Relações entre o perfil cultural e psicológico de estudantes universitários e a habilidade de interpretação de gráficos
Palavras-chave:
aprendizagem humana, neuroeducação, interpretação de gráficos, EEGResumo
No presente artigo, analisaram-se as respostas dadas por estudantes de engenharia, quando foram solicitados a relacionar a informação central de um texto com um entre três gráficos apresentados, durante uma coleta de sinais eletroencefalográficos. Além disso, as relações entre as respostas certas e as informações relativas aos aspectos culturais, físicos e emocionais, constantes de um questionário preenchido por cada participante foram correlacionadas estatisticamente pelo método do Qui-quadrado de Pearson. As dificuldades evidenciadas na resolução da tarefa, que envolveu a memória trabalho, apontaram correlações positivas, que evidenciam aspectos relevantes aos processos cognitivos envolvidos nesta ação. Sugere-se que a educação básica deve desenvolver melhor as capacidades do buffer episódico, da alça fonológica e do esboço visuoespacial, habilitando os participantes a resistirem melhor ao estresse emocional relacionado ao meio ambiente incomum.
Referências
FRIEDRCH, G.; PREISS, G. Ciência do aprendizado. In: Como o Cérebro Aprende. Mente e cérebro. Edição Especial nº 8, Ediouro, 2006.
HOUZEL, S. H-. O Cérebro Nosso de Cada Dia – descobertas da neurociência sobre a vida cotidiana. 3. ed., Vieira e Lent, Rio de Janeiro, 2002.
HARWANT, S.; O'BOYLE, G. and M. W. Sex Differences in Matching Circles and Arcs: A Preliminary EEG Investigation. Laterality: Asymmetries of Body, Brain, and Cognition -Volume 2, Number 1 / March 1, 1997.
ROBERTS, J. E.; BELL, M. A. Sex Differences on a Mental Rotation Task: Variations in Electroencephalogram Hemispheric Activation between Children and College Students - - Department of Psychology, Virginia Polytechnic Institute and State University, 2000.
ROBERTS, J. E.; BELL, M. A. Two- and three-dimensional mental rotation tasks lead to different parietal laterality for men and women. Department of Psychology, Armstrong Atlantic State University, 2003.
DAMÁSIO, A. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo, Companhia das Letras, 1996.
DAMÁSIO A.; DAMÁSIO, H. O cérebro e a linguagem. In: Percepção: como o cérebro organiza e traduz a realidade captada pelos sentidos. Mente e cérebro. Edição Especial nº 3, Ediouro, 2005.
PINKER, S. Tabula Rasa – a negação contemporânea da natureza humana. São Paulo, Companhia das Letras, 2002.
TOKUHAMA-ESPINOSA, T. Mind, Brain, and Education Science: A Comprehensive Guide to the New Brain-Based Teaching. San Francisco University of Quito, W. W. Norton & Company, 2010.
SPINDOLA, M. M. Habilidade Cognitiva Espacial: medida com eletroencefalografia. Porto Alegre, UFRGS, 2010. Tese (Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação.
MONTGOMERY, D.C. Design and Analisys of Experiments. Arizona State University, 2001.
MACEDO, L. Ensaios construtivistas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994.
PIAGET, J. [1967]. Biologia e conhecimento. 1ed. Porto: Rés ed., 1978.
TOKUHAMA-ESPINOSA, T. What Mind, Brain, and Education (MBE) Can Do for Teaching. Johns Hopkins University, School of Education, winter, 2011. Disponível em: http://education.jhu.edu/PD/newhorizons/Journals/Winter2011/Tokuhama2, acesso em 17/08/2016.
BADDELEY, A. The episodic buffer: a new component of working memory? Trends in Cognitive Sciences - Vol. 4, No. 11, nov. 2000. disponível em: http://nbu.bg/cogs/events/2002/materials/Markus/ep_bufer.pdf, acesso em 20/05/2013.
TOMAZ, C. Memória: mecanismos celulares. Ciência Hoje. São Paulo, v. 16, n. 94, p. 6-7, 1993.
DEL NERO, H. S. O sítio da mente: pensamento, emoção e vontade no cérebro humano. São Paulo : Collegium Cognitivo, 1997.
OECD (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), Understanding the Brain: The Birth of a Learning Science (ISBN 978-92-64-02912-5), Chapter 1, 2007.disponível em: http://www.oecd.org/edu/ceri/38813448.pdf, acesso em 08/abril/2013.
PERGHER, G. K.; GRASSI-OLIVEIRA, R.; ÁVILA, L. M.; STEIN, L. M. Memória, humor e emoção. Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul, vol.28 no.1 Porto Alegre Jan./Apr. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81082006000100008 acesso em 03/10/2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Interdisciplinar de Ciência Aplicada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.