Contribuições das práticas de leitura e escrita do PIBID na Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Santa Bárbara, de Bento Gonçalves

Autores

  • Odete Maria Benetti Boff Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, interação, gêneros textuais

Resumo

As propostas desenvolvidas pelo Suprojeto do PIBID Letras UCS/CARVI sustentaram-se na perspectiva que compreende a língua portuguesa situada em contextos interacionais. Na escola isso decorre das atividades de leitura, análise, refexão e produção de gêneros textuais variados e que circulam na socidade. Essa visão é sustentada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais que preconizam o ensino como interação social. As práticas foram desenvolvidas com os alunos do ensino médio da Escola Estadual Mestre Santa Bárbara, de Bento Gonçalves. As ações enfocaram unidades de trabalho voltadas para o estudo dos seguintes gêneros textuais: crônica, artigo de opinião e dissertação escolar. Observou-se uma qualificada evolução das acadêmicas em suas experiências de iniciação à docência, avanços no interesse dos alunos atingidos para ler e produzir textos, bem como num singular alcance dos professores da área de linguagens na instituição em foco, na medida em que buscaram saberes para melhorar suas práticas pedagógicas.

Referências

ANTUNES, I. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, p. 40-41, 2003.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Linguagem, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, p. 15, 1999.

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, p. 279,1992.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, p. 23-25, 1998.

BRAGA, R. M.; SILVESTRE, M. de F. B. Construindo o leitor competente: atividades de leitura interativa para a sala de aula. São Paulo: Petrópolis, 2002.

KÖCHE, V. S.; MARINELLO, A. F; BOFF, O. M. B. Estudo e produção de textos: gêneros textuais do relatar, narrar e descrever. Petrópolis, Vozes, p. 69, 2012.

KÖCHE, V. S.; MARINELLO, A. F; BOFF, O. M. B. Leitura e produção textual: gêneros textuais do argumentar e expor. 6 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, p. 33, 2014.

KÖCHE, V. S.; MARINELLO, A. F; BOFF, O. M. B. Leitura e produção textual: gêneros textuais do argumentar e expor. 6. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, p. 75, 2014.

Downloads

Publicado

22-03-2018

Como Citar

Benetti Boff, O. M. (2018). Contribuições das práticas de leitura e escrita do PIBID na Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Santa Bárbara, de Bento Gonçalves. Revista Interdisciplinar De Ciência Aplicada, 3(5), 34–36. Recuperado de https://sou.ucs.br/revistas/index.php/ricaucs/article/view/58