The A INFLUÊNCIA DAS REDES DE COOPERAÇÃO NO APOIO AOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO REGISTRO DE MARCAS

PERSPECTIVAS DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18226/23190639.v12n1.05

Palavras-chave:

Rede de Cooperação, Modelo, Pequenas Empresas, Modelo de Equações Estruturais, Análise Multigrupo

Resumo

Objetivo: Desenvolver um modelo conceitual de redes de cooperação para apoiar pequenas empresas no registro de suas marcas.

Design/Método/Abordagem: Para isso, foi validado um modelo envolvendo instituições públicas e privadas que apoiam pequenas empresas. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário estruturado aplicado a 176 gestores dessas instituições, com os dados analisados por meio de modelagem de equações estruturais e análise multigrupo.

Originalidade/Relevância: O estudo contribui para o entendimento de como redes de cooperação, compostas por organizações públicas e privadas, podem facilitar de forma eficaz o processo de registro de marcas para pequenas empresas.

Principais Resultados/Descobertas: Os resultados confirmaram a eficácia do modelo de rede de cooperação, demonstrando seu sucesso como estratégia para pequenas empresas obterem orientação no registro de marcas, ampliar o acesso ao mercado e garantir direitos exclusivos de suas marcas nacionalmente. O registro protege as empresas legalmente, evitando o uso indevido de sinais similares por concorrentes.

Implicações Teóricas e Metodológicas: O estudo evidencia que as redes de cooperação potencializam crescimento, competitividade e segurança jurídica das pequenas empresas ao facilitar o registro de marcas.

Contribuições para a Sociedade e Organizações:  As redes de cooperação desempenham papel essencial no fortalecimento das pequenas empresas, contribuindo para sua expansão no mercado, proteção legal e ressaltando o valor da colaboração entre empresas.

Referências

Aaker, D. A. (1996). Measuring Brand Equity across Products and Markets. California

Amaral, M. I. C. (2014). Importância da cooperação e das redes no desenvolvimento do turismo: o caso do Baixo Alentejo (Portugal). Conselho Editorial Editorial Board. Available in: http://hdl.handle.net/10174/9048.

Blanco-Encomienda, F., & Rosillo-Díaz, E. (2021). Quantitative evaluation of the production and trends in research applying the structural equation modelling method. Scientometrics, 126, 1599 - 1617. https://doi.org/10.1007/s11192-020-03794-x.

Brasil (2020). Ministério da Economia. Available in: https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2020/outubro/governo-destaca-papel-da-micro-e-pequena-empresa-para-a-economia-do-pais.

Chen, B. (2008). Assessing Interorganizational Networks for Public Service Delivery: A process-perceived effectiveness framework. Public Performance & Management Review, 31(3), 348-363. https://doi.org/10.2753/PMR1530-9576310302.

Chen, B. (2008). Assesing Interorganizational Networks for Public Service Delivery: A process-perceived effectiveness framework, Public Performance & Management Review, 31(3), 348-363. https://doi.org/10.2753/PMR1530-9576310302.

Choi, S., & Ko, I. (2012). Leveraging electronic collaboration to promote interorganizational learning. International Journal of Information Management, 32, 550-559. https://doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2012.03.002.

Crass, D. (2020). Which firms use trademarks? Firm-level evidence from Germany on the role of distance, product quality and innovation. Industry and Innovation, 27(7), 730-755. https://doi.org/10.1080/13662716.2020.1737511.

Cummings, L. L., & Bromiley, P. (1996). The Organizational Trust Inventory (OTI): Development and validation. https://doi.org/10.4135/9781452243610.N15.

Fragoso, R. C. (2015). Avaliação de redes empresariais de cooperação em Goiás. Tese – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Available in: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2482.

Geisser, S. (1975). The predictive sample reuse method with applications. Journal of the American Statistical Association, 70(350), 320-328. https://doi.org/10.2307/2285815.

Greve, H. R. (2005). Inter-organizational learning and social structure. Organization Studies, 26(7), 1025-1047. https://doi.org/ 10.1177/0170840605053539.

Hair, J. F., Hult, G. T. M., Ringle, C., & Sarstedt M. (2017). A primer on partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM). Los Angeles: Sage publications.

