Desafios e contribuições para o debate sobre temas éticos em sala de aula: uma experiência a partir do PIBID Filosofia da UCS

Autores

  • Luis Fernando Biasoli Universidade de Caxias do Sul
  • Vanderlei Carbonara Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

PIBID Filosofia UCS, formação ética, ensino de filosofia

Resumo

Ao longo do texto são apontados aspectos que evidenciam a relevância do debate ético no contexto social e vinculam esse debate à possibilidade da presença da ética filosófica como componente curricular escolar. Num percurso de justificação do debate sobre dilemas éticos em sala de aula aborda-se o trabalho desenvolvido pelo PIBID Filosofia da UCS e as estratégicas didático-pedagógicas utilizadas para promover uma melhor aprendizagem da ética. O ponto de partida do artigo é a apresentação da ética como processo deliberativo do sujeito na sociedade. Daí passa-se a questionamentos sobre possibilidades formativas desse sujeito, dando-se ênfase ao papel da disciplina de Filosofia, que possui na ética um de seus componentes curriculares. Nesse contexto aborda-se a experiência do PIBID como etapa de formação de professores – aqui especialmente atendo-nos ao professor de Filosofia. É com esse conjunto de elementos que o artigo apresenta possibilidades para a atuação do docente em Filosofia quando do atendimento de componentes curriculares ligados à formação ética.

Referências

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Publicado

22-03-2018

Como Citar

Biasoli, L. F., & Carbonara, V. . (2018). Desafios e contribuições para o debate sobre temas éticos em sala de aula: uma experiência a partir do PIBID Filosofia da UCS. Revista Interdisciplinar De Ciência Aplicada, 3(5), 17–20. Recuperado de https://sou.ucs.br/revistas/index.php/ricaucs/article/view/53