Comportamento do Consumidor:

A Compra por Vingança em Lojas Físicas Após o Fim das Restrições Causadas pela Pandemia

Authors

  • Maicon Rafael Busnelo Universidade de Caxias do Sul
  • Roberto Gonçalves UCS
  • Fernanda Lazzari UCS

Keywords:

Physical channels, Pandemic, Covid-19, Consumer behavior, Consumption for revenge

Abstract

As restrições impostas às lojas físicas de varejo pelo avanço da pandemia da Covid19 impactaram diretamente nas operações das empresas, e, consequentemente, no comportamento dos consumidores. Entretanto, após o término do período de restrições e a abertura das lojas físicas, observou-se grande aumento de fluxo de consumidores nos pontos de venda. O objetivo do estudo é entender e explicar se esse aumento de consumo pós-restrições tem relação com o conceito emergente de consumo por vingança. Para entender quais os fatores que constituem a compra por vingança, foi realizada pesquisa descritiva conclusiva. O instrumento de coleta foi adaptado de Malhotra, M. S. (2021), e obteve-se 304 respondentes válidos. A análise fatorial exploratória dos dados foi realizada utilizando-se o software Jamovi. Selecionaram-se seis (6) variáveis originais para análise de regressão linear. A análise fatorial foi feita pelo método de extração dos componentes principais, rotação varimax e supressão de valores abaixo de 0,4. Os principais fatores que contribuíram para satisfazer o desejo por compras pós-restrições foram as variáveis relacionadas ao fato dos consumidores sentirem-se obrigados a fazer compras após a reabertura dos varejos físicos e a variável relacionada à percepção da alta manutenção de consumo mesmo depois da reabertura dos comércios físicos pós-pandemia.

References

Ariely, D. (2008). Previsivelmente irracional: como as situações do dia a dia influenciam as nossas decisões. Rio de Janeiro: Elsevier. https://doi.org/10.1108/07363760910927064

Ariely, D., & Berns, G. S. (2010). Neuromarketing: the hope and hype of neuroimaging in business. Nature Reviews Neuroscience, 11(4), 284-292. https://doi.org/10.1038/nrn2795

Beachwati, S., & Morrin, M. (2007). Hedonic consumption and sensory marketing. Journal of Consumer Psychology, 17(3), p. 237-239. https://doi.org/10.1002/mar.20545

Berman, B., & Evans, J. (2012). Retail Management: a strategic approach. (10. ed.). New Jersey: Pearson Education. https://doi.org/10.1515/9783110543827-002

Calvo-Porral, C., & Lévy-Mangin, J. P. (2021). Examinando a influência do ambiente de loja nas compras hedonísticas e utilitárias. Ciências Administrativas, 11(6), 1-15. http://doi.org/10.3390/admsci11010006

Churchill, G. A. Marketing Research: methodological foundations. (3. ed.). New York: The Dryden Press, 1979. https://doi.org/10.1080/00913367.1978.10672747

Darshan, S., & Krishnegowda, Y. T. (2020). A colisão da pandemia de Covid-19 no mercado de luxo na Índia. Dogo Rangsang Research Journal, 7(1), 104-111. https://doi.org/10.36893/drsr.2021

Farias, S. A. de. (2005). Atmosfera de loja on-line: o impacto do ambiente virtual na satisfação do consumidor. In XXIX EnANPAD - Encontro da ANPAD, 16. Brasília.

