Consumer behavior: buying for revenge in physical stores after the end of restrictions caused by the pandemic
A Compra por Vingança em Lojas Físicas Após o Fim das Restrições Causadas pela Pandemia
Palavras-chave:
Physical channels, Pandemic, Covid-19, Consumer behavior, Consumption for revengeResumo
As restrições impostas às lojas físicas do varejo devido à disseminação da pandemia da Covid-19 impactaram diretamente as operações das empresas e, consequentemente, o comportamento do consumidor. No entanto, após o fim do período de restrição e a abertura das lojas físicas, observamos um grande aumento no fluxo de consumidores nos pontos de venda. Portanto, o objetivo deste estudo é analisar a relação entre o aumento do consumo pós-restrição e o conceito emergente de revenge consumer, conectando esse fenômeno às implicações estratégicas para o reposicionamento do varejo no cenário pós-pandemia. Foi realizada uma pesquisa descritiva conclusiva. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o de Malhotra (2021), com 304 respondentes válidos do município de Caxias do Sul no Estado do Rio Grande do Sul (Brasil). Foi realizada análise fatorial exploratória dos dados com o software Jamovi. Selecionamos seis variáveis originais para análise de regressão linear. Os principais fatores que contribuíram para a satisfação do desejo de compras pós-restrição foram os seguintes: o fato de os consumidores se sentirem obrigados a realizar compras após a reabertura do varejo físico e a percepção de manutenção de alto consumo mesmo após a reabertura das lojas físicas pós-restrições. Podemos concluir que o comportamento de compra por vingança reflete não apenas desejos reprimidos, mas também a manutenção de altos níveis de consumo em ambientes físicos, destacando as implicações estratégicas para o varejo no reposicionamento pós-pandemia.
Referências
Ariely, D. (2008). Previsivelmente irracional: como as situações do dia a dia influenciam as nossas decisões. Rio de Janeiro: Elsevier. https://doi.org/10.1108/07363760910927064
Ariely, D., & Berns, G. S. (2010). Neuromarketing: the hope and hype of neuroimaging in business. Nature Reviews Neuroscience, 11(4), 284-292. https://doi.org/10.1038/nrn2795
Beachwati, S., & Morrin, M. (2007). Hedonic consumption and sensory marketing. Journal of Consumer Psychology, 17(3), p. 237-239. https://doi.org/10.1002/mar.20545
Berman, B., & Evans, J. (2012). Retail Management: a strategic approach. (10. ed.). New Jersey: Pearson Education. https://doi.org/10.1515/9783110543827-002
Calvo-Porral, C., & Lévy-Mangin, J. P. (2021). Examinando a influência do ambiente de loja nas compras hedonísticas e utilitárias. Ciências Administrativas, 11(6), 1-15. http://doi.org/10.3390/admsci11010006
Churchill, G. A. Marketing Research: methodological foundations. (3. ed.). New York: The Dryden Press, 1979. https://doi.org/10.1080/00913367.1978.10672747
Darshan, S., & Krishnegowda, Y. T. (2020). A colisão da pandemia de Covid-19 no mercado de luxo na Índia. Dogo Rangsang Research Journal, 7(1), 104-111. https://doi.org/10.36893/drsr.2021
Farias, S. A. de. (2005). Atmosfera de loja on-line: o impacto do ambiente virtual na satisfação do consumidor. In XXIX EnANPAD - Encontro da ANPAD, 16. Brasília.
Dziuban, C. D., & Shirkey, E. C. (1974). When is a correlation matrix appropriate for factor analysis? Some decision rules. Psychological Bulletin, 81(6), 358. https://doi.org/10.1037/h0036316
Gajanan, S., & Basuroy, S. (2007). Multichannel retailing e suas implicações no comportamento de compra do consumidor. Journal of Shopping Center Research, 14(2), 1-28. https://doi.org/10.1007/s11002-007-9011-4
Grant, R., Clarke, R. J., & Kyriazis, E. (2007). Uma revisão dos fatores que afetam o comportamento de busca do consumidor online a partir de uma perspectiva de valor da informação. Journal of Marketing Management, 23(5-6), 519-533. http://doi. org/10.1362/026725707X212801
Gilbride, T. J., Inman, J. J., & Stilley, K. M. (2015). The role of within-trip dynamics in unplanned versus planned purchase behavior. Journal of Marketing, 79(3), 57-73. https://doi.org/10.1509/jm.13.0286
Hair, Jr., J. H., Anderson, R. E., Tatham, R. L., & Black, W. C. (2005). Análise Multivariada de Dados. (Trad. Adonai Schlup Sant’Ana e Anselmo Chaves Neto – 5a ed.). Bookman.
Hashmi, A. R. (2021). Covid-19 e o nível de vingança dos consumidores: uma perspectiva exploratória da região da Al-Baha. International Journal of Advanced Research in Engineering and Technology, 12(2), 159-166. https://doi.org/10.1590/1980-549720220001
Hongyu, K. (2018). Análise Fatorial Exploratória: resumo teórico, aplicação e interpretação. E&S Engineering and Science, 7(4), 88-103. Doi: 10.18607/ES201877599
Holbrook, M. B., & Hirschman, E. C. (1982). The experiential aspects of consumption: Consumer fantasies, feelings, and fun. Journal of consumer research, 9(2), 132-140. https://doi.org/10.1086/208906
Kang, J., & Park-Poaps, H. (2011). Antecedentes motivacionais das compras sociais de moda e a sua contribuição para a satisfação das compras. Clothing and Textiles Research Journal, 29(4), 331-347. http://doi. org/10.1177/0887302X11422443
Ko, H. C. (2018). Desejo social ou desejo comercial? Os fatores que impulsionam a partilha social e as intenções de compra nas plataformas de comércio social. Electronic Commerce Research and Applications, 28(15). http://doi.org/10.1016/j. elerap.2017.12.011
Kotler, P. (2012). Administração de Marketing. (14a ed.). São Paulo: Pearson Education do Brasil.
