Construindo Habilidades e Competências no Ensino de Língua Inglesa mediadas pelas Tecnologias Digitais

Autores

  • Maria Valésia Silva da Silva Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

letramento, interação, tecnologia

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de fazer a reflexão e organização das experiências do subprojeto PIBID - Letras/Inglês da Universidade de Caxias do Sul, pela visão do Coordenador do subprojeto. O referido projeto é executado no campus Universitário de Caxias do Sul e na Escola Estadual de Ensino Médio Santa Catarina e tem como finalidade contribuir para a aproximação universidade/escola, na formação inicial e continuada na área de ensino da língua inglesa, através do desenvolvimento de uma proposta de letramento e construção social do conhecimento, agregando a tecnologia à rotina da sala de aula. O desenvolvimento desse subprojeto é composto de leituras e discussões sobre a construção social do conhecimento conforme Vygotsky (interação), para embasamento teórico, diagnóstico de necessidades e interesses de alunos e supervisora, planejamento de sequências didáticas, avaliação do trabalho desenvolvido, planejamento e sistematização das ações desenvolvidas em forma de artigos acadêmicos em parceria com a supervisora escolar e alunos bolsistas.

Referências

FREIRE, P. 1996. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 30a ed. São Paulo: Paz e Terra, 148p. (Coleção Leitura).

ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO (OCEN). 2006. Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria de Educação Básica. Brasília, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Conhecimentos de línguas estrangeiras, vol. 1, p. 85 – 124.

REFERENCIAIS CURRICULARES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria de Estado da Educação – Porto Alegre: SE/DP, 2009. v.1, p. 127 – 172.

VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Downloads

Publicado

22-03-2018

Como Citar

Silva, M. V. (2018). Construindo Habilidades e Competências no Ensino de Língua Inglesa mediadas pelas Tecnologias Digitais. Revista Interdisciplinar De Ciência Aplicada, 3(5), 30–33. Recuperado de https://sou.ucs.br/revistas/index.php/ricaucs/article/view/57