OS IMPACTOS DA COVID-19 NO DESEMPENHO DAS FRANQUIAS BRASILEIRAS

Autores

  • Bianca Drielly Mendes Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais image/svg+xml
  • Thaís Silva Alves Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais image/svg+xml
  • Lilian Bambirra de Assis Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais image/svg+xml
  • Uajara Pessoa Araújo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.18226/23190639.v10n3.01

Palavras-chave:

Franquias, Sistema de franquias brasileiro, Covid-19, Desempenho Econômico-Financeiro, Inovação

Resumo

O sistema de franquias brasileiro possui projeções de crescimento e tem se tornado uma opção cada vez mais interessante para quem deseja abrir seu próprio negócio (ABF, 2020, ORTEGA ET. AL, 2016). Porém, com a eclosão da Covid-19, esse cenário foi alterado e tornaram-se desconhecidas as consequências da pandemia para esse mercado. Diante disso, esse artigo objetivou analisar como os impactos da Covid-19 e suas consequentes medidas de isolamento social afetaram o desempenho do mercado de franchising brasileiro. Para isso, realizou-se uma análise diagnóstica e comparativa de dados, de enfoque descritivo e analítico, a partir de pesquisa documental. Analisou-se 19 relatórios de desempenho do 1º trimestre de 2019 ao 1º trimestre 2022, elaborados pela ABF e disponíveis em seu site até o momento. Os resultados apontam uma grande variação de desempenho durante o período, sendo o 2º trimestre de 2020 o mais afetado. O mercado de franquias, no entanto, mostrou-se resistente, inovador e adaptativo, acarretando, já no 4º trimestre de 2021, a retomada total desse sistema, superando ainda os números de 2019. Destaca-se, também, a variação entre segmentos, alguns mantiveram as expectativas de crescimento como Casa e construção e Saúde, beleza e bem estar, outros foram fortemente afetados como os Serviços de hotelaria e turismo e Entretenimento e lazer, nota-se, no entanto, um gradual ritmo de recuperação desses setores.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bianca Drielly Mendes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Thaís Silva Alves, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Lilian Bambirra de Assis, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Uajara Pessoa Araújo, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Referências

Abd Aziz, N. A., Hizam-Hanafiah, M., Hasbollah, H. R., Aziz, Z. A., & Hussin, N. S. N. (2022). Understanding the survival ability of franchise industries during the Covid-19 crisis in Malaysia. Sustainability, 14(6), 3212. https://doi.org/10.3390/su14063212

Alves, V. D. C. (2020). A Franquia como estratégia cooperativa: vantagens e desvantagens dessa estratégia para franqueador e franqueado em artigos publicados de 2010 a 2020. (Trabalho de conclusão de curso de graduação). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia/MG.

Amaral, L. M., & Hack Neto, E. (2020). Desempenho das Empresas Graduadas em Incubadoras do Oeste do Paraná - Anprotec: Uma Análise da Metodologia de Incubação. Revista Brasileira de Gestão e Inovação, 8(1), 163-185. DOI: 10.18226/23190639.v8n1.08

Annavarjula, M., & Beldona, S. (2000). Multinationality‐performance relationship: a review and reconceptualization. The International Journal of Organizational Analysis, 8(1), 48-67. https://doi.org/10.1108/eb028910

Associação Brasileira de Franchising (ABF). (2020). Atuação e Objetivos da ABF. Recuperado de https://www.abf.com.br/a-abf/atuacao-e-objetivos-da-abf/

Associação Brasileira de Franchising (ABF). (n.d.). Números do Franchising/Desempenho do setor. Recuperado em 04 de fevereiro de 2023 de https://www.abf.com.br/numeros-do-franchising/

Associação Brasileira de Franchising (ABF). (2021). Online, ABF Franchising Week 2021 debate digitalização, adaptabilidade e humanização nas franquias. Recuperado em 04 de fevereiro de 2023 de https://www.abf.com.br/online-abf-franchising-week-2021/

Barney, J. B. (1996). Gaining and Sustaining Competitive Advantage. Pearson.

Borsatto, C., Molina, J. R., Isoton, R., Bado, R., Giacomello, C. P. & Lazzari, F. (2022). Relação de empregos perante a Covid-19 no RS: uma análise de efeito causal e regressão. Revista Brasileira de Gestão e Inovação 9(3). DOI: 9. 10.18226/23190639.v9n3.05.

