DESEMPENHO DAS EMPRESAS GRADUADAS EM INCUBADORAS DO OESTE DO PARANÁ - ANPROTEC: UMA ANÁLISE DA METODOLOGIA DE INCUBAÇÃO | PERFORMANCE OF COMPANIES GRADUATED IN WESTERN PARANÁ INCUBATORS - ANPROTEC: AN ANALYSIS OF THE INCUBATION METHODOLOGY

Authors

  • Lays Martins Amaral Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Eduardo Hack Neto Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Keywords:

Metodologia de Incubação, Desempenho Organizacional, Incubadora de Empresas, Empresas Graduadas.

Abstract

A incubadora de empresa é um ambiente que oferece condições e facilidades necessárias para o surgimento e desenvolvimento de empreendimentos dos mais diversos segmentos. Esse modelo apresenta, no mínimo, 3 fases, entre elas, pré-incubação, incubação e graduação, sendo que esta última representa a maturidade da empresa, o momento em que ela está preparada para se manter no mercado competitivo, sem o apoio da incubadora. Muitos estudos demonstram a importância de fomentar o empreendedorismo e o impacto desses agentes no processo de incubação. Nesse sentido, esse estudo teve o objetivo de investigar as metodologias aplicadas nas Incubadoras de Empresas do Oeste do Paraná, vinculadas à Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores [ANPROTEC], assim como o desempenho das empresas graduadas. Trata-se de um estudo de caso, de natureza descritiva, efetivado por meio de entrevista semiestruturada com os 3 gestores das incubadoras em questão, além de aplicação de questionário e entrevista com 23 dirigentes de empresas graduadas nas respectivas unidades. A metodologia de incubação mostrou-se pouco influente no desempenho dos empreendimentos. Os aspectos relevantes ao sucesso da empresa, considerados pelos empreendedores, foram: comprometimento dos sócios, oportunidade de mercado e capacidade técnica da equipe. 

 

DOI: 10.18226/23190639.v8n1.08

 

Lays Martins Amaral*, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Brasil.

E-mail: lays.amaral02@gmail.com

 

Eduardo Hack Neto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Brasil.

E-mail: professoreduardohack@gmail.com

 

 

 

 

Submetido: Abril 2018

Aceito: Janeiro 2020

*Contato para Correspondência

 

Author Biographies

Lays Martins Amaral, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda em Sustentabilidade, Gestão e Tecnologias. Especialista em Marketing, Pessoas e Finanças. Administradora de Empresas.

Eduardo Hack Neto, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Faculdades Unificadas de Foz do Iguaçu - UNIFOZ (1998), especialização em Consultoria Empresarial pela Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel - UNIVEL (2000) e em Ecoturismo pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana - FECEA (2003), mestrado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2005) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2012) com inclusão do sistema de créditos (split PhD) na USC (Universidad de Santiago de Compostela - Espanha). Foi professor nos cursos de Turismo, Gastronomia, Administração, Eventos e outros da UNIVALI, FCJ, IESVILLE, UDC, Anglo Americano e Uniamérica. Também coordenou Estágio Supervisionado em duas destas IES. Possui experiência na área de Administração de Empresas, atuando principalmente na gerência de empreendimentos relacionados a área turística (hotelaria e eventos), ainda, conta com produção acadêmica em diversas áreas, as quais são basicamente oriundas das áreas de administração, turismo, marketing, empreendedorismo, sustentabilidade e geografia para organizações e destinos turísticos. Atualmente leciona e coordena pesquisas no Mestrado Profissional em Administração da Unioeste em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade. Realiza trabalhos voluntários em ONGs e OSCIPs, tais como: COMTUR (Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu), CODEFOZ (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu), ADERE (Associação para Desenvolvimento de Esportes Radicais e Ecologia em Foz do Iguaçu), Associação Beneficente Universitária Panamericana e UEB/GEG-33 (União dos Escoteiros do Brasil/Grupo Escoteiro Guairacá - 33).

Published

2020-08-29

How to Cite

Amaral, L. M., & Hack Neto, E. (2020). DESEMPENHO DAS EMPRESAS GRADUADAS EM INCUBADORAS DO OESTE DO PARANÁ - ANPROTEC: UMA ANÁLISE DA METODOLOGIA DE INCUBAÇÃO | PERFORMANCE OF COMPANIES GRADUATED IN WESTERN PARANÁ INCUBATORS - ANPROTEC: AN ANALYSIS OF THE INCUBATION METHODOLOGY. Brazilian Journal of Management and Innovation (Revista Brasileira De Gestão E Inovação), 8(1), 162–185. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/6135

Issue

Section

RBGI Articles

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.