Caracterização da clientela do serviço de psicologia de uma instituição de ensino superior pública
Palavras-chave:
serviço de psicologia, atendimento psicológico, perfil da clientela, estudante universitárioResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de levantamento das características da clientela que buscou o serviço de psicologia de uma instituição pública de ensino superior, durante o biênio de setembro 2014 a setembro de 2016. Para tanto, utilizou-se da análise dos dados das fichas de inscrição que foram preenchidas, por meio da ferramenta Google Docs, pelos alunos quando buscaram o serviço. Os resultados geraram uma base de dados com informações pessoais, acadêmicas e o motivo da procura pelo atendimento psicológico. Os dados foram interpretados com base nos referenciais da psicologia, especialmente, a educacional no contexto do ensino superior. Os resultados apresentam informações sobre as características da clientela atendida, em sua maioria homens, solteiros, residem com amigos, cursando os dois primeiros semestres, que buscam o serviço geralmente motivados por questões relacionadas a problemas de aprendizagem e conflitos psicológicos de cunho pessoal.
Referências
BRASIL. Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007.
BRASIL. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010.
ASSIS, A. D., & OLIVEIRA, A. G. B. (2011). Vida universitária e saúde mental: atendimento às demandas de saúde e saúde mental de estudantes de uma universidade brasileira. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, 2(4-5), 159-177.
SANTOS, A. S. dos, et al. Atuação do Psicólogo Escolar e Educacional no ensino superior: reflexões sobre práticas. Psicol. Esc. Educ., Maringá, v. 19, n. 3, p. 515-524, Dec. 2015.
CERCHIARI, E. A. N., CAETANO, D., & FACCENDA, O. (2005). Prevalência de transtornos mentais menores em estudantes universitários. Estudos de Psicologia, 10(3), 413-420.
SANTOS, D. B. R. Para além das cotas: a permanência de estudantes negros no ensino superior como política de ação afirmativa. Salvador. 2009. 214f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia, Salvador. Disponível em: <http://www.redeacaoafirmativa.ceao.ufba.br/uploads/ufba_tese_2009_DBRSantos.pdf> Acesso em: 03 setembros de 2016.
CUNHA, S. M.; CARRILHO, D. M. O Processo de Adaptação ao Ensino Superior e o Rendimento Acadêmico. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas, v. 9, n. 2, p. 215-224, dezembro de 2005. Disponível a partir <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572005000200004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 21 de setembro de 2016.
ALMEIDA, L. S., SOARES, A. P. C. & FERREIRA, J.A.G. (1999). Adaptação, Rendimento e Desenvolvimento dos Estudantes no Ensino Superior: Construção, Validação do Questionário Acadêmico de Vivências Acadêmicas. Relatórios de Investigação. Braga. Centro de Estudos em Educação e Psicologia: Universidade do Minho.
ROSEMBERG, F.; AMADO, T. Mulheres na escola. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 80, p. 62-74, 1992.
CARVALHO, M. E. P.; RABAY, G. (2011). Gênero e carreiras universitárias em 50 anos na Universidade Federal da Paraíba. In: RAMALHO, B.; BELTRÁN, J.; CARVALHO, M. E. P. de; DINIZ, A. V. S. (Orgs.). Reformas Educativas, Educação Superior e Globalização em Brasil, Portugal e Espanha. Alzira, ES: Editorial Germania, p. 237-269.
FERREIRA, C. A. M. Intervenção psicológica no ensino superior: efeito da psicoterapia no rendimento acadêmico. 2009. 60fls. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Lisboa, Portugal.
PEREIRA, A. S., FERRAZ, M. F. Dinâmica da personalidade e do homesickness (saudades de casa) dos jovens estudantes universitários. Psicologia, Saúde e Doenças. 2002, 3 (2), 149-164. Disponível em: <http://www.redalyc.org/pdf/362/36230204.pdf> Acesso em 11 de agosto de 2016.
SANTOS, G. G., & SILVA, L. C. A evasão na educação superior: entre debate social e objeto de pesquisa. In: SAMPAIO, S. M. R., org. Observatório da vida estudantil: primeiros estudos. Salvador: EDUFBA, 2011, pp. 249-262.
CARNEIRO, A. S. C., & SAMPAIO, S. M. R. Estudantes de origem popular e afiliação institucional. In: SAMPAIO, S. M. R., org. Observatório da vida estudantil: primeiros estudos. Salvador: EDUFBA, 2011, pp. 53-69.
CAMPEZATTO, P. V. M.; NUNES, M. L. T. Caracterização da clientela das clínicas-escola de cursos de Psicologia da região metropolitana de Porto Alegre. Psicol. Reflex. Crit., Porto Alegre, v. 20, n. 3, p. 376-388, 2007.
SILVA, R. C. da. O fracasso escolar: a quem atribuir? Paidéia: Cadernos de Psicologia e Educação, Ribeirão Preto, n. 7, p. 33-41, Aug. 1994.
SILVA, F. C. F. da; MACEDO, M. M. K. A Escuta do masculino na clínica psicanalítica contemporânea: singularidades de um padecer. Psic .: Teor. e Pesq. Brasília, v. 28, n. 2, p. 205-218, junho de 2012. Disponível a partir <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722012000200009&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 21 de setembro de 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Interdisciplinar de Ciência Aplicada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.