Reforço na alfabetização e letramento de alunos: uma sequência didática com uso de tecnologias digitais
Palavras-chave:
alfabetização, letramento, trânsito, sequência didáticaResumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar uma proposta pedagógica de reforço escolar na alfabetização de alunos em diferentes níveis de evolução da escrita (pré-silábico, silábico e silábico-alfabético). Trata-se da criação de uma Sequência Didática (SD) que propõe o uso de tecnologias digitais (caderno digital em tablets) na alfabetização, cujo tema disserta sobre a conscientização da importância do respeito ao próximo no trânsito, a partir da compreensão dos elementos simbólicos constitutivos deste e conhecimento de suas regras. Percebe-se a urgência em desenvolver habilidades de como se comportar no trânsito, em diferentes papéis – pedestre, ciclista, motociclista, motorista, entre outros –, o que justifica a estratégia pedagógica de escolha temática da SD Trânsito, com o objetivo de contribuir para a o reforço na alfabetização de alunos na faixa etária que compreende de seis a doze anos.
Referências
ALMEIDA, M.E.B. de; SILVA M. da G.M. da. Currículo, tecnologia e cultura digital: espaços e tempos da web currículo. Revista E-Curriculum, São Paulo, v.7, n.1, abr. 2011.
ARANTES, S.S.F. Reforço escolar em sociedade civil em prol da alfabetização: interface entre sequências didáticas e ferramentas digitais. 2019. (Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação) Centro Universitário Carioca, Rio de Janeiro 2019.
BRASIL. Ministério da Educação (2017). Base Nacional Comum Curricular – Documento final. MEC. Brasília, DF.
CAGLIARI, L.C. Alfabetizando sem o Bá-Bé-Bi-Bó-Bú: Pensamento e Ação no Magistério. 1. Ed. São Paulo: Scipione, 1998.
CAVALCANTI, M. R.S; RIBEIRO, M. M.; BARRO, M. R. Planejamento de uma sequência didática sobre energia elétrica na perspectiva CTS. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 24, n. 4, p. 859-874, Dec. 2018.
DEMO, Pedro. Leitores para sempre. Porto Alegre. 2 ed. Porto Alegre: Mediação, 2007.
EDUCAÇÃO & GENÉTICA. Educação: Trânsito. 27 de jul. de 2017. Disponível em:< https://www.youtube.com/watch?v=U5TlJtHTCtU>
FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.
FIAT AUTOMÓVEIS BRASIL. Vacilão na rua não! Por uma Rua Melhor - Pereira | FIAT. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IYRBjljah2k&feature=youtu.be>
GOMES, E. Clip trânsito educativo - Enes Gomes produções. 15 de out de 2009. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Uhi0Mwwar_k>
IBAC, B. Detran RJ divulga dados sobre Vítimas do Trânsito. 06 dez. 2017. Disponível em <https://www.cursosdetransito.com.br/blog/2017/12/06/detran-rj-divulgadados-sobre-vitimas-do-transito/ >
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência – o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed 34, 1993.
MARCUSCHI, L. A. A oralidade e letramento. In: CASTANHEIRA et al (org). Da fala para a escrita: atividade de retextualização, 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2007.
MORAN, J.M. Desafios na comunicação pessoal. 3º. Ed. São Paulo: Paulinas, 2007.
MORAN, J.M. Mudar a forma de ensinar e de aprender com tecnologia. In. MORAN, J.M.; MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediações. 16. ed. Campinas: Papirus, 2009, p. 11-65.
NETO, P. S. Telas que ensinam – mídia e aprendizagem: do cinema ao computador. Campinas: Alínea, 2001.
OLIVEIRA, F.M.; HILDEBRAND, H.R. Ludicidade, Ensino e Aprendizagem nos Jogos Digitais educacionais. Informática na Educação: teoria & prática. Porto Alegre, v. 21, n 1, p. 106-120, jan/abr.2018
PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants Part 1, On the Horizon, Vol 9 Issue: 5, pp 1-6. 2001.
STAREPRAVO, Ana Ruth. Ana Ruth Starepravo, em sua tese de doutorado defendida na Universidade de São Paulo (USP) sobre jogos nas aulas de Matemática.
SILVA, T. (Org.). Alfabetização no Brasil: questões e provocações da atualidade. Campinas, SP: Autores Associados, 2007. (Coleção Educação Contemporânea).
SOARES, M. Alfabetização e letramento, caminhos e descaminhos. Pátio, nº. 29. Ano VII, editora Artes Médicas Sul Ltda, 2004.
SOARES, M. “Alfabetização e letramento”. Caderno do Professor. Belo Horizonte, SEE/MG Centro de Referência do Professor. 2004, n.12, pp. 6-11.
TFOUNI, L. V. Letramento e alfabetização. 9. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.
VILAS BOAS, V.A.P., VALLIN, C. Alfabetização de crianças utilizando recursos tecnológicos. Revista Eletrônica de Educação, v.7, n.2, 2013, p. 63-74.
VYGOTSKY, L. A formação social da mente: o desenvolvimento de processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
ZABALA A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed 1998.
FRANÇA, L. Desafios e oportunidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Plataforma Educacional, 2018. Disponível em: https://www.somospar.com.br/desafios-e-oportunidades-da-base-nacionalcomum-curricular-bncc
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Interdisciplinar de Ciência Aplicada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.