A busca pela paixão no ensino de Ciências e Biologia!
Palavras-chave:
Docência de Ciências e Biologia, Contextualização dos conhecimentos, estratégias diferenciadas, abordagens interdisciplinaresResumo
Este artigo descreve brevemente e analisa as principais experiências desenvolvidas pelo subprojeto PIBID - Ciências Biológicas do CARVI-UCS, em quatro escolas da rede pública de Bento Gonçalves (RS). Este subprojeto aprovado na íntegra pela CAPES em 2013 foi desenvolvido de março de 2014 a fevereiro de 2018 com o objetivo geral de formar docentes a partir de uma vivência, na qual os conteúdos formais das Ciências e Biologia fossem trabalhados de forma contextualizada, aproveitando as observações ou situações vivenciadas no cotidiano dos estudantes e explorando os recursos instalados nas escolas parceiras. O PIBID se revelou um excelente meio de qualificação profissional aos estudantes de licenciatura, ao possibilitar a elaboração e desenvolvimento de estratégias docentes desafiadoras e inovadoras. Os bolsistas demonstraram um crescimento intelectual como um todo, melhorando seu desempenho nas disciplinas específicas do Curso. Os resultados alcançados indicam, claramente, a importância de manutenção deste programa de incentivo à docência.
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