A superação de desafios na realização dos TCCs: reflexões a partir da concepção de alegria de Georges Snyders

Autores

Palavras-chave:

trabalho de conclusão de curso, alegria na universidade, pedagogia engajada, Georges Snyders

Resumo

O presente artigo tem como referencial teórico o livro “Feliz na universidade” de Georges Snyders e enquadra as dificuldades enfrentadas para elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) como parte das “não-alegrias”, que devem ser vivenciadas para realização do trabalho final. Para Snyders, a superação das não-alegrias promove a alegria, que resulta da criação e da conquista, quando ousamos enfrentar os desafios difíceis. A partir de uma pesquisa desenvolvida como uma das etapas de um projeto vinculado ao Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Caxias do Sul (RS), que investigou, entre outras coisas, as necessidades formativas dos estudantes, identificadas pelos professores orientadores das disciplinas de TCC, são sugeridas alternativas que fomentem uma pedagogia engajada, que não elimine as obrigações, mas leve a enfrentar as não-alegrias, a ousar o difícil e promova a alegria dos estudantes universitários. Assim, as reflexões do presente artigo visam fundamentar a proposição de ações e atividades acadêmicas embasadas na aprendizagem ativa, que contribuam para a realização de TCCs.

Referências

VILLAS-BOAS, V.; MARTINS, J. A.; BOOTH, I. A. S.; GIOVANNINI Jr., O.; CATELLI, F.; LIMA, I. G.; SAUER L. Z. Novas metodologias para o Ensino Médio em Ciências, Matemática e Tecnologia. In: VILLAS-BOAS, V.; MIOTTO, F.; MARTINS, J. A. Novas metodologias para o Ensino Médio em Ciências, Matemática e Tecnologia. Brasília: Abenge, 2011.

SNYDERS, G. A alegria na Escola. São Paulo: Manole, 1988.

SNYDERS, G. Estudantes felizes: reflexões sobre alegria na Escola a partir de textos literários. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.

SNYDERS, G. Feliz na Universidade: Estudo a partir de algumas biografias. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

CARVALHO, R. M. B. Georges Snyders: em busca da alegria na escola. Dissertação de Mestrado, PUCSP, 1996. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/download/10528/10074, acesso em 04/11/2019.

LAURINDO, G. S. Em busca da alegria na escola. Portal educação, s.d. disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/psicologia/em-busca-da-alegria-na-escola/51135, acesso em 04/11/2019.

DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE ENGENHARIA. Anteprojeto de Resolução. Brasília, 5/05/99

SILVA, T. T. Documentos de identidade: Uma introdução à teoria do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

MOREIRA, A. F. B.; SILVA, T. T. Currículo, cultura e sociedade. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

CURY, A. Pais brilhantes, professores fascinantes. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.

CUNHA, G. F. Símbolo e conhecimento. In: DOTTI, C. M. Educação: reflexões, vivências e pesquisa. Caxias do Sul: EDUCS, 2002.

ZORZETTO, R. A química da memória (Neurofarmacologia). Pesquisa Fapesp, Ed. 163, setembro, 2009. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/2009/09/01/a-quimica-damemoria/, acesso em: 23/11/2019.

ESTEVINHO, M. F.; SOARES-FORTUNATO, J.M. Dopamina e Receptores. Revista Portuguesa de Psicossomática, vol. 5, núm. 1, junho, 2003, pp. 21-31 disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/287/28750103.pdf, acesso em: 23/11/2019.

D’AMBROSIO, Ubiratan. EtnoMatemática. São Paulo: Ática, 1998.

GUARIENTE, M.H.D. de M.; BERBEL, N.A.N. A pesquisa participante na formação didático-pedagógica de professores de enfermagem. Rev.latino-am. enfermagem, Ribeirão Preto, v. 8, n. 2, p. 53-59, abril 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v8n2/12418.pdf, acesso em 23/11/2019.

TOMÉ, F.; RIZZO, J.; GRISA, A. M. C; BOOTH; I. A. S.; LIMA, I. G. L.; SAUER, L. Z.; VILLAS-BOAS, V.; CUNHA, G. F. Olímpicos: uma atividade de integração na educação em engenharia. XLIV CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, Abenge, 2016. Disponível em: http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/3/anais/anais/160019.pdf, acesso em 05/11/2019.

CRAWFORD, L.E.; KNOUSE, L.E.; KENT, M.; VAVRA, D.; HARDING, O.; LeSERVE, D.; FOX, N.; HU, X.; LI P.; GLORY, C.; LAMBERT, K.G. Enriched environment exposure accelerates rodent driving skills. Behavioural Brain Research (https://doi.org/10.1016/j.bbr.2019.112309), outubro de 2019. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0166432819311763?via%3Dihub, acesso em 23/11/2019.

BRASÍLIA, Lei de Direrizes e Bases da Educação.2005. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf acesso em 01/12/2019.

Downloads

Publicado

12-12-2019

Como Citar

Cunha, G. F., Gianni de Lima, I., Zanol Sauer, L., Villas-Boas, V., Coulon Grisa, A. M., & Schmitz Booth, I. A. (2019). A superação de desafios na realização dos TCCs: reflexões a partir da concepção de alegria de Georges Snyders. Revista Interdisciplinar De Ciência Aplicada, 4(8), 47–54. Recuperado de https://sou.ucs.br/revistas/index.php/ricaucs/article/view/88