Espaços potenciais-proximais virtuais: relato de experiência educacional em tempos de pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.18226/25253824.v6.n11.01Palavras-chave:
Vigotski, Winnicott, Relato de Experiência, COVID-19, EducaçãoResumo
Relatam-se as atividades desenvolvidas em extensão universitária, para o enfrentamento dos desafios do distanciamento físico imposto pela pandemia da Covid-19, com a criação de “Espaços potenciais-proximais virtuais”. Objetivou-se relatar as experiências dos autores na condução do curso “Espaços potenciais-proximais virtuais: relato de experiência educacional em tempos de pandemia da Covid-19 ”. Os recursos tecnológicos e virtuais empregados estavam disponíveis e utilizados em pesquisas do grupo, na graduação e pós-graduação. O referido curso buscou estabelecer diálogos entre os referenciais teórico-metodológicos da Psicanálise winnicottiana e da Psicologia vigotskiana que, apesar de suas especificidades, apresentam-se como expoentes no estudo do desenvolvimento humano. Foi desenvolvido por meio de atividades síncronas e assíncronas, que culminaram na elaboração de sínteses interpretativas, em conjunto com discentes e docentes, com níveis de complexidade e aprofundamento do desenvolvimento histórico das proposições conceituais dos dois autores estudados. Resultou na identificação das aproximações de relações potencializadoras oriundas das interações e experiências na Zona de Desenvolvimento Proximal/Iminente vigotskiana e nos espaços/ambientes potenciais winnicottianos; bem como concepções de arte e de criatividade como potencialidades criativas genuínas, sociais e históricas. Além disso, destaca-se o distanciamento de posição de bases epistemológicas com vertente mais social ou mais individual e, por fim, sugerem indagações acerca da possibilidade de articulação entre a concepção winnicottiana da tendência inata vital e potencial ao amadurecimento, e o potencial humano vigotskiano com características históricas e sociais. As repercussões incidem no movimento de articulação de diferentes matrizes de pensamento, rompendo com uma cultura, no campo da Psicologia, de distanciamento entre diferentes vertentes teórico-metodológicas. Por fim, reflete sobre planejamento de estratégias para o enfrentamento e transposição de questões apresentadas pelo cenário pandêmico à manutenção das atividades acadêmicas.
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