PIBID Interdisciplinar/UCS e a Cultura Digital

Autores

  • Eliana Rela Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

cultura digital, interdisciplinaridade, formação de professores, formulários, vídeos

Resumo

O presente texto propõe a análise da formação de competências para o uso didático de ferramentas digitais para aprendizagem de conhecimentos interdisciplinares, neste caso, históricos e sociológicos. Apresenta-se a importância de tal formação para a atuação docente, a modalidade oficina para o desenvolvimento de ferramentas colaborativas como formulário; ferramenta para sínteses metacognitivas como CmapTools; ferramenta para produção e edição de vídeos.  Como análise são apresentados os projetos Perfil do estudante de Ensino Médio da E.E.E.M. Prof. Apolinário Alves dos Santos e, Projeto Brasilidade – Curtas João Triches.

Referências

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 2.ed. Rio de Janeiro: Ed.34, 2011.

FAZENDA, Ivani C. A. (org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 1998.

BRASIL: Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

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Publicado

22-03-2018

Como Citar

Rela, E. (2018). PIBID Interdisciplinar/UCS e a Cultura Digital. Revista Interdisciplinar De Ciência Aplicada, 3(5), 24–26. Recuperado de https://sou.ucs.br/revistas/index.php/ricaucs/article/view/55