Lee, Y. J., & Dubinsky, A. J. (2017). O desejo dos consumidores de interagir com um vendedor durante o e-shopping: desenvolvimento de uma escala. International Journal of Retail & Distribution Management, 45(1), 20-39. http://doi.org/10.1108/ IJRDM-04-2016-0058
Lin, L-Z., & Yeh, H-R. (2013). A means-end chain of fuzzy conceptualization to elicit consumer perception in store image. International Journal of Hospitality Management, 33(1), 376-388. https://doi.org/10.1016/j.ijhm.2012.10.008
Liu, J. T. (2016). Research on Taiwan theme parks' experience marketing strategy and revisit willingness, purchase willingness and recommendation willingness. International Journal of Organizational Innovation, 9(1), 35. https://doi.org/10.33758/mbi.v17i12.392
Maghnati, F., Ling, K. C., & Nasermoadeli, A. (2012). Exploring the relationship between experiential marketing and experiential value in the smartphone industry. International Business Research, 5(11), 169. Disponível em: https://doi.org/10.5539/ibr.v5n11p169
Malhotra, S. (2021). Empirical scale for revenge buying behaviour: a curious consequence of pandemic. BIMTECH Business Perspective (BSP), 3(1), 1-14. https://doi.org/10.1177/bsp.2022.3.1.1
Mansoor, D., & Jalal, A. (2011). The global business crisis and consumer behavior: kingdom of Bahrein as a case study. International Journal of Business and Management, 6(1), 104-115. https://doi.org/10.5539/ijbm.v6n1p104
Massara, F., Melara, R. D., & Liu, S. S. (2014). Impulse versus opportunistic purchasing during a grocery shopping experience. Marketing Letters, 25(4), 361-372. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11002-013-9255-0
Matos, S., & Miranda, L. (2020). Em Foco IBRE: cenários para o crescimento para o PIB do Brasil em 2020. IBRE, Boletim Macro, 5(14).
Morschett, D., Swoboda, B., & Foscht, T. (2005). Perception of store attributes and overall attitude towards grocery retailers: the role of shopping motives. International Review of Retail, 15(4), 423-47. https://doi.org/10.1080/09593960500197552
Nepomuceno, M. V., Rohani, M., & Grégoire, Y. (2017). Resistência do consumidor: do anticonsumo à vingança. In: Emilien, G., Weitkunat, R., & Lüdicke, F. (Eds.). Consumer perception of product risks and benefits. (pp. 345-364). Springer. http://doi.org/10.1007/978-3-319-50530-5_19
Nielsen Company. (2020a 26 de novembro). Como o brasileiro se prepara para vida restritiva imposta pela Covid-19. Disponível em: https://www.nielsen.com/br/pt/insights/article/2020/como-o-brasileiro-se-prepara-para-vida-restritivaimposta-pela-covid-19/
Nielsen Company. (2020b 22 de novembro). A Covid-19: comportamento das vendas on-line no Brasil. Portal Eletrônico da Nielsen. Disponível em: https://www.nielsen.com/br/pt/insights/report/2020/covid-19- comportamento-das-vendas-online-no-brasil/
Pine, B. J., & Gilmore, J. H. (1999). The experience economy: work is theatre & every business a stage. Harvard Business Press. https://doi.org/10.1016/s0737-6782(01)00088-1
Rieunier, S. (2000). L'influence de la musique d'ambiance sur le comportement des consommateurs sur le lieu de vente. (Tese de doutorado). Université Paris IX-Dauphine.
Sheth, J. N. (2020). Impact of Covid-19 on consumer behavior: will the old habits return or die? Journal of Business Research, 117(25), 280-283. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2020.05.059
Tarta, C. P. (2013). The perception of young romanians on experiential marketing. Management & Marketing Journal, 11(2).
Turley, L. W., & Milliman, R. E. (2000). Atmospheric effects on shopping behavior: a review of the experimental evidence. Journal of Business Research, 49(2), 193-211. https://doi.org/10.1016/s0148-2963(99)00010-7
Tynan, C., & Mckechnie, S. (2009). Experience marketing: a review and reassessment. Journal of Marketing Management, 25(5-6), 501-517. Disponível em: https://doi.org/10.1362/026725709X461821
Voinea, L. (2021). Um quadro teórico alternativo para o consumo e a poupança. In Voinea L. (Ed.). Expectativas Defensivas. (pp. 33-72). Palgrave Macmillan. Disponível em: http://doi.org/10.1007/978-3-030-55045-5_2
Westbrook, R. A., & Oliver, R. (1991). The Dimensionality of Consumption Emotion Pattems and Consumer Satisfaction. Journal of Consumer Research, 18(1), 84-91. Disponível em: https://doi.org/10.1086/209243
Wood, J. (2020). World Economic Forum. One-third of young people still optimistic despite Covid's dramatic hit on education and jobs. Disponível em: https://www.weforum.org/agenda/2020/08/youth-pandemic-unemployment-future-prospects/. https://doi.org/10.1596/978-1-4648-1553-9_ch3
Wood, W., & Neal, D. T. (2009). A new look at habits and the habit-goal interface. Psychological Review, 114(4), 843-863. https://doi.org/10.1037/0033-295X
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maicon Rafael Busnelo, Roberto Gonçalves, Fernanda Lazzari
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.