Tempo e Planejamento: a experiência formativa do PIBID História/UCS

Autores

  • Eliane Machado Corrêa Cardoso Universidade de Caxias do Sul
  • Katani Maria Monteiro Ruffato Universidade de Caxias do Sul
  • Ramon Victor Tisott Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

planejamento coletivo, representação histórica, formação docente

Resumo

O presente artigo busca refletir sobre a trajetória do Subprojeto História do PIBID/UCS através do planejamento de três diferentes propostas didáticas.  Destaca-se a importância do tempo para o planejamento oportunizado pelo programa e a riqueza da construção coletiva da docência, ou a docência compartilhada. Tempo para pensar, propor, debater, avaliar, repensar e produzir materiais específicos para cada realidade escolar.  Transpor didaticamente os conceitos e teorias para ensinar e ensinar a ensinar História. Eis o desafio.

Referências

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O título “Deuses na ZN” faz referência à forma como a Zona Norte de Caxias do Sul é chamada por grupos de jovens locais (ZN = Zona Norte), sendo a sigla, inclusive, um dos códigos-assinatura usados em pichações pela cidade.

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Publicado

22-03-2018

Como Citar

Cardoso, E. ., Monteiro Ruffato, K. M., & Tisott, R. V. (2018). Tempo e Planejamento: a experiência formativa do PIBID História/UCS. Revista Interdisciplinar De Ciência Aplicada, 3(5), 21–23. Recuperado de https://sou.ucs.br/revistas/index.php/ricaucs/article/view/54