Algumas contribuições do Pibid/UCS subprojeto Matemática para o contexto educacional e o Ensino Médio

Autores

  • Ana Cristina Possapp Cesa Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

PIBID, Matemática, aprendizagem

Resumo

Este trabalho aborda aspectos gerais sobre o Pibid, breve referencial sobre aplicações do projeto e discussões sobre o contexto educacional. Traz também, o relato e análise dos resultados de algumas atividades desenvolvidas pelos professores e bolsistas do Pibid subprojeto matemática, da Universidade de Caxias do Sul, na Escola Estadual de Ensino Médio São Caetano, na cidade de Caxias do Sul/RS, cujo desenvolvimento se deu ao longo de quatro anos e permitiu a verificação da aprendizagem tanto dos acadêmicos bolsistas, enquanto futuros profssionais da educação, quanto dos estudantes da escola onde as atividades foram aplicadas. Ao longo do tempo, foi possível levantar alguns dados que evidenciam a importância das atividades do Pibid/UCS subprojeto matemática para o ensino da disciplina, para o contexto educacional, além do desempenho dos graduandos ao longo do processo. Além disso, aborda em seu referencial algumas experiências de sucesso de outros grupos de pesquisa e instituições atuantes no Pibid.

Referências

BRASIL, PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pibid. Acessado em 14 de setembro de 2017.

BRASIL, Ministério da Educação – CAPES. PIBID – Programa Institucional de Iniciação à Docência. Disponível em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid. Acessado em 14 de setembro de 2017.

CORDEIRO, Maria Euzane; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de. As metodologias de ensino predominantes nas salas de aula. VIII Encontro de Pesquisa em Educação e III Congresso Internacional Trabalho Docente e Processos Educativos. Uniube, 2015.

OLIVEIRA, G. S.; SILVA, V. G. Tecnologias de informação no contexto das práticas pedagógicas de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: LONGHINI; M. D. (org.) O uno e o diverso na Educação. Uberlândia: EDUFU, 2011. p. 311-322.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

VIERO, Vartieli Lopes et al. Experiências no PIBID-Matemática: Investigação Matemática em sala de aula com o uso do Tangram. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais. Lages (SC): UNIPLAC, 2015.

MONTANDON, Maria Isabel. Políticas públicas para a formação de professores no Brasil: os programas Pibid e Prodocência. Revista da ABEM, v.20 n.28, 2012.

PORTO, Adriana Silva; LOPES, LDRP. Utilizando O Lúdico Na Resolução De Problemas Matemáticos: Um Estudo Nas Séries Iniciais De Uma Escola Parceira Do Pibid. Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba, 2013.

RODRIGUES, Zionice Garbelini Martos et al. PIBID e a formação de saberes docentes: percepções dos licenciandos sobre o uso de jogos educativos como estratégias para o ensino da matemática. In: Congresso Nacional de Formação de Professores. Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2014. p. 2816-2826.

PEREIRA, Patricia Santos; LÔBO, Wériton De Souza; SANTO, Silmary Silva Dos. Xadrez Uma Prática Lúdica E Suas Contribuições Para O Ensino Da Matemática. Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013.

MAIA, Érika Janine; CHARAL, Ingridi Rodrigues; COUSIN, Alexandra de Oliveira Abdala. Atividades motivadoras para o ensino da matemática: apresentando experiências do Pibid. Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013.

Downloads

Publicado

22-03-2018

Como Citar

Cesa, A. C. (2018). Algumas contribuições do Pibid/UCS subprojeto Matemática para o contexto educacional e o Ensino Médio. Revista Interdisciplinar De Ciência Aplicada, 3(5), 41–44. Recuperado de https://sou.ucs.br/revistas/index.php/ricaucs/article/view/60