Henseler, J., Ringle, C.M., & Sarstedt, M. (2015). A new criterion for assessing discriminant validity in variance-based structural equation modeling. Journal of the Academy of Marketing Science, 43(1), 15-135. http://doi.org/10.1007/s11747-014-0403-8.

Henseler, J., Hubona, G., & Ray, P. A. (2016). Using PLS path modeling in new technology research: updated guidelines. Industrial Management & Data Systems, 116(1), 2-20. https://doi.org/10.1108/imds-09-2015-0382.

Higuchi, A. K .(2017). Confiança nas Redes Colaborativas: O Caso das Redes de Suprimentos. REA. Revista Eletrônica de Administração, 15(1), 49-61. Available in: https://periodicos.unifacef.com.br/index.php/rea/article/view/1052/939.

Holm, D., Eriksson, K., & Johanson, J. (1996). Business Networks and Cooperation in International Business Relationships. Journal of International Business Studies, 27, 1033-1053. https://doi.org/10.1057/PALGRAVE.JIBS.8490162.

Iversen, E. J. (2003). Norwegian small and medium-sized enterprises and the intellectual property rights system: exploration and analysis. WIPO. Available in: https://www.wipo.int/edocs/pubdocs/en/wipo_pub_890.pdf.

Johanson, J., & Johanson, M. (2021). Speed and synchronization in foreign market network entry: A note on the revisited Uppsala model. Journal of International Business Studies, 52, 1628 - 1645. https://doi.org/10.1057/s41267-021-00407-4.

Joseph, F., Barry, J. B., Rolph, E. A., & Rolph E. A. (2010). Multivariate data analysis, NJ: Pearson Prentice Hall.

Keller, L., & Lehmann, D. R. (2006). Brand and Branding: Research Findings and Future Priorities. Marketing Science, 25(6), 740-759. https://doi.org/10.1287/mksc.1050.0153.

Kim, T. -Y., Oh, H., & Swaminathan, A. (2006). Framing interorganizational network change: A network inertia perspective. Academy of management review, 31(3), 704-720. https://doi.org/10.5465/AMR.2006.21318926.

Klein, L. L., Pereira, B. A. D., & Quatrin, D. R. (2014). A formação, o desenvolvimento e o fortalecimento de redes de cooperação. Revista da Micro e Pequena Empresa, 8(3), 18, 2014.

Landsperger, J., & Spieth, P, (2011). Managing innovation networks in the industrial goods sector. International Journal of Innovation Management, 15(06), 1209-1241. https://doi.org/10.1142/S1363919611003714.

Leydesdorff, L., & Meyer, M. (2006). Triple Helix indicators of knowledge-based innovation systems. Research Policy, 35(10), 1441-1449. http://doi.org/10.1016/j.respol.2006.09.016.

McEvily, B., Perrone, V., & Zaheer, A. (2003). Trust as an organizing principle. Organization science, 14(1) 91-103. https://doi.org/10.1287/orsc.14.1.91.12814.

Milward, H. B., & Provan, K. G. (2006). A manager's guide to choosing and using collaborative networks. Washington, DC: IBM Center for the Business of Government. https://www.businessofgovernment.org/sites/default/files/CollaborativeNetworks.pdf.

Molina-Morales, F. X., & Martinéz-Fernaández, M. T. (2003). The impact of industrial district affiliation on firm value creation. European Planning Studies, 11(2), 155-170. https://doi.org/10.1080/0965431032000072855.

Möller, K., & Svahns, S. (2009). How to influence the birth of new business fields - Network perspective. Industrial Marketing Management, 38(4), 450-458. https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2008.02.009.

Muthén, B., & Satorra, A. (1995). Complex Sample Data in Structural Equation Modeling. Sociological Methodology, 25, 267. https://doi.org/10.2307/271070.

Nguyen-Phuoc, D. Q., Phuong Tran, A. T., Nguyen, T., Van Le, P. T., & Su, D. N. (2021). Investigating the complexity of perceived service quality and perceived safety and security in building loyalty among bus passengers in Vietnam – A PLS-SEM approach. Transport Policy, 101, 162-173. https://doi.org/10.1016/j.tranpol.2020.12.010.

