Caminhos da Interdisciplinaridade: reflexões sobre um tema fugaz, mas essencial para educação no século XXI

Autores

  • Gládis Franck da Cunha Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, contextualização curricular, habilidades, competências

Resumo

O presente artigo reflete sobre a interdisciplinaridade e sua aplicabilidade, a partir de vivências pessoais da autora, trazendo a contribuição de vários pesquisadores que forneceram reconhecida contribuições para o tema. A reflexões ao longo do texto buscam dar consistência a um tema fugaz, contribuindo para o estabelecimento de parcerias entre profissionais de diferentes áreas, visando a proposição de atividades interativas e colaborativas que envolvam uma abordagem interdisciplinar, essencial para a formação de profissionais capazes de promover a superação de uma visão restrita ou fragmentada do mundo e das ciências aplicadas. Destaca-se que a educação desempenha papel essencial para construção de uma ponte entre os centros de pesquisa e a população, mas para tanto necessita centrar a ação docente no desenvolvimento de habilidades e competências, usando os conteúdos como instrumento, mas não como o objetivo central da prática pedagógica, pois um indivíduo competente saberá aplicar conhecimentos de ciência e tecnologia e procedimentos de investigação científica em diferentes contextos, buscando alternativas satisfatórias para as situações novas que se apresentem.

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Publicado

04-05-2016

Como Citar

Cunha, G. F. (2016). Caminhos da Interdisciplinaridade: reflexões sobre um tema fugaz, mas essencial para educação no século XXI. Revista Interdisciplinar De Ciência Aplicada, 1(1), 31–38. Recuperado de https://sou.ucs.br/revistas/index.php/ricaucs/article/view/17