A busca pela paixão no ensino de Ciências e Biologia!

Autores

  • Gladis Franck da Cunha Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

Docência de Ciências e Biologia, Contextualização dos conhecimentos, estratégias diferenciadas, abordagens interdisciplinares

Resumo

Este artigo descreve brevemente e analisa as principais experiências desenvolvidas pelo subprojeto PIBID - Ciências Biológicas do CARVI-UCS, em quatro escolas da rede pública de Bento Gonçalves (RS). Este subprojeto aprovado na íntegra pela CAPES em 2013 foi desenvolvido de março de 2014 a fevereiro de 2018 com o objetivo geral de formar docentes a partir de uma vivência, na qual os conteúdos formais das Ciências e Biologia fossem trabalhados de forma contextualizada, aproveitando as observações ou situações vivenciadas no cotidiano dos estudantes e explorando os recursos instalados nas escolas parceiras. O PIBID se revelou um excelente meio de qualificação profissional aos estudantes de licenciatura, ao possibilitar a elaboração e desenvolvimento de estratégias docentes desafiadoras e inovadoras. Os bolsistas demonstraram um crescimento intelectual como um todo, melhorando seu desempenho nas disciplinas específicas do Curso. Os resultados alcançados indicam, claramente, a importância de manutenção deste programa de incentivo à docência.

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Publicado

22-03-2018

Como Citar

Cunha, G. F. (2018). A busca pela paixão no ensino de Ciências e Biologia!. Revista Interdisciplinar De Ciência Aplicada, 3(5), 5–8. Recuperado de https://sou.ucs.br/revistas/index.php/ricaucs/article/view/50