O diálogo é uma exigência existencial

Reflexões sobre a prática docente a partir de Paulo Freire e Bell Hooks

Autores

  • Priscilla Stuart da Silva UFSC

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e025001

Palavras-chave:

Dialogicidade. Prática docente. Experiência. Paulo Freire. bell hooks.

Resumo

O presente artigo discute a importância da dialogicidade na prática docente a partir de Paulo Freire e bell hooks, destacando as noções de participação e de experiência do educando no processo de ensino-aprendizagem. Ambos os autores vieram de contextos diferenciados. O educador brasileiro, Paulo Freire, desenvolve em Pedagogia do oprimido um método pedagógico de alfabetização fundamental que promove uma reflexão crítica do quefazer docente. Obra de destaque no pensamento freireano, reafirma a necessidade da luta política e social da classe oprimida, mostrando os mecanismos psicológicos da personalidade autoritária, necrófila e antidemocrática do opressor que habita em todos nós. Escrita num momento ímpar de fechamento do regime democrático no Brasil ditatorial, nem por isso a obra está restrita ou datada, pelo contrário, segue atual numa sociedade que necessita reafirmar a todo momento a experiência da troca, da fala, em última instância, do diálogo, como forma de construção de sua identidade pedagógica e social. Já a escritora estadunidense bell hooks, influenciada pelo pensamento freireano, sobretudo em Ensinando a transgredir, dá voz aos segmentos marginalizados, como as mulheres – destacando o feminismo em sua teoria indicando que junto a análise da questão de classe, deve-se olhar como central também os marcadores de gênero e raça –, propondo uma educação da diversidade pautada pela experiência e pela formação da sensibilidade a partir dos afetos. Como metodologia, empregou-se a pesquisa bibliográfica, focada na temática apresentada nos ensaios citados dos autores. Conclui-se que a prática docente é uma construção coletiva entre o educador e o educando e que se centra na dialogicidade como essência da constituição e formação humana.

Biografia do Autor

Priscilla Stuart da Silva, UFSC

Priscilla Stuart da Silva é professora do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. É Doutora em Educação, na linha de pesquisa Filosofia da Educação - PPGE/UFSC (2019), Mestre em Educação - UFSC (2013) e Graduada em Filosofia pela mesma Instituição (2010).

Referências

ADORNO, Theodor. Tabus acerva do magistério. In:___________. Educação e emancipação. Trad. de Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Paz e Terra, 2008. p. 97-117.

BENJAMIN, Walter. O narrador. In: ___________. Obras escolhidas. Magia e técnica. Arte e política. Trad. de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 2010. p. 206.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 03 jan. 2024.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011. p. 22-23.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Trad. de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Martins Fontes, 2019.

HOOKS, bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. Trad. de Bhuvi Libanio. São Paulo: Elefante, 2020.]

HOOKS, bell. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. Trad. de Stephanie Borges. São Paulo: Elefantes, 2021.

HOOKS, bell. Teaching Critical Thinking. London: Routledge, 2009.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Trad. de Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

Downloads

Publicado

2025-10-22

Como Citar

Stuart da Silva, P. (2025). O diálogo é uma exigência existencial: Reflexões sobre a prática docente a partir de Paulo Freire e Bell Hooks. CONJECTURA: Filosofia E Educação, 30, e025001. https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e025001

Edição

Seção

EDUCAÇÃO - Artigos