A importância da capacitação para o uso de tecnologias da informação na prática pedagógica de professores de ciências
Palavras-chave:
formação continuada, tecnologias, ciênciasResumo
Este trabalho analisa os resultados obtidos em um curso de formação continuada, que teve por objetivo capacitar professores de Ciências para utilização de recursos do universo tecnológico, disponíveis em escolas da rede pública do município de Bento Gonçalves/RS. A relevância do presente trabalho se justifica pela carência de profissionais da educação que se sintam qualificados para utilização dessas tecnologias na sua ação pedagógica. Observou-se que, apesar das dificuldades apresentadas pelos professores em relação ao conhecimento básico de informática, a vivência com as ferramentas digitais, durante o curso de formação, encorajou os participantes a aplicá-las na prática docente, levando-os a perceber uma maior aproximação com os estudantes. As discussões realizadas durante a capacitação visaram, principalmente, a aplicação de metodologias alternativas no ensino de Ciências. Os relatos das diferentes experiências levam a concluir que o professor pode criar possibilidades atrativas e motivadoras para os estudantes, através dos recursos tecnológicos inseridos em uma didática diferenciada e contextualizada.
Referências
ZILLE, J. A. B. Games, indicadores e geradores de possibilidades educacionais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 6, n. 3, p. 140-151. set a dez, 2011.
POCHULU, M. D. Configuraciones en las practicas docentes en la Universidad Villa Maria : UTN, 2004. Tesis de Mestrado. Universidad Tecnologica Nacional. Facultad Regional Buenos Aires. Maestría en Docencia Universitaria.
DOWBOR, L. Tecnologias do conhecimento: os desafios da educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
D’AMBROSIO, U. Etno Matemática. São Paulo: Ática, 1998.
VALENTE, J. A. et al. (Org.). O computador na Sociedade do Conhecimento. In: VALENTE, José Armando. Formação de professores: diferentes abordagens pedagógicas. Campinas: Unicamp/Nied, 1999. p. 99-115.
ROSA, M. P. A.; GROTTO, E. M. B. Ensino de Química: Uma proposta didática mediada pelas TICS. Revista de Ciências Humanas, Frederico Westphalen, v. 9, n. 13, p.79-98, 2008.
FERREIRA, V. F. As tecnologias interativas no ensino. Química Nova, 1998, v. 21, n. 6, p. 780-786. Nov-Dez.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Interdisciplinar de Ciência Aplicada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.