A EDUCAÇÃO NO CONTEMPORÂNEO FRENTE ÀS EMOÇÕES E SENTIMENTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v28.e023033

Palavras-chave:

Emoções. Sentimentos. Educação. Consciência. Liberdade

Resumo

Este estudo busca investigar o movimento constitutivo das articulações entre razão e emoção e a sua influência na educação contemporânea. Para tanto, busca situar novas contribuições a partir das pesquisas de Antonio Damásio para quem as emoções e os sentimentos, são considerados indispensáveis para a vida racional nos diferenciando uns dos outros, nos tornando únicos e nos capacitando a um repertório de respostas emocionais criadas a partir da interação entre o corpo e a mente. Também são utilizadas as reflexões do filósofo seiscentista Baruch Espinosa, cuja contribuição para este estudo reside nos seus conceitos de afeto, liberdade e servidão. Assim, propõe-se uma movimentação no sentido de contextualizar o entendimento dos conceitos de emoção e sentimentos, culminando no desvelamento das suas reais influências no agir humano e na transcendência da visão construída a partir do paradigma epistemológico moderno. Para tanto, pontua-se, as perspectivas filosóficas entre a razão e a emoção que foram sendo produzidas ao longo do tempo e, no segundo momento, procura-se compreender as articulações entre emoções, sentimentos e consciência. Esses apontamentos resultarão nos elementos em favor da dignidade, da reverência pela vida e da liberdade de pensamento como valores a serem assegurados e defendidos na educação. E, dessa forma, provocam os seus atores a rediscutir o papel das emoções e sentimentos, reavaliando a pauta das suas ações.

Biografia do Autor

Sandra Elisa Réquia Souza, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação e participante do Grupo de Pesquisa Formação Cultural, Hermeneutica e Educação da Universidade Federal de Santa Maria.

Amarildo Luiz Trevisan, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Educação: Filosofia da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-Doutor em Humanidades pela Universidade Carlos III, de Madri-Espanha. Professor Titular de Filosofia da Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS/Brasil e pesquisador PQ-1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Referências

BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: Educação democrática para um futuro humano. Tradução Rosaura Eichenberg. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2013.

DAMÁSIO, Antônio. A estranha ordem das coisas. Portugal: Temas e Debates, 2017.

DAMÁSIO, Antônio. Em busca de Espinosa: prazer e dor na ciência dos sentimentos. Adaptação para o português do Brasil Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

DAMÁSIO, Antônio. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

ESPINOSA, Baruch. Breve tratado de Deus, do homem e do seu bem estar. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2012.

ESPINOSA, Baruch. Ética demonstrada a maneira dos geômetras. Trad. Jean Melville. São Paulo: Martin Claret, 2002.

GASCÓN, Agustin de la Herrán. Alguns fundamentos sobre a formação continuada de professores a partir da abordagem radical e inclusiva. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. Araraquara, v. esp, n. 3, p. 1896-1934, dez., 2018.

TREVISAN, Amarildo Luiz. Paradigmas da filosofia e teorias educacionais: novas perspectivas a partir do conceito de cultura. Educação e Realidade, v. 31, n. 1, p. 23-36, jan./jun. 2006.

Downloads

Publicado

2024-05-16

Como Citar

Souza, S. E. R., & Trevisan, A. L. (2024). A EDUCAÇÃO NO CONTEMPORÂNEO FRENTE ÀS EMOÇÕES E SENTIMENTOS. CONJECTURA: Filosofia E educação, 28, e023033. https://doi.org/10.18226/21784612.v28.e023033

Edição

Seção

PEDAGOGIA RADICAL E INCLUSIVA