O uso da plataforma Khan Academy como uma proposta diferenciada no ensino da Matemática
Palavras-chave:
Khan Academy, aprendizagem autodidata, ensino de matemáticaResumo
O site Khan Academy disponibiliza diversos recursos didáticos em várias áreas do conhecimento como matemática, biologia, química, física, astronomia, medicina, computação. Os conteúdos da matemática estão divididos em 557 habilidades que envolvem desde operações básicas até exercícios mais avançados de álgebra, geometria e cálculo. A Khan Academy disponibiliza os conteúdos para os usuários a partir de exercícios e videoaulas de acordo com a matéria selecionada. Também é possível acessar resumos, exemplos e exercícios para praticar. Com o objetivo de tornar o processo de aprendizagem mais atrativo e empolgante, principalmente para crianças e adolescentes, o usuário é convidado a formar um perfil no qual vai somando pontuação de acordo com os acertos dos exercícios, podendo ser recompensado até por medalhas. Nesse contexto, a plataforma pode ser muito útil para estudantes autodidatas que precisam aprender determinado conteúdo por iniciativa própria, como também pode ser utilizada por professores como um recurso de apoio para a aprendizagem.
Referências
KHAN ACADEMY. Página oficial. https://pt.khanacademy.org/. Acesso em 3 de junho de 2018.
SALMAN, A. K. 2018. Wikipédia, Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sal_Khan. Acesso em 3 de junho de 2018.
LEMANN, 2018. Fundação Lemann. Acesso em 2 de junho de 2018. https://fundacaolemann.org.br/
NATURA, 2018. Instituto NATURA. Disponível em: http://www.institutonatura.org.br/iniciativa/ Acesso em 2 de junho de 2018.
PENINSULA, 2018. Instituto Peninsula.. Disponível em: http://www.institutopeninsula.org.br/ Acesso em 2 de junho de 2018.
ISMART, 2018. Disponível em: http://www.ismart.org.br/ . Acesso em 3 de junho de 2018.
TELEFONICA, 2018. Disponível em: www.fundacaotelefonica.org.br Acesso em 3 de junho de 2018.
KAPP, Karl M. The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. John Wiley & Sons, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares Nacionais: matemática - 1º e 2º ciclos de Ensino Fundamental. Brasília, Ministério da Educação, 1999.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 15. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
SOARES, E. M. S. (1997). Comportamentos matemáticos e o ensino de matemática para cursos de Engenharia. Tese (doutorado). Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de São Carlos.
CAILLOIS, R. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Lisboa: Cotovia, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Interdisciplinar de Ciência Aplicada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.