ROADMAP TECNOLÓGICO DO MERCADO EDITORIAL: UM CAMINHO PARA AS EDITORAS UNIVERSITÁRIAS DO NORDESTE

Autores

  • Mariana Lessa de Santana
  • Ibsen Mateus Bittencourt
  • Tatiane Luciano Balliano
  • Felippe Rocha Presado Menezes de Barros

Palavras-chave:

Publishing Market

Resumo

Ocorre uma disrupção no mercado cultural nas três últimas décadas, por efeito das transformações tecnológicas acentuadas. Os meios físicos passaram a ser digitalizados. No meio editorial, os processos passaram por transformações a partir do lançamento de gadgets leitores, transformando-os em ferramentas apropriadas para o consumo de informação acadêmica ou de entretenimento. Nesse cenário, parte das Editoras Universitárias permaneceram em estado de observação, mas mudanças nas relações com os consumidores, como as advindas no período da pandemia da Covid-19, incentivaram o aumento de lançamentos digitais. Investigando as dificuldades encontradas pelas Editoras Universitárias do Nordeste em acompanhar a evolução das tecnologias utilizadas no mercado editorial, o presente trabalho buscou elaborar um roadmap tecnológico, entre 2007 a 2022, a fim compreender o modelo de negócio adequado às Editoras Universitárias da região. A fim dos objetivos, foi construído uma metodologia baseada na análise de patentes em diversos organismos internacionais e nacionais de patentes, buscando identificar tendências futuras. Os resultados do roadmap, entre 2007 e 2022, apontam o desenvolvimento, nos últimos anos, de plataformas de serviços de vendas de livros eletrônicos e a construção de bibliotecas e estantes virtuais, o que torna oportuno o desenvolvimento de uma plataforma eletrônica por app que supra as demandas das Editoras Universitárias em fornecer novas tecnologias de interação e consumo para usuários cada vez mais habituados à digitalização dos serviços

Referências

ANDRADE, R. de L. de V.; de ARAÚJO. W. J. Editoras Universitárias e a publicação de livros digitais no Brasil. Encontro de usuários de sistemas de publicação, 2017.

ANTUNES, A. M. S. et al. Métodos de Prospecção Tecnológica, Inteligência Competitiva e Foresight: principais conceitos e técnicas. In: RIBEIRO, N. M. Prospecção Tecnológica. Vol.1. Salvador: IFBA/FORTEC, 2018. (Coleção PROFNIT). Disponível em: <http://www.profnit.org.br/wp-content/uploads/2018/08/PROFNIT-Serie- Prospeccao-Tecnologica-Volume-1-1.pdf>. Acesso em: 05 mai. 2022.

BORSCHIVER, S.; SILVA, A. L. R. da. Technology Roadmap: Planejamento Estratégico para alinhar Mercado-Produto Tecnologia. 1. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2016.

COATES, V.; FAROOQUE, M.; KLAVANS, R.; LAPID, K.; LINSTONE, H. A.; PISTORIUS, C.; PORTER, A. L. On the future of technological forecasting. Technological Forecasting and Social Change, vol. 67, issue 1, may-2001, p. 1-17.

FONSECA, L. B. Crescimento da indústria editorial de livros do Brasil e seus desafios. Dissertação de mestrado em Administração – Instituto Coppead de Administração, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, 2013.

GARCIA, M. L.; BRAY, O. H. Fundamentals of technology roadmapping. Sandia National Laboratories, 2010. Disponível em: . Acesso em: 20 mai. 2022.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed., São Paulo: Atlas, 2008.

HARTLEY, J.; WEN, W.; LI, H. S. Creative economy and culture: challenges, changes and futures for the creative industries. SAGE Publications Ltd. 2015.

HERNÁNDEZ-SAMPIERI, R.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de Pesquisa. Tradução: Daisy Vaz de Moraes; revisão técnica: Ana Gracinda Queluz Garcia, Dirceu da Silva, Marcus Júlio. 5ª edição. Porto Alegre: Penso, 2013.

JANNUZZI, C. A. S. C.; MONTALLI, K. M. L. Informação tecnológica e para negócios no Brasil: introdução a uma discussão conceitual. Ciência da Informação; v. 28, n.1, 1999.

MATTOS NETO, P. Planejamento de novos produtos por intermédios do método technology roadmapping (TRM) em uma pequena empresa de base tecnológica do setor de internet móvel. Dissertação de mestrado. Engenharia de Produção, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, 2005.

MELLO, G. A. T. de; NYKO, D.; GARAVINI, F. M-J. N.; ZENDRON, P. Tendências da era digital na cadeia produtiva do livro. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n.43, p.[41]-79, mar., 2016.

MERTENS, D. Research evaluation in education and psychology: integrating diversity with quantitative, qualitative and mixed methods. 2nd edition. London: Sage, 2005.

OECD. E-books: Developments and Policy Considerations. OECD Digital EconomyPapers, n. 208, OECD Publishing, Paris, 2012. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1787/5k912zxg5svh-en>. Acesso em: 07 jun. 2022.

PARKER, G.; VAN ALSTYNE, M. W.; CHOUDARY, S. P. Plataforma: a revolução da estratégia. Alta Books, 2019.

PHAAL, R.; FARRUKH, C. J. P.; PROBERT, D. R. Technology roadmapping – A planning framework for Evolution and Revolution. Technological Forecasting & Social Change, v. 71, p. 5-26, 2004.

RIBEIRO, M. F,; de ARAUJO, R. M. Technology Roadmap (TRM) e suas aplicações em Sistemas de Informação. In: Tópicos em Sistemas de Informação: Minicursos. Sociedade Brasileira de Computação (SBSI), 2019.

SINDICATO NACIONAL DOS EDITORES DE LIVROS (SNEL). Produção e vendas do setor editorial brasileiro. Nielsen, 2019.

SOUZA, C. G. et al. Mapeamento da informação técnica como subsídio às atividades de P&D: caso da tecnologia de ligas com memória de forma. In: XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Foz do Iguaçu, Paraná. 09 a 11 de outubro de 2007.

TAVARES, A. S.; BORSCHIVER, S. Elaboração de Roadmap Tecnológico e de modelo de negócios de Economia Circular. Cadernos de Prospecção: Salvador, v.14, n.3, p. 810-823, setembro, 2021.

UNCTAD. Creative Economy Outlook: Trends in international trade in creative industries 2002-2015. United Nations, 2018.

WISCHENBART, R. The Digital Consumer Book Barometer: covid-19 Special Edition Brazil. Bookwire Report, 2020. Disponível em: <https://www.wischenbart.com/download_barometer_2019.php>. Acesso em: 12 mai. 2020.

Publicado

2025-02-05

Como Citar

Lessa de Santana, M., Mateus Bittencourt, I., Luciano Balliano, T., & Rocha Presado Menezes de Barros, F. (2025). ROADMAP TECNOLÓGICO DO MERCADO EDITORIAL: UM CAMINHO PARA AS EDITORAS UNIVERSITÁRIAS DO NORDESTE. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 12(1). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/13596

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.