Atuação da Biologia no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em escolas da rede pública de Caxias do Sul - Rio Grande do Sul, Brasil

Autores

  • Wilson S. de Azevedo Filho Universidade de Caxias do Sul
  • Angélica Ferrari Rodrigues Universidade de Caxias do Sul
  • Grasiela Aparecida Pasinato Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

metodologia do ensino de Biologia, atividades práticas, produção de materiais didáticos

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) faz parte da implementação de um ensino de qualidade, visando incentivar a formação de professores, inserindo o licenciando no cotidiano de escolas da rede pública. O programa tem beneficiado os educandos nas escolas e os bolsistas de licenciatura que aprofundam o conhecimento adquirido na universidade. O presente trabalho teve como objetivos avaliar a atuação do PIBID - Biologia/UCS (Caxias do Sul) nas instituições parceiras - Escola Estadual de Ensino Médio Irmão Guerini e Colégio Estadual Imigrante (RS/Brasil) - e verificar a contribuição das atividades desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem. A atuação do PIBID-Biologia foi satisfatória e relevante nesse processo. As informações obtidas serão fundamentais para uma atuação mais eficiente dos integrantes do programa. Também foi possível verificar e refletir sobre as atividades práticas que mais estimularam os estudantes e que, consequentemente, favoreceram a participação e a aprendizagem dos discentes. O PIBID é essencial a boas práticas pedagógicas dentro e fora das salas de aula, pois promove a troca de experiências entre os docentes das escolas e bolsistas, incentivando a busca constante por atividades didáticas significativas.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). 2017. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/pibid>. Acesso em: 15 out. 2017.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GODEFROID, R. S. O ensino de Biologia e o cotidiano. Vol. 1. Ed. IBPEX; 2010.

PALMA, I. R. Análise da percepção ambiental como instrumento ao planejamento da educação ambiental. 2005. 83 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia, Departamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

STENTZLER, M. M. O PIBID em minha vida. Paraná: Kaygangue, 2013.

Downloads

Publicado

22-03-2018

Como Citar

Azevedo Filho, W., Ferrari Rodrigues, A. ., & Aparecida Pasinato, G. . (2018). Atuação da Biologia no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em escolas da rede pública de Caxias do Sul - Rio Grande do Sul, Brasil. Revista Interdisciplinar De Ciência Aplicada, 3(5), 9–12. Recuperado de https://sou.ucs.br/revistas/index.php/ricaucs/article/view/51