maria Vilani Cosme Carvalho UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI

Resumo

O artigo apresenta reflexões teóricas sobre a atividade de ensinoque se torna práxis bem-sucedida. Essa discussão gira em torno de duascategorias teóricas: atividade e afetação. A atividade, categoria teórica debase marxista, é discutida a partir dos aportes da psicologia sócio-histórica.A categoria afetação é aqui analisada com base na filosofia de Baruc deEspinosa. Realizamos este estudo a partir de pesquisa bibliográfica que temcomo objetivo refletir sobre o que contribui para que o professor consigarealizar um ensino capaz de afetar com alegria seus alunos levando aodesenvolvimento de uma práxis bem-sucedida. A pesquisa bibliográfica érealizada a partir dos teóricos da psicologia sócio-histórica, sobretudoVygotsky(2009, 2000, 1998) e Leontiev (1978). Da filosofia de Espinosapesquisamos a obra Ética (2008). Os resultados revelam que professores ealunos são sujeitos que se constituem historicamente, a partir de múltiplasmediações. Significados, sentidos e afetações são parte das mediações queconstituem professores e alunos envolvidos em atividades de ensinoconsideradas exitosas. O estudo aprofundado acerca dessas categorias poderácontribuir de forma determinante para que o ensino, como atividade socialque se realiza entre pessoas, possa tornar-se um encontro alegre, gerador deafetos que potencializem desejos e aumentem a potência de agir e pensar deprofessores e alunos, fato que contribui para a emancipação humana.
Palavras-chave: Atividade de ensinar. Sentido e significado. Encontrosalegres. Afetação.

Biografia do Autor

Eliana Sousa Alencar Marques, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI

PROFESSORA DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI; DOUTORANDA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI; MEMBRO DO NÚCLEO DE PESQUISAS EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - NEPPED ( UFPI); ESTUDA ATIVIDADE DOCENTE, SUBJETIVIDADE DE PROFESSORES E ALUNOS A PARTIR DA PSICOLOGIA SOCIO-HISTÓRICA E FILOSOFIA DE ESPINOSA.

Maria Vilani Cosme Carvalho, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI

Professora Pós-Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Educação- NEPPED/PPGED/UFPI.  

Downloads

Publicado

2015-03-22

Como Citar

Marques, E. S. A., & Carvalho, M. V. C. (2015). O ensino como lugar de encontros alegres: reflexões a partir da psicologia sócio-histórica e da filosofia de Espinosa // Teaching as a place of joyful encounters: reflections from the socio-historical psychology and the philosophy of Espinosa. CONJECTURA: Filosofia E educação, 20(2), 77–93. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2308

Edição

Seção

Artigos