Relações entre o perfil cultural e psicológico de estudantes universitários e a habilidade de interpretação de gráficos

Autores

  • Gladis Franck da Cunha Universidade de Caxias do Sul
  • Lucas Furstenau de Oliveira Universidade de Caxias do Sul
  • Marilda Machado Spíndola Universidade de Caxias do Sul
  • Cíntia Paese Giacomello Universidade de Caxias do Sul
  • Alien Mavi Frantz Universidade de Caxias do Sul
  • Augusto Poletto Cutulli Universidade de Caxias do Sul
  • Leonardo Cechet Moro Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

aprendizagem humana, neuroeducação, interpretação de gráficos, EEG

Resumo

No presente artigo, analisaram-se as respostas dadas por estudantes de engenharia, quando foram solicitados a relacionar a informação central de um texto com um entre três gráficos apresentados, durante uma coleta de sinais eletroencefalográficos. Além disso, as relações entre as respostas certas e as informações relativas aos aspectos culturais, físicos e emocionais, constantes de um questionário preenchido por cada participante foram correlacionadas estatisticamente pelo método do Qui-quadrado de Pearson. As dificuldades evidenciadas na resolução da tarefa, que envolveu a memória trabalho, apontaram correlações positivas, que evidenciam aspectos relevantes aos processos cognitivos envolvidos nesta ação. Sugere-se que a educação básica deve desenvolver melhor as capacidades do buffer episódico, da alça fonológica e do esboço visuoespacial, habilitando os participantes a resistirem melhor ao estresse emocional relacionado ao meio ambiente incomum.

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Publicado

18-10-2016

Como Citar

Cunha, G. F., Furstenau de Oliveira, L., Machado Spíndola, M., Paese Giacomello, C., Mavi Frantz, A., Poletto Cutulli, A., & Cechet Moro , L. (2016). Relações entre o perfil cultural e psicológico de estudantes universitários e a habilidade de interpretação de gráficos. Revista Interdisciplinar De Ciência Aplicada, 1(2), 36–43. Recuperado de https://sou.ucs.br/revistas/index.php/ricaucs/article/view/26