A superação de desafios na realização dos TCCs: reflexões a partir da concepção de alegria de Georges Snyders
Palavras-chave:
trabalho de conclusão de curso, alegria na universidade, pedagogia engajada, Georges SnydersResumo
O presente artigo tem como referencial teórico o livro “Feliz na universidade” de Georges Snyders e enquadra as dificuldades enfrentadas para elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) como parte das “não-alegrias”, que devem ser vivenciadas para realização do trabalho final. Para Snyders, a superação das não-alegrias promove a alegria, que resulta da criação e da conquista, quando ousamos enfrentar os desafios difíceis. A partir de uma pesquisa desenvolvida como uma das etapas de um projeto vinculado ao Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Caxias do Sul (RS), que investigou, entre outras coisas, as necessidades formativas dos estudantes, identificadas pelos professores orientadores das disciplinas de TCC, são sugeridas alternativas que fomentem uma pedagogia engajada, que não elimine as obrigações, mas leve a enfrentar as não-alegrias, a ousar o difícil e promova a alegria dos estudantes universitários. Assim, as reflexões do presente artigo visam fundamentar a proposição de ações e atividades acadêmicas embasadas na aprendizagem ativa, que contribuam para a realização de TCCs.
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