Um homem, todos os laboratórios do mundo!
Palavras-chave:
Igino Santo Damo, modelo de professor, ensino de físicaResumo
Esse é o artigo marco zero de uma publicação científica que se propõe a incentivar a produção e difusão do conhecimento acadêmico, com ênfase na contribuição intelectual de alunos e professores dos cursos de tecnologia e ciências da natureza da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Além disso, também tem a intenção de ser um reconhecimento ao Professor Igino Santo Damo, que levou a ciência para gerações e gerações de alunos na região da Serra Gaúcha a partir do seu amor pela docência em geral e pela física em particular. Os benefícios de seu conhecimento e carisma ficaram guardados sobremaneira em mentes e laboratórios que o tornaram uma figura ímpar e histórica para a Universidade de Caxias do Sul e para a Fundação Educacional da Região do Vinhedos (FERVI). O presente artigo está organizado em três seções: uma revisão histórica da carreira profissional do Professor Igino, com destaque para sua parceria com a UCS; uma análise dos seus métodos, produção e conquistas; e, por fim, uma humilde homenagem dos responsáveis por essa publicação, que será apresentada na conclusão.
Referências
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732873E5
DAMO, Igino Santo ; MOSSMANN, Vera Lúcia da Fonseca ; MELLO, Kelen Bera de ; CATELLI, Francisco; LIBARDI, Helena. Determinação dos Coeficientes de Atrito Estático e Cinético Utilizando Aquisição Automática de Dados. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, 2002.
DAMO, Igino Santo. A Relatividade da Simultaneidade. Revista Enfoque, Bento Gonçalves, v. 1, p. 20-24, 1981.
DAMO, Igino Santo. Reabilitação da Energia Solar. Revista Enfoque, Bento Gonçalves, v. 1, p. 21-22, 1979.
DAMO, Igino Santo. Física Experimental I - Mecânica. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 1982.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Interdisciplinar de Ciência Aplicada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.