Ensino Remoto Emergencial na Pandemia: uma Análise a partir da Revisão Bibliométrica de Literatura
DOI:
https://doi.org/10.18226/25253824.v6.n11.02Palavras-chave:
Ensino Remoto Emergencial, Pandemia de COVID-19, Revisão Bibliométrica da Literatura, TDICResumo
Este artigo tem como objetivo analisar a adoção do ensino remoto emergencial na Pandemia Covid-19. Para isso, utilizou-se da revisão bibliométrica de literatura, que buscou responder aos seguintes questionamentos, principalmente no âmbito do ensino superior: (Q1) Quais as implicações do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino remoto emergencial? e (Q2) Como os professores estão lidando com a transição para o ensino remoto emergencial em decorrência da pandemia? Os dados foram coletados em 2(duas) bases de dados: Web of Sicence e Scopus, e o mapeamento desses dados foram feitos através do software VOSviewer. A análise das pesquisas desenvolvidas revelou as dificuldades apresentadas pelos professores durante a transição para o ensino remoto emergencial, que os fizeram adotar atividades mais interativas e apoiadas pela aplicação de algumas metodologias ativas. Como resultado, constatou-se que apesar do despreparo dos professores para o ensino remoto emergencial, eles foram capazes de gerenciar um trabalho de aprendizagem online. E que muitos dos problemas apontados pelos estudiosos no Líbano, Japão e Índia, com relação a transição para o ensino remoto emergencial, aplicam-se às dificuldades enfrentadas no Brasil, considerando as particularidades de cada país e o contexto em que foram desenvolvidas as pesquisas.
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