Oliveira, M. O. R., & Luce, F. B. (2011). O valor da marca: conceitos, abordagens e estudos no Brasil. REAd. Revista Eletrônica de Administração, 17(2), 502-529. https://doi.org/10.1590/S1413-23112011000200008.

Ouro Filho, A. M., MEL Olave and IDC Barreto (2020). Aprendizagem interorganizacional em redes de micro e pequenas empresas: um olhar integrativo da literatura. Cad. EBAPE.BR, 18(1), 74-90. https://doi.org/10.1590/1679-395177660.

Pereira, P. E. J., Ardigó, C. M., & Limberger, P. F. (2021). Reputação da marca e a relação com a fidelidade do cliente no varejo farmacêutico: um estudo de caso. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 23(3), 557-570. https://doi.org/10.7819/rbgn.v23i3.4120.

Planko, J., Chappin, M. M., Cramer, J. M. & Hekkert, M.P. (2017). Managing strategic system-building networks in emerging business fields: A case study of the Dutch smart grid sector. Industrial Marketing Management, 67, 37-51. https://doi.org/10.1016/j.tranpol.2020.12.010.

Provan, K. G., & Kenis, P. (2008). Modes of network governance: Structure, management, and effectiveness. Journal of public administration research and theory, 18(2), 229-252. https://doi.org/10.1093/jopart/mum015.

Ringle, C. M., Wende, S., & Becker, J. M. (2015). SmartPLS 3. GmbH: SmartPLS. Available in: https://www.smartpls.com.

Santos, P. M., & Cirillo, M. Â. (2021). Construction of the average variance extracted index for construct validation in structural equation models with adaptive regressions. Communications in Statistics - Simulation and Computation, 1-13. http://doi.org/10.1080/03610918.2021.1888122.

Sebrae (2021). Seis passos para abrir seu novo negócio. Available in: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/6-passos-para-iniciar-bem-o-seu-novo-negocio,a28b5e24d0905410VgnVCM2000003c74010aRCRD.

Singh, S. (2018). The State of IP protection, Exploitation and Valuation: Evidence from Select Indian Micro, Small and Medium Enterprises (MSMEs). Journal of Entrepreneurship and Innovation in Emerging Economies, 4(2), 159-176. https://doi.org/10.1177/2393957518782038.

Stone, M. (1974). Cross validatory choice and assessment of statistical predictions, Journal of the Royal Statistical Society, 36(2), 111-147. https://doi.org/10.1111/j.2517-6161.1974.tb00994.x.

Tálamo, J. R., & Carvalho, M. M. (2010). Redes de cooperação com foco em inovação: um estudo exploratório. Gestão e Produção, 17(4), 747-760, https://doi.org/10.1590/S0104-530X2010000400009.

Teh, C. C., Kayo, E. K., & Kimura, H. (2008). Marcas, patentes e criação de valor. RAM. Revista de Administração Mackenzie, 9(1), 86-106. https://doi.org/10.1590/s1678-69712008000100005.

Verschoore, J. R., & Balestrin, A. (2008). Fatores relevantes para o estabelecimento de redes de cooperação entre empresas do Rio Grande do Sul. Revista de Administração Contemporânea, 12(4), 1043-1069. https://doi.org/10.1590/s1415-65552008000400008.

Warsen, R., Klijn, E. K. & Koppenjan, J. (2019). Mix and match: How contractual and relational conditions are combined in successful public–private partnerships. Journal of Public Administration Research and Theory, 29(3), 375-393. https://doi.org/10.1093/jopart/muy082.

Ysa, T., Sierra, V. & Esteve, M. (2014). Determinants of network outcomes: The impact of management strategies. Public administration, 92(3) 636-655. https://doi.org/10.1111/padm.12076.

Downloads

Publicado

2025-01-01

Como Citar

Teresa da Silva Néto, A., Leitão Russo, S., & Dias Lopes, L. F. (2025). The A INFLUÊNCIA DAS REDES DE COOPERAÇÃO NO APOIO AOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO REGISTRO DE MARCAS: PERSPECTIVAS DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 12(1). https://doi.org/10.18226/23190639.v12n1.05

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.