Consumer behavior: buying for revenge in physical stores after the end of restrictions caused by the pandemic

A Compra por Vingança em Lojas Físicas Após o Fim das Restrições Causadas pela Pandemia

Autores

  • Maicon Rafael Busnelo Universidade de Caxias do Sul
  • Roberto Gonçalves UCS
  • Fernanda Lazzari UCS

Palavras-chave:

Physical channels, Pandemic, Covid-19, Consumer behavior, Consumption for revenge

Resumo

As restrições impostas às lojas físicas do varejo devido à disseminação da pandemia da Covid-19 impactaram diretamente as operações das empresas e, consequentemente, o comportamento do consumidor. No entanto, após o fim do período de restrição e a abertura das lojas físicas, observamos um grande aumento no fluxo de consumidores nos pontos de venda. Portanto, o objetivo deste estudo é analisar a relação entre o aumento do consumo pós-restrição e o conceito emergente de revenge consumer, conectando esse fenômeno às implicações estratégicas para o reposicionamento do varejo no cenário pós-pandemia. Foi realizada uma pesquisa descritiva conclusiva. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o de Malhotra (2021), com 304 respondentes válidos do município de Caxias do Sul no Estado do Rio Grande do Sul (Brasil). Foi realizada análise fatorial exploratória dos dados com o software Jamovi. Selecionamos seis variáveis ​​originais para análise de regressão linear. Os principais fatores que contribuíram para a satisfação do desejo de compras pós-restrição foram os seguintes: o fato de os consumidores se sentirem obrigados a realizar compras após a reabertura do varejo físico e a percepção de manutenção de alto consumo mesmo após a reabertura das lojas físicas pós-restrições. Podemos concluir que o comportamento de compra por vingança reflete não apenas desejos reprimidos, mas também a manutenção de altos níveis de consumo em ambientes físicos, destacando as implicações estratégicas para o varejo no reposicionamento pós-pandemia.

Referências

Ariely, D. (2008). Previsivelmente irracional: como as situações do dia a dia influenciam as nossas decisões. Rio de Janeiro: Elsevier. https://doi.org/10.1108/07363760910927064

Ariely, D., & Berns, G. S. (2010). Neuromarketing: the hope and hype of neuroimaging in business. Nature Reviews Neuroscience, 11(4), 284-292. https://doi.org/10.1038/nrn2795

Beachwati, S., & Morrin, M. (2007). Hedonic consumption and sensory marketing. Journal of Consumer Psychology, 17(3), p. 237-239. https://doi.org/10.1002/mar.20545

Berman, B., & Evans, J. (2012). Retail Management: a strategic approach. (10. ed.). New Jersey: Pearson Education. https://doi.org/10.1515/9783110543827-002

Calvo-Porral, C., & Lévy-Mangin, J. P. (2021). Examinando a influência do ambiente de loja nas compras hedonísticas e utilitárias. Ciências Administrativas, 11(6), 1-15. http://doi.org/10.3390/admsci11010006

Churchill, G. A. Marketing Research: methodological foundations. (3. ed.). New York: The Dryden Press, 1979. https://doi.org/10.1080/00913367.1978.10672747

Darshan, S., & Krishnegowda, Y. T. (2020). A colisão da pandemia de Covid-19 no mercado de luxo na Índia. Dogo Rangsang Research Journal, 7(1), 104-111. https://doi.org/10.36893/drsr.2021

Farias, S. A. de. (2005). Atmosfera de loja on-line: o impacto do ambiente virtual na satisfação do consumidor. In XXIX EnANPAD - Encontro da ANPAD, 16. Brasília.

