REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA SOBRE VIRTUDES INTELECTUAIS NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Clarice Rosa Machado Universidade Federal de Santa Maria
  • Mitieli Seixas da Silva Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Educação, Epistemologia da virtude, Revisão sistemática de literatura.

Resumo

O objetivo deste estudo é apresentar uma revisão sistemática da literatura acerca da aplicação de virtudes intelectuais no contexto da prática educacional. Para o levantamento dos artigos científicos foram consultadas oito bases de dados consideradas as mais relevantes devido ao rigor científico e reconhecimento da qualidade de produção. A partir dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados cinco artigos científicos para serem avaliados. Nos resultados obtidos foi possível verificar a escassez de produção científica na temática, especialmente no Brasil, visto que as produções, em sua maioria, são internacionais. As discussões acerca do ensino de virtudes intelectuais ainda possuem muitas divergências e lacunas, o que é normal, considerando seu pouco tempo de existência.

Biografia do Autor

Clarice Rosa Machado, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 
Lattes:http://lattes.cnpq.br/1695181545548413.
E-mail: clarice.r.machado@gmail.com

Orcid:https://orcid.org/0000-0001-9402-8909

Mitieli Seixas da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Profa. do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6403769121859182
E-mail: mitieli.silva@ufsm.br

Orcid:https://orcid.org/0000-0003-0492-2072

Referências

BAEHR, Jason. Intellectual Virtues and Education: Essays in Applied Virtue Epistemology. London: Routledge, 2016.

BAEHR, Jason. The Inquiring Mind. Oxford: Oxford University Press, 2011.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República. Senado Federal. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 28 out. 2022.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 28 out. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=85121-bncc-ensino-medio&category_slug=abril-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 30 out. 2022.

CLEMENTE, Noel. Pedagogical Virtues: An Account of the Intellectual Virtues of a Teacher. Episteme, Cambridge, p. 1-15, 2022. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/episteme/article/pedagogical-virtues-an-account-of-the-intellectual-virtues-of-a-teacher/0F69F1876032A68043B41982BC1C31E5. Acesso em: 15 set. 2022.

CROCE, Michel; PRITCHARD, Duncan. Education as the social cultivation of Intellectual virtue. Social Virtue Epistemology, Londres, p. 1-19, 2021. Disponível em: https://philarchive.org/archive/CROEAT-6. Acesso em: 10 fev. 2023.

HEERSMINK, Richard. A virtue epistemology of the Internet: Search engines, intellectual virtues and education. Social Epistemology, Londres, v. 33, n. 1, p. 1-12, 2018. Disponível em: https://philpapers.org/rec/HEEAVE. Acesso em: 15 nov. 2022.

KOTZEE, Ben; CARTER, Adam; SIEGEL, Harvey. Educating for Intellectual Virtue: a critique from action guidance. Episteme, Cambridge, v. 18, n. 2, p. 177-199, 2019. Disponível em: https://philpapers.org/rec/KOTEFI-2. Acesso em: 19 dez. 2022.

SOSA, Ernest. The Raft and the Pyramid: Coherence versus Foundations in the Theory of Knowledge. Midwest Studies in Philosophy, Minnesota - EUA, v. 5, p. 3-25, 1980.

VANNEY, Claudia; SÁENZ, Ignacio Aguinalde. Interpersonal Intellectual Virtues: A heuristic Conceptualization from an Empirical Study, Scientia et Fidelis, USA, v. 10, n. 2, 2022. Disponível em: https://apcz.umk.pl/SetF/article/view/39202. Acesso em: 22 nov. 2022.

WATSON, Lani. Educating for Good Questioning: a Tool for Intellectual Virtues Education. Acta Analytica, v. 33, p. 353-370, 2018. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s12136-018-0350-y. Acesso em: 10 jan. 2023.

ZAGZEBSKI, Linda. Virtues of the Mind: An Inquiry into the Nature of Virtue and the Ethical Foundations of Knowledge. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.

Downloads

Publicado

2023-11-24

Como Citar

Machado, C. R., & Silva, M. S. da. (2023). REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA SOBRE VIRTUDES INTELECTUAIS NA EDUCAÇÃO. CONJECTURA: Filosofia E educação, 28, e023018. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/11400

Edição

Seção

Artigos