Barbosa, J. G. P., Junior, J. L. A. F., Bouzada, M. A. C., & Oliveira, M. A. A. (2022). A influência da inovação tecnológica e organizacional no crescimento de empresas brasileiras. Revista Brasileira de Gestão e Inovação 10(1), 123–143. https://doi.org/10.18226/23190639.v10n1.06

Capobiango, R. P., Abrantes, L. A., Ferreira, M. A. M., & Faroni, W. (2012). Desempenho financeiro: um estudo com empresas de três diferentes setores. Revista De Ciências Humanas, 1(1). Recuperado em 05 de fevereiro de 2023 de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3910

Cardona, A. C. D., Quintero, R. S., Mora, Q. M. C., & Castro, C. J. (2022). Influencia del comercio electrónico en el desempeño financiero de las pymes em Manizales, Colombia. Innovar, 32(84), 75-96 https://doi.org/10.15446/innovar.v32n84.100594

Carton, R. B., & Hofer, C. W. (2006). Measuring organizational performance: Metrics for entrepreneurship and strategic management research. Edward Elgar Publishing.

Carvalho, P. L., Callado, A. L. C., & Callado, A. A. C. (2018). Relações entre fatores contingenciais e aspectos associados ao desempenho de empresas participantes de franquias. Contabilometria, 5(2). Recuperado em 05 de fevereiro de 2023 de https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/contabilometria/article/view/1111

Carneiro, J., Silva, J. F. D., Rocha, A. D., & Hemais, C. A. (2005). Mensuração do desempenho organizacional: questões conceituais e metodológicas. In: Encontro de Estudos em Estratégia, 2, Rio de Janeiro. Anais do II 3Es. Rio de Janeiro: ANPAD.

Central do Franqueado. (2020). Tendências do mercado de franquias para 2020: o que guiará o setor neste ano? Recuperado em junho de 2022 de https://centraldofranqueado.com.br/blog/tendencias-mercado-de-franquias-2020/

Conti, A. F., Murdocco, S., Ferreira Jr, S., & Santos, G. (2014). Efeito do custo ocupacional em shopping center: estudo de caso em franquia de fast food no primeiro ano de operação. Revista de Tecnologia Aplicada, 3(2). Recuperado em 4 de fevereiro de 2023, de https://www.cc.faccamp.br/ojs-2.4.8-2/index.php/RTA/article/view/786/374

Corseuil, C. H. L., Ramos, L. R. A., & Russo, F. M. (2020). A evolução do emprego setorial em 2020: quão heterogêneo foi o tombo entre os setores?. Carta Conjunt.(Inst. Pesqui. Econ. Apl.), 1-16. http://dx.doi.org/10.38116/978-65-5635-042-4/capitulo7

Dalbosco, I. B., & Floriani, D. E. (2016). Grau de internacionalização, competências. internacionais, e desempenho organizacional da PME: estudos de caso no Sul do Brasil. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), 22, 478-509. https://doi.org/10.1590/1413-2311.0142015.55625

Davila, G., Varvakis, G., & North, K.. (2019). Influence of Strategic Knowledge Management on Firm Innovativeness and Performance. BBR. Brazilian Business Review, 16(3). https://doi.org/10.15728/bbr.2019.16.3.3

De Chiara, M. (2021). Com pandemia, varejo elimina 75,2 mil lojas. [CNN Brasil]. Recuperado em 05 de fevereiro de 2023 de https://www.cnnbrasil.com.br/business/com-pandemia-varejo-elimina-75-2-mil-lojas/

El Khatib, A. S. (2020). Economía versus epidemiología: un análisis del comercio entre mercados y vidas en tiempos de Covid-19. Contabilidad y Negocios: Revista del Departamento Académico de Ciencias Administrativas, 15(30), 62-80. https://doi.org/10.18800/contabilidad.202002.004

Farida, I., & Ardiansyah, W. (2022). Technology Acceptance Model Factors: Implications on Digital-Wallet on Interest to Buy in Franchise Business. Golden Ratio of Marketing and Applied Psychology of Business, 2(2), 147-157. https://doi.org/10.52970/grmapb.v2i2.139

FOSTER, D.L. (1994). O livro completo de franchising.Rio de Janeiro: Infobook.

