O uso da plataforma Khan Academy como uma proposta diferenciada no ensino da Matemática

Autores

  • Elisete Salvador Otobelli Universidade de Caxias do Sul
  • Graziéla Rossetto Giron Universidade de Caxias do Sul
  • Leonardo Poloni Universidade de Caxias do Sul
  • Marcelo Puziski Universidade de Caxias do Sul
  • Rafaela Padilha Universidade de Caxias do Sul
  • Carine Webber Universidade de Caxias do Sul
  • Marilda Machado Spíndola Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

Khan Academy, aprendizagem autodidata, ensino de matemática

Resumo

O site Khan Academy disponibiliza diversos recursos didáticos em várias áreas do conhecimento como matemática, biologia, química, física, astronomia, medicina, computação. Os conteúdos da matemática estão divididos em 557 habilidades que envolvem desde operações básicas até exercícios mais avançados de álgebra, geometria e cálculo. A Khan Academy disponibiliza os conteúdos para os usuários a partir de exercícios e videoaulas de acordo com a matéria selecionada. Também é possível acessar resumos, exemplos e exercícios para praticar. Com o objetivo de tornar o processo de aprendizagem mais atrativo e empolgante, principalmente para crianças e adolescentes, o usuário é convidado a formar um perfil no qual vai somando pontuação de acordo com os acertos dos exercícios, podendo ser recompensado até por medalhas. Nesse contexto, a plataforma pode ser muito útil para estudantes autodidatas que precisam aprender determinado conteúdo por iniciativa própria, como também pode ser utilizada por professores como um recurso de apoio para a aprendizagem.

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Publicado

22-12-2018

Como Citar

Salvador Otobelli, E. ., Rossetto Giron, G. ., Poloni, L., Puziski, M. ., Padilha, R., Webber, C., & Machado Spíndola, M. (2018). O uso da plataforma Khan Academy como uma proposta diferenciada no ensino da Matemática. Revista Interdisciplinar De Ciência Aplicada, 3(6), 21–27. Recuperado de https://sou.ucs.br/revistas/index.php/ricaucs/article/view/68