Comportamento do Consumidor:
A Compra por Vingança em Lojas Físicas Após o Fim das Restrições Causadas pela Pandemia
Keywords:
Physical channels, Pandemic, Covid-19, Consumer behavior, Consumption for revengeAbstract
As restrições impostas às lojas físicas de varejo pelo avanço da pandemia da Covid19 impactaram diretamente nas operações das empresas, e, consequentemente, no comportamento dos consumidores. Entretanto, após o término do período de restrições e a abertura das lojas físicas, observou-se grande aumento de fluxo de consumidores nos pontos de venda. O objetivo do estudo é entender e explicar se esse aumento de consumo pós-restrições tem relação com o conceito emergente de consumo por vingança. Para entender quais os fatores que constituem a compra por vingança, foi realizada pesquisa descritiva conclusiva. O instrumento de coleta foi adaptado de Malhotra, M. S. (2021), e obteve-se 304 respondentes válidos. A análise fatorial exploratória dos dados foi realizada utilizando-se o software Jamovi. Selecionaram-se seis (6) variáveis originais para análise de regressão linear. A análise fatorial foi feita pelo método de extração dos componentes principais, rotação varimax e supressão de valores abaixo de 0,4. Os principais fatores que contribuíram para satisfazer o desejo por compras pós-restrições foram as variáveis relacionadas ao fato dos consumidores sentirem-se obrigados a fazer compras após a reabertura dos varejos físicos e a variável relacionada à percepção da alta manutenção de consumo mesmo depois da reabertura dos comércios físicos pós-pandemia.
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