Dziuban, C. D., & Shirkey, E. C. (1974). When is a correlation matrix appropriate for factor analysis? Some decision rules. Psychological Bulletin, 81(6), 358. https://doi.org/10.1037/h0036316

Gajanan, S., & Basuroy, S. (2007). Multichannel retailing e suas implicações no comportamento de compra do consumidor. Journal of Shopping Center Research, 14(2), 1-28. https://doi.org/10.1007/s11002-007-9011-4

Grant, R., Clarke, R. J., & Kyriazis, E. (2007). Uma revisão dos fatores que afetam o comportamento de busca do consumidor online a partir de uma perspectiva de valor da informação. Journal of Marketing Management, 23(5-6), 519-533. http://doi. org/10.1362/026725707X212801

Gilbride, T. J., Inman, J. J., & Stilley, K. M. (2015). The role of within-trip dynamics in unplanned versus planned purchase behavior. Journal of Marketing, 79(3), 57-73. https://doi.org/10.1509/jm.13.0286

Hair, Jr., J. H., Anderson, R. E., Tatham, R. L., & Black, W. C. (2005). Análise Multivariada de Dados. (Trad. Adonai Schlup Sant’Ana e Anselmo Chaves Neto – 5a ed.). Bookman.

Hashmi, A. R. (2021). Covid-19 e o nível de vingança dos consumidores: uma perspectiva exploratória da região da Al-Baha. International Journal of Advanced Research in Engineering and Technology, 12(2), 159-166. https://doi.org/10.1590/1980-549720220001

Hongyu, K. (2018). Análise Fatorial Exploratória: resumo teórico, aplicação e interpretação. E&S Engineering and Science, 7(4), 88-103. Doi: 10.18607/ES201877599

Holbrook, M. B., & Hirschman, E. C. (1982). The experiential aspects of consumption: Consumer fantasies, feelings, and fun. Journal of consumer research, 9(2), 132-140. https://doi.org/10.1086/208906

Kang, J., & Park-Poaps, H. (2011). Antecedentes motivacionais das compras sociais de moda e a sua contribuição para a satisfação das compras. Clothing and Textiles Research Journal, 29(4), 331-347. http://doi. org/10.1177/0887302X11422443

Ko, H. C. (2018). Desejo social ou desejo comercial? Os fatores que impulsionam a partilha social e as intenções de compra nas plataformas de comércio social. Electronic Commerce Research and Applications, 28(15). http://doi.org/10.1016/j. elerap.2017.12.011

Kotler, P. (2012). Administração de Marketing. (14a ed.). São Paulo: Pearson Education do Brasil.

Lee, Y. J., & Dubinsky, A. J. (2017). O desejo dos consumidores de interagir com um vendedor durante o e-shopping: desenvolvimento de uma escala. International Journal of Retail & Distribution Management, 45(1), 20-39. http://doi.org/10.1108/ IJRDM-04-2016-0058

Lin, L-Z., & Yeh, H-R. (2013). A means-end chain of fuzzy conceptualization to elicit consumer perception in store image. International Journal of Hospitality Management, 33(1), 376-388. https://doi.org/10.1016/j.ijhm.2012.10.008

Liu, J. T. (2016). Research on Taiwan theme parks' experience marketing strategy and revisit willingness, purchase willingness and recommendation willingness. International Journal of Organizational Innovation, 9(1), 35. https://doi.org/10.33758/mbi.v17i12.392

Maghnati, F., Ling, K. C., & Nasermoadeli, A. (2012). Exploring the relationship between experiential marketing and experiential value in the smartphone industry. International Business Research, 5(11), 169. Disponível em: https://doi.org/10.5539/ibr.v5n11p169

Malhotra, S. (2021). Empirical scale for revenge buying behaviour: a curious consequence of pandemic. BIMTECH Business Perspective (BSP), 3(1), 1-14. https://doi.org/10.1177/bsp.2022.3.1.1

Mansoor, D., & Jalal, A. (2011). The global business crisis and consumer behavior: kingdom of Bahrein as a case study. International Journal of Business and Management, 6(1), 104-115. https://doi.org/10.5539/ijbm.v6n1p104

Massara, F., Melara, R. D., & Liu, S. S. (2014). Impulse versus opportunistic purchasing during a grocery shopping experience. Marketing Letters, 25(4), 361-372. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11002-013-9255-0

Matos, S., & Miranda, L. (2020). Em Foco IBRE: cenários para o crescimento para o PIB do Brasil em 2020. IBRE, Boletim Macro, 5(14).