Dziuban, C. D., & Shirkey, E. C. (1974). When is a correlation matrix appropriate for factor analysis? Some decision rules. Psychological Bulletin, 81(6), 358. https://doi.org/10.1037/h0036316

Gajanan, S., & Basuroy, S. (2007). Multichannel retailing e suas implicações no comportamento de compra do consumidor. Journal of Shopping Center Research, 14(2), 1-28. https://doi.org/10.1007/s11002-007-9011-4

Grant, R., Clarke, R. J., & Kyriazis, E. (2007). Uma revisão dos fatores que afetam o comportamento de busca do consumidor online a partir de uma perspectiva de valor da informação. Journal of Marketing Management, 23(5-6), 519-533. http://doi. org/10.1362/026725707X212801

Gilbride, T. J., Inman, J. J., & Stilley, K. M. (2015). The role of within-trip dynamics in unplanned versus planned purchase behavior. Journal of Marketing, 79(3), 57-73. https://doi.org/10.1509/jm.13.0286

Hair, Jr., J. H., Anderson, R. E., Tatham, R. L., & Black, W. C. (2005). Análise Multivariada de Dados. (Trad. Adonai Schlup Sant’Ana e Anselmo Chaves Neto – 5a ed.). Bookman.

Hashmi, A. R. (2021). Covid-19 e o nível de vingança dos consumidores: uma perspectiva exploratória da região da Al-Baha. International Journal of Advanced Research in Engineering and Technology, 12(2), 159-166. https://doi.org/10.1590/1980-549720220001

Hongyu, K. (2018). Análise Fatorial Exploratória: resumo teórico, aplicação e interpretação. E&S Engineering and Science, 7(4), 88-103. Doi: 10.18607/ES201877599

Holbrook, M. B., & Hirschman, E. C. (1982). The experiential aspects of consumption: Consumer fantasies, feelings, and fun. Journal of consumer research, 9(2), 132-140. https://doi.org/10.1086/208906

Kang, J., & Park-Poaps, H. (2011). Antecedentes motivacionais das compras sociais de moda e a sua contribuição para a satisfação das compras. Clothing and Textiles Research Journal, 29(4), 331-347. http://doi. org/10.1177/0887302X11422443

Ko, H. C. (2018). Desejo social ou desejo comercial? Os fatores que impulsionam a partilha social e as intenções de compra nas plataformas de comércio social. Electronic Commerce Research and Applications, 28(15). http://doi.org/10.1016/j. elerap.2017.12.011

Kotler, P. (2012). Administração de Marketing. (14a ed.). São Paulo: Pearson Education do Brasil.

Lee, Y. J., & Dubinsky, A. J. (2017). O desejo dos consumidores de interagir com um vendedor durante o e-shopping: desenvolvimento de uma escala. International Journal of Retail & Distribution Management, 45(1), 20-39. http://doi.org/10.1108/ IJRDM-04-2016-0058

Lin, L-Z., & Yeh, H-R. (2013). A means-end chain of fuzzy conceptualization to elicit consumer perception in store image. International Journal of Hospitality Management, 33(1), 376-388. https://doi.org/10.1016/j.ijhm.2012.10.008

Liu, J. T. (2016). Research on Taiwan theme parks' experience marketing strategy and revisit willingness, purchase willingness and recommendation willingness. International Journal of Organizational Innovation, 9(1), 35. https://doi.org/10.33758/mbi.v17i12.392

Maghnati, F., Ling, K. C., & Nasermoadeli, A. (2012). Exploring the relationship between experiential marketing and experiential value in the smartphone industry. International Business Research, 5(11), 169. Disponível em: https://doi.org/10.5539/ibr.v5n11p169

Malhotra, S. (2021). Empirical scale for revenge buying behaviour: a curious consequence of pandemic. BIMTECH Business Perspective (BSP), 3(1), 1-14. https://doi.org/10.1177/bsp.2022.3.1.1

Mansoor, D., & Jalal, A. (2011). The global business crisis and consumer behavior: kingdom of Bahrein as a case study. International Journal of Business and Management, 6(1), 104-115. https://doi.org/10.5539/ijbm.v6n1p104

Massara, F., Melara, R. D., & Liu, S. S. (2014). Impulse versus opportunistic purchasing during a grocery shopping experience. Marketing Letters, 25(4), 361-372. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11002-013-9255-0

Matos, S., & Miranda, L. (2020). Em Foco IBRE: cenários para o crescimento para o PIB do Brasil em 2020. IBRE, Boletim Macro, 5(14).

