José Carlos Köche: uma vida com a UCS

Autores

  • Miguel Ângelo Santin Universidade de Caxias do Sul
  • Vânia E. Schneider Universidade de Caxias do Sul
  • Gladis Franck da Cunha Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

José Carlos Köche, regionalização da UCS, epistemologia

Resumo

Este artigo resgata uma pouco da história e atuação profissional do Professor José Carlos Köche, que se aposentou após 45 anos de atuação junto a UCS e deixou um legado em termos de ações e de conhecimento. Sua carreira marcada pela dualidade de administrador e professor teve por meta a oferta de um Ensino Superior de qualidade para os habitantes de Bento Gonçalves, Caxias do Sul e região. A partir de uma experiência pessoal de dificuldade de acesso à educação para além do ensino primário, ele foi um dos protagonistas que contribuíram muito para a grandeza da UCS, especialmente, em relação ao Campus Universitário da Região dos Vinhedos, criado a partir da regionalização da UCS que envolveu a criação de comodatos entre a Fundação Educacional da Região dos Vinhedos e a Associação Pró-Ensino Superior dos Campos de Cima da Serra com a FUCS. Além desta história, também se buscou revelar um pouco mais do papel de professor, que por meio da epistemologia provocou reflexões e crescimento intelectual de quem compartilhou seus ensinamentos e “provocações”.

Referências

KÖCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa.Petrópolis, RJ : Vozes, 2011.Disponível em: https://www.scribd.com/doc/192008010/Fundamentos-de-MetodologiaCien-Jose-Carlos-Koche-pdf , acesso em 31/07/2017.

VELOSO, C. Sampa. (Letra e música). Disponibilizado por Vagalume em: https://www.vagalume.com.br/caetano-veloso/sampa.html, acesso em 31/07/2017.

KUHN, T. A tensão essencial. Lisboa: Edições 70, 1989.

Publicado

25-10-2017

Como Citar

Santin, M. Ângelo, Schneider, V., & Cunha, G. F. (2017). José Carlos Köche: uma vida com a UCS. Revista Interdisciplinar De Ciência Aplicada, 2(4), 2–5. Recuperado de https://sou.ucs.br/revistas/index.php/ricaucs/article/view/37