ROADMAP TECNOLÓGICO DO MERCADO EDITORIAL: UM CAMINHO PARA AS EDITORAS UNIVERSITÁRIAS DO NORDESTE
DOI:
https://doi.org/10.18226/23190639.v12n1.04Palavras-chave:
Mercado Editorial, Prospecção Tecnológica, Patentes, Nordeste, RoadmapResumo
Objetivo: Este trabalho tem como objetivo investigar as dificuldades enfrentadas pelas Editoras Universitárias do Nordeste em acompanhar a evolução das tecnologias no mercado editorial e propor um roadmap tecnológico (2007–2022) para subsidiar a definição de um modelo de negócio adequado à realidade dessas instituições.
Design/Método/Abordagem: A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e exploratória, fundamentada na análise de patentes nacionais e internacionais e em artigos científicos. Foram utilizados operadores booleanos para levantamento em bases como Espacenet, Questel Orbit, IEEE Xplore e iSys. Os dados foram organizados em eixos temporais (curto, médio e longo prazo), estruturando um roadmap tecnológico com foco na prospecção de tendências de mercado editorial.
Originalidade/Relevância: O estudo avança no campo da prospecção tecnológica aplicada ao setor editorial, com foco específico nas Editoras Universitárias do Nordeste. A proposta de uma plataforma digital sob demanda mostra-se inovadora ao alinhar tecnologia, mercado e missão institucional.
Principais Resultados/Descobertas: Identificou-se a intensificação do desenvolvimento de tecnologias digitais voltadas a serviços de leitura, distribuição, interação e comercialização de livros eletrônicos, com destaque para plataformas de autopublicação, bibliotecas virtuais e integração com dispositivos móveis. As tendências apontam para a expansão do mercado de livros digitais, especialmente em áreas como ciência e tecnologia.
Implicações Teóricas e Metodológicas: A utilização do roadmap como instrumento metodológico permitiu sistematizar o cenário tecnológico do setor editorial, oferecendo subsídios à formulação de estratégias para inovação. O estudo também contribui com o uso de análise de patentes como fonte de dados para pesquisas aplicadas.
Contribuições para a Sociedade e Organizações: A pesquisa propõe soluções tecnológicas viáveis para Editoras Universitárias se inserirem no mercado digital, fortalecendo o acesso ao conhecimento e à produção científica. Tais contribuições atendem à crescente demanda por inovação, inclusão e acessibilidade na difusão do saber acadêmico.
Referências
ANDRADE, R. de L. de V.; de ARAÚJO. W. J. Editoras Universitárias e a publicação de livros digitais no Brasil. Encontro de usuários de sistemas de publicação, 2017.
ANTUNES, A. M. S. et al. Métodos de Prospecção Tecnológica, Inteligência Competitiva e Foresight: principais conceitos e técnicas. In: RIBEIRO, N. M. Prospecção Tecnológica. Vol.1. Salvador: IFBA/FORTEC, 2018. (Coleção PROFNIT). Disponível em: <http://www.profnit.org.br/wp-content/uploads/2018/08/PROFNIT-Serie- Prospeccao-Tecnologica-Volume-1-1.pdf>. Acesso em: 05 mai. 2022.
BORSCHIVER, S.; SILVA, A. L. R. da. Technology Roadmap: Planejamento Estratégico para alinhar Mercado-Produto Tecnologia. 1. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2016.
COATES, V.; FAROOQUE, M.; KLAVANS, R.; LAPID, K.; LINSTONE, H. A.; PISTORIUS, C.; PORTER, A. L. On the future of technological forecasting. Technological Forecasting and Social Change, vol. 67, issue 1, may-2001, p. 1-17.
FONSECA, L. B. Crescimento da indústria editorial de livros do Brasil e seus desafios. Dissertação de mestrado em Administração – Instituto Coppead de Administração, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, 2013.
GARCIA, M. L.; BRAY, O. H. Fundamentals of technology roadmapping. Sandia National Laboratories, 2010. Disponível em: . Acesso em: 20 mai. 2022.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed., São Paulo: Atlas, 2008.
HARTLEY, J.; WEN, W.; LI, H. S. Creative economy and culture: challenges, changes and futures for the creative industries. SAGE Publications Ltd. 2015.
HERNÁNDEZ-SAMPIERI, R.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de Pesquisa. Tradução: Daisy Vaz de Moraes; revisão técnica: Ana Gracinda Queluz Garcia, Dirceu da Silva, Marcus Júlio. 5ª edição. Porto Alegre: Penso, 2013.
JANNUZZI, C. A. S. C.; MONTALLI, K. M. L. Informação tecnológica e para negócios no Brasil: introdução a uma discussão conceitual. Ciência da Informação; v. 28, n.1, 1999.
MATTOS NETO, P. Planejamento de novos produtos por intermédios do método technology roadmapping (TRM) em uma pequena empresa de base tecnológica do setor de internet móvel. Dissertação de mestrado. Engenharia de Produção, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, 2005.
MELLO, G. A. T. de; NYKO, D.; GARAVINI, F. M-J. N.; ZENDRON, P. Tendências da era digital na cadeia produtiva do livro. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n.43, p.[41]-79, mar., 2016.
MERTENS, D. Research evaluation in education and psychology: integrating diversity with quantitative, qualitative and mixed methods. 2nd edition. London: Sage, 2005.
OECD. E-books: Developments and Policy Considerations. OECD Digital EconomyPapers, n. 208, OECD Publishing, Paris, 2012. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1787/5k912zxg5svh-en>. Acesso em: 07 jun. 2022.
PARKER, G.; VAN ALSTYNE, M. W.; CHOUDARY, S. P. Plataforma: a revolução da estratégia. Alta Books, 2019.
PHAAL, R.; FARRUKH, C. J. P.; PROBERT, D. R. Technology roadmapping – A planning framework for Evolution and Revolution. Technological Forecasting & Social Change, v. 71, p. 5-26, 2004.
RIBEIRO, M. F,; de ARAUJO, R. M. Technology Roadmap (TRM) e suas aplicações em Sistemas de Informação. In: Tópicos em Sistemas de Informação: Minicursos. Sociedade Brasileira de Computação (SBSI), 2019.
SINDICATO NACIONAL DOS EDITORES DE LIVROS (SNEL). Produção e vendas do setor editorial brasileiro. Nielsen, 2019.
SOUZA, C. G. et al. Mapeamento da informação técnica como subsídio às atividades de P&D: caso da tecnologia de ligas com memória de forma. In: XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Foz do Iguaçu, Paraná. 09 a 11 de outubro de 2007.
TAVARES, A. S.; BORSCHIVER, S. Elaboração de Roadmap Tecnológico e de modelo de negócios de Economia Circular. Cadernos de Prospecção: Salvador, v.14, n.3, p. 810-823, setembro, 2021.
UNCTAD. Creative Economy Outlook: Trends in international trade in creative industries 2002-2015. United Nations, 2018.
WISCHENBART, R. The Digital Consumer Book Barometer: covid-19 Special Edition Brazil. Bookwire Report, 2020. Disponível em: <https://www.wischenbart.com/download_barometer_2019.php>. Acesso em: 12 mai. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Mariana Lessa de Santana, Ibsen Mateus Bittencourt, Tatiane Luciano Balliano, Felippe Rocha Presado Menezes de Barros

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.