A importância do ensino de evolução para o pensamento crítico e científico

Autores

  • Ariane Pegoraro Universidade de Caxias do Sul
  • Luana Gonçalves Soares Universidade de Caxias do Sul
  • Mariluza Zucco Rizzon Universidade de Caxias do Sul
  • Eliete Dal Molin Universidade de Caxias do Sul
  • Fabiana Martins Fernandes Universidade de Caxias do Sul
  • Luciana Bonato Lovato Universidade de Caxias do Sul
  • Gladis Franck da Cunha Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

ensino de evolução, diferentes visões de mundo, formação docente

Resumo

A evolução é um conceito chave na compreensão das ciências da vida e tem como ideia central a mutabilidade dos seres vivos. Contudo em pleno século XXI ainda encontra muita resistência, especialmente em virtude de falta de conhecimento e de aspectos religiosos. Esta resistência deve ser levada em conta uma vez que o estudo da evolução pode trazer importantes subsídios para o desenvolvimento tecnológico inserido no desafio da sustentabilidade. Com o objetivo de destacar a importância do estudo da evolução para a ciência aplicada, este artigo foi elaborado pelas mestrandas da disciplina Tópicos atuais em Biologia Molecular, Genética e Evolução do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, que foram desafiadas, a partir dos respectivos projetos de pesquisa, a responder à questão: Qual a importância do ensino de evolução para o desenvolvimento científico? Os argumentos desenvolvidos sugerem que o ensino de evolução pode contribuir de forma direta com uma educação crítica e científica porque integra diferentes áreas e estrutura uma visão de mundo. Contudo, para enfrentar os desafios impostos aos educadores da área científica, sua formação docente deve incorporar as discussões sobre os conteúdos específicos e seus dilemas e conflitos com outras visões de mundo, para que não seja cometido o erro conceitual de confundir questões teológicas e científicas, pois o conceito teológico de criação não é um conceito científico e os conhecimentos científicos sobre evolução não respondem aos questionamentos religiosos, constituindo-se, portanto em áreas distintas da educação.

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Publicado

18-10-2016

Como Citar

Pegoraro, A., Gonçalves Soares, L., Zucco Rizzon, M., Dal Molin, E., Martins Fernandes, F., Bonato Lovato, L., & Cunha, G. F. (2016). A importância do ensino de evolução para o pensamento crítico e científico. Revista Interdisciplinar De Ciência Aplicada, 1(2), 10–15. Recuperado de https://sou.ucs.br/revistas/index.php/ricaucs/article/view/22