Morschett, D., Swoboda, B., & Foscht, T. (2005). Perception of store attributes and overall attitude towards grocery retailers: the role of shopping motives. International Review of Retail, 15(4), 423-47. https://doi.org/10.1080/09593960500197552

Nepomuceno, M. V., Rohani, M., & Grégoire, Y. (2017). Resistência do consumidor: do anticonsumo à vingança. In: Emilien, G., Weitkunat, R., & Lüdicke, F. (Eds.). Consumer perception of product risks and benefits. (pp. 345-364). Springer. http://doi.org/10.1007/978-3-319-50530-5_19

Nielsen Company. (2020a 26 de novembro). Como o brasileiro se prepara para vida restritiva imposta pela Covid-19. Disponível em: https://www.nielsen.com/br/pt/insights/article/2020/como-o-brasileiro-se-prepara-para-vida-restritivaimposta-pela-covid-19/

Nielsen Company. (2020b 22 de novembro). A Covid-19: comportamento das vendas on-line no Brasil. Portal Eletrônico da Nielsen. Disponível em: https://www.nielsen.com/br/pt/insights/report/2020/covid-19- comportamento-das-vendas-online-no-brasil/

Pine, B. J., & Gilmore, J. H. (1999). The experience economy: work is theatre & every business a stage. Harvard Business Press. https://doi.org/10.1016/s0737-6782(01)00088-1

Rieunier, S. (2000). L'influence de la musique d'ambiance sur le comportement des consommateurs sur le lieu de vente. (Tese de doutorado). Université Paris IX-Dauphine.

Sheth, J. N. (2020). Impact of Covid-19 on consumer behavior: will the old habits return or die? Journal of Business Research, 117(25), 280-283. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2020.05.059

Tarta, C. P. (2013). The perception of young romanians on experiential marketing. Management & Marketing Journal, 11(2).

Turley, L. W., & Milliman, R. E. (2000). Atmospheric effects on shopping behavior: a review of the experimental evidence. Journal of Business Research, 49(2), 193-211. https://doi.org/10.1016/s0148-2963(99)00010-7

Tynan, C., & Mckechnie, S. (2009). Experience marketing: a review and reassessment. Journal of Marketing Management, 25(5-6), 501-517. Disponível em: https://doi.org/10.1362/026725709X461821

Voinea, L. (2021). Um quadro teórico alternativo para o consumo e a poupança. In Voinea L. (Ed.). Expectativas Defensivas. (pp. 33-72). Palgrave Macmillan. Disponível em: http://doi.org/10.1007/978-3-030-55045-5_2

Westbrook, R. A., & Oliver, R. (1991). The Dimensionality of Consumption Emotion Pattems and Consumer Satisfaction. Journal of Consumer Research, 18(1), 84-91. Disponível em: https://doi.org/10.1086/209243

Wood, J. (2020). World Economic Forum. One-third of young people still optimistic despite Covid's dramatic hit on education and jobs. Disponível em: https://www.weforum.org/agenda/2020/08/youth-pandemic-unemployment-future-prospects/. https://doi.org/10.1596/978-1-4648-1553-9_ch3

Wood, W., & Neal, D. T. (2009). A new look at habits and the habit-goal interface. Psychological Review, 114(4), 843-863. https://doi.org/10.1037/0033-295X

Published

2025-02-05

How to Cite

Busnelo, M. R., Gonçalves, R., & Lazzari, F. (2025). Comportamento do Consumidor:: A Compra por Vingança em Lojas Físicas Após o Fim das Restrições Causadas pela Pandemia. Brazilian Journal of Management and Innovation (Revista Brasileira De Gestão E Inovação), 12(1). Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/13479

Issue

Section

RBGI Articles

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

<< < 1 2 

You may also start an advanced similarity search for this article.