Morschett, D., Swoboda, B., & Foscht, T. (2005). Perception of store attributes and overall attitude towards grocery retailers: the role of shopping motives. International Review of Retail, 15(4), 423-47. https://doi.org/10.1080/09593960500197552

Nepomuceno, M. V., Rohani, M., & Grégoire, Y. (2017). Resistência do consumidor: do anticonsumo à vingança. In: Emilien, G., Weitkunat, R., & Lüdicke, F. (Eds.). Consumer perception of product risks and benefits. (pp. 345-364). Springer. http://doi.org/10.1007/978-3-319-50530-5_19

Nielsen Company. (2020a 26 de novembro). Como o brasileiro se prepara para vida restritiva imposta pela Covid-19. Disponível em: https://www.nielsen.com/br/pt/insights/article/2020/como-o-brasileiro-se-prepara-para-vida-restritivaimposta-pela-covid-19/

Nielsen Company. (2020b 22 de novembro). A Covid-19: comportamento das vendas on-line no Brasil. Portal Eletrônico da Nielsen. Disponível em: https://www.nielsen.com/br/pt/insights/report/2020/covid-19- comportamento-das-vendas-online-no-brasil/

Pine, B. J., & Gilmore, J. H. (1999). The experience economy: work is theatre & every business a stage. Harvard Business Press. https://doi.org/10.1016/s0737-6782(01)00088-1

Rieunier, S. (2000). L'influence de la musique d'ambiance sur le comportement des consommateurs sur le lieu de vente. (Tese de doutorado). Université Paris IX-Dauphine.

Sheth, J. N. (2020). Impact of Covid-19 on consumer behavior: will the old habits return or die? Journal of Business Research, 117(25), 280-283. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2020.05.059

Tarta, C. P. (2013). The perception of young romanians on experiential marketing. Management & Marketing Journal, 11(2).

Turley, L. W., & Milliman, R. E. (2000). Atmospheric effects on shopping behavior: a review of the experimental evidence. Journal of Business Research, 49(2), 193-211. https://doi.org/10.1016/s0148-2963(99)00010-7

Tynan, C., & Mckechnie, S. (2009). Experience marketing: a review and reassessment. Journal of Marketing Management, 25(5-6), 501-517. Disponível em: https://doi.org/10.1362/026725709X461821

Voinea, L. (2021). Um quadro teórico alternativo para o consumo e a poupança. In Voinea L. (Ed.). Expectativas Defensivas. (pp. 33-72). Palgrave Macmillan. Disponível em: http://doi.org/10.1007/978-3-030-55045-5_2

Westbrook, R. A., & Oliver, R. (1991). The Dimensionality of Consumption Emotion Pattems and Consumer Satisfaction. Journal of Consumer Research, 18(1), 84-91. Disponível em: https://doi.org/10.1086/209243

Wood, J. (2020). World Economic Forum. One-third of young people still optimistic despite Covid's dramatic hit on education and jobs. Disponível em: https://www.weforum.org/agenda/2020/08/youth-pandemic-unemployment-future-prospects/. https://doi.org/10.1596/978-1-4648-1553-9_ch3

Wood, W., & Neal, D. T. (2009). A new look at habits and the habit-goal interface. Psychological Review, 114(4), 843-863. https://doi.org/10.1037/0033-295X

Publicado

2025-02-05

Como Citar

Busnelo, M. R., Gonçalves, R., & Lazzari, F. (2025). Consumer behavior: buying for revenge in physical stores after the end of restrictions caused by the pandemic: A Compra por Vingança em Lojas Físicas Após o Fim das Restrições Causadas pela Pandemia. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 12(1). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/13479

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.