Reforço na alfabetização e letramento de alunos: uma sequência didática com uso de tecnologias digitais

Autores

  • Ariadne Rolli Bevilaqua Centro Universitário Uni Carioca
  • Sheila Cristhiane de Almeida Isidorio Centro Universitário Uni Carioca
  • Gisele Reinaldo da Silva Centro Universitário Uni Carioca https://orcid.org/0000-0002-7524-8890
  • André Cotelli do Espírito Santo Centro Universitário Uni Carioca

Palavras-chave:

alfabetização, letramento, trânsito, sequência didática

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma proposta pedagógica de reforço escolar na alfabetização de alunos em diferentes níveis de evolução da escrita (pré-silábico, silábico e silábico-alfabético). Trata-se da criação de uma Sequência Didática (SD) que propõe o uso de tecnologias digitais (caderno digital em tablets) na alfabetização, cujo tema disserta sobre a conscientização da importância do respeito ao próximo no trânsito, a partir da compreensão dos elementos simbólicos constitutivos deste e conhecimento de suas regras. Percebe-se a urgência em desenvolver habilidades de como se comportar no trânsito, em diferentes papéis – pedestre, ciclista, motociclista, motorista, entre outros –, o que justifica a estratégia pedagógica de escolha temática da SD Trânsito, com o objetivo de contribuir para a o reforço na alfabetização de alunos na faixa etária que compreende de seis a doze anos.

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Publicado

12-12-2019

Como Citar

Rolli Bevilaqua, A., Almeida Isidorio, S. C., Silva, G., & Cotelli do Espírito Santo, A. (2019). Reforço na alfabetização e letramento de alunos: uma sequência didática com uso de tecnologias digitais. Revista Interdisciplinar De Ciência Aplicada, 4(8), 37–46. Recuperado de https://sou.ucs.br/revistas/index.php/ricaucs/article/view/87