Caminhos da Interdisciplinaridade: reflexões sobre um tema fugaz, mas essencial para educação no século XXI
Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, contextualização curricular, habilidades, competênciasResumo
O presente artigo reflete sobre a interdisciplinaridade e sua aplicabilidade, a partir de vivências pessoais da autora, trazendo a contribuição de vários pesquisadores que forneceram reconhecida contribuições para o tema. A reflexões ao longo do texto buscam dar consistência a um tema fugaz, contribuindo para o estabelecimento de parcerias entre profissionais de diferentes áreas, visando a proposição de atividades interativas e colaborativas que envolvam uma abordagem interdisciplinar, essencial para a formação de profissionais capazes de promover a superação de uma visão restrita ou fragmentada do mundo e das ciências aplicadas. Destaca-se que a educação desempenha papel essencial para construção de uma ponte entre os centros de pesquisa e a população, mas para tanto necessita centrar a ação docente no desenvolvimento de habilidades e competências, usando os conteúdos como instrumento, mas não como o objetivo central da prática pedagógica, pois um indivíduo competente saberá aplicar conhecimentos de ciência e tecnologia e procedimentos de investigação científica em diferentes contextos, buscando alternativas satisfatórias para as situações novas que se apresentem.
Referências
VILLAS-BOAS, V. ;MARTINS, J. A.; BOOTH, I.A.S.; GIOVANNINI JR., O.; CATELLI, F.; LIMA, I. G.; SAUER, L. Z. Novas metodologias para o Ensino Médio em Ciências, matemática e Tecnologia in VILLAS-BOAS, V. ;MIOTTO, F.; MARTINS, J. A (org.) Novas metodologias para o Ensino Médio em Ciências, matemática e Tecnologia, Brasília : Abenge, 2011.
FAZENDA. I. C. A. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 2002.
FAZENDA, I. C. A. Metodologia da Pesquisa Educacional. São Paulo: Cortez, 1997.
CUNHA, G.F.; LEMOS, S. D. C.; DORNELES, L.T.; RIBEIRO, A.G.; SPECHT, A.; PARMEGIANI, R.; LORENZI, R. M. P. L. Práticas Interdisciplinares em Ciências Biológicas. Blog Teliga.net, 2008. Disponível em: http://www.teliga.net/2008/10/prticas-interedisciplinaresem-cincias.html, acesso em 19/04/2014.
LÜCK, H. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teóricometodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
SANTOS, B. S. Pela Mão de Alice: o social e o político na pósmodernidade. São Paulo : Cortez, 1997.
PILLAR, A. D. Criança e televisão: leituras de imagens. Porto Alegre: Mediação, 2001.
SALOMÃO, J. Prefácio in JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e a patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 7. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e a patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
HOBSBAWM, E. Era dos estremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo : Companhia das Letras, 1991.
WIKIPEDIA, Verbete: The Big Bang Theory, disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Big_Bang_Theory, acesso em 19/04/2014.
SWIFT, J. Viagens de Gulliver. São Paulo : Abril Cultural, 1983.
ARIÉS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 1981.
CUNHA, G.F. Interação e Meio: a filtragem do mundo. Porto Alegre : UFRGS, 1999. Tese (Doutorado). Universidade Federal da Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação.
JACQUARD, Albert. A herança da liberdade: da animalidade à humanitude. 1ed. Lisboa : Publicações Dom Quixote, 1988.
MEDEIROS A.; MEDEIROS C. Einstein e a Educação. São Paulo: Livraria da Física; 2006
DORNELES, L. T.; CUNHA, G. F. Biologia Vegetal: manual de práticas escolares. Caxias do Sul : EDUCS, 2005.
CUNHA, G. Referenciais Curriculares de Ciências (p.167-205). In: PREFEITURA MUNICIPAL DE FARROUPILHA; Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. CORAG : Porto Alegre, 2012.
ZEMELMAN, Hugo. El actual momento histórico y sus desafios, in Cadernos ANPED, no 6, Belo Horizonte, outubro/1994.
PIAGET, J. Biologia e conhecimento. 1ed. Porto : Rés editora, 1978.
NIETZSCHE, F. Humano, demasiado humano. Os pensadores, 3 ed. São Paulo : Abril Cultural e Industrial, 1983.
MOLL, J. (org.). Educação de Jovens e Adultos. Porto Alegre : Mediação, 2004.
POOLI, J. P. Ciência e interdisciplinaridade: os novos desafios do currículo escolar. In: Ulbra. (Org.). Projetos Interdisciplinares. 1ed.Canoas: Editora da Ulbra, 2009, v. 1, p. 17-32.
POMBO, Olga. Interdisciplinaridade e integração dos saberes. LIINC em Revista, v.1, n.1, março 2005. Disponível em http://revista.ibict.br/liinc/index.php/liinc/article/view/186/103, acesso em 20/04/2014.
LEPRI, Mônica Cavalcanti. Semeando interdisciplinaridade: as 'ideiasvivas' de Gregory Bateson. In: Ciência Hoje, Rio de Janeiro, v. 38, n. 228, p. 16-21, jul. 2006.
BARBOSA, A. M. A questão da interdisciplinaridade na Escola de Comunicação. In: MELO, José Marques et al. (orgs.) Ideologia e poder no
ensino da comunicação. São Paulo: Cortez, 1979.
MALTA, I. O Tiranossauro Rex é uma fraude? Blogpaedia, 2008. Disponível em http://www.blogpaedia.com.br/2008/08/o-tiranosauro-rexuma-fraude.html, acesso em 20/04/2014.
ENCCEJA- Matriz de Competências, disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=12485&Itemid=784, acesso em 20/04/2914.
MACEDO, L. Por que competências e habilidades na educação básica? In RIO GRANDE DO SUL, Secretaria de Estado da Educação, Departamento Pedagógico, Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul: Ciências da Natureza e suas tecnologias. Porto Alegre: SE/DP, 2009.
MORETTO, V.P. Educar para competências: o desafio do professor no novo contexto social. Entendendo o Enem: análise, disponível em
file:///C:/Users/Sony/Downloads/artigo_vasco_moretto.pdf, acesso em 20/04/2014.
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : apresentação dos temas transversais. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro081.pdf, acesso em 20/04/2014.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo : Paz e Terra S/A, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Interdisciplinar de Ciência Aplicada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.