Gasparetto, J. B., Borella, M. R. C. & Borella, L.C. (2021) Motivações e decisão para compra definindo o perfil do consumidor no e-commerce. Revista Brasileira de Gestão e Inovação 9(1). DOI: 10.18226/23190639.v9n1.06

Gondim, G. M. D. M. (2007). Do Conceito de Risco ao da Precaução: entre determinismos e incertezas. EPSJV/FIOCRUZ. Recuperado em 05 de fevereiro de 2023 de https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/39207

GULLO, M. C. R. (2020). A economia na pandemia Covid-19: algumas considerações. Rosa dos Ventos, 12(Esp. 3), 1-8. https://doi.org/10.18226/21789061.v12i3a05

International Trade Administration (ITA). (2022). Franchising. Brazil - Country Commercial Guide. Recuperado em 13 de fevereiro de 2023 de https://www.trade.gov/country-commercial-guides/brazil-franchising

João, B. N., & Farias, A. C. (2017). Pesquisa em franchising: uma análise bibliométrica. Revista Brasileira de Administração Científica, 8(1), 157-175. http://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2017.001.0013

Katsikeas, C. S., Leonidou, L. C., & Morgan, N. A. (2000). Firm-level export performance assessment: review, evaluation, and development. Journal of the academy of marketing science, 28(4), 493-511. https://doi.org/10.1177/0092070300284003

Kich, M. C., Dutra, A., Leão, J. A. B., Martins, C., & Sarquis, A. B. (2013). Mapeamento das publicações científicas sobre Franquia no período de 2001 a 2011. Revista da UNIFEBE, 1(12). Recuperado em 04 de fevereiro de 2023 de https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/197

Lei n. 13.966, de 26 de dezembro de 2019. (2019). Dispõe sobre o sistema de franquia empresarial e revoga a Lei nº 8.955, de 15 de dezembro de 1994 (Lei de Franquia). Brasília. 2019. Recuperado em 4 de fevereiro de 2023, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/lei/L13966.htm

Li, L. (2007). Multinationality and performance: A synthetic review and research agenda. International Journal of Management Reviews, 9(2), 117-139. https://doi.org/10.1111/j.1468-2370.2007.00205.x

Madsen, T. K. (1998). Executive insights: Managerial judgment of export performance. Journal of International Marketing, 6(3), 82-93. https://doi.org/10.1177/1069031X98006003

Maricato, P. (2017). Franquias: bares, restaurantes, lanchonetes, fast-foods e similares. São Paulo, SP. Senac.

Mattei, L., & Heinen, V. L. (2020). Impactos da crise da Covid-19 no mercado de trabalho brasileiro. Brazilian Journal of Political Economy, 40, 647-668. https://doi.org/10.1590/0101-31572020-3200

Matitz, Q. R. S., & Bulgacov, S. (2011). O conceito desempenho em estudos organizacionais e estratégia: um modelo de análise multidimensional. Revista de Administração Contemporânea, 15, 580-607. https://doi.org/10.1590/S1415-65552011000400003

Ministério da Saúde. (2021). Covid no Brasil. Brasília. Recuperado em setembro de 2021 de https://qsprod.saude.gov.br/extensions/covid-19_html/covid-19_html.html

Morgan, G. (1996). Imagem da organização. São Paulo, SP. Atlas.

Neder, V. (2021). IBGE: Comércio fecha 289 mil vagas de março a maio; indústria contrata 75 mil. Recuperado em 05 de fevereiro de 2023 de https://www.cnnbrasil.com.br/business/ibge-comercio-fecha-289-mil-vagas-de-marco-a-maio-industria-contrata-75-mil/

Gama Neto, R. B. (2020). Impactos da Covid-19 sobre a economia mundial. Boletim de Conjuntura (BOCA), 2(5), 113–127. https://doi.org/10.5281/zenodo.3786698

Oliveira, J. C. de, & Scarinci, R. D. (2018). Análise da evolução do mercado de franquias no Brasil entre 2003 e 2017. Estudos Do CEPE, 131-144. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i0.12149

Organização Mundial da Saúde (OMS). (2005). International Health Regulations. Genebra. Recuperado em 05 de fevereiro de 2023 de https://www.who.int/publications/i/item/9789241580496

Ortega, R. P., Melo, P. L. R, Boaventura, J. M. G., & de Mascena, K. M. C. (2016). Atendimento dos interesses do stakeholder franqueado e sua relação com o desempenho financeiro em redes de franquias. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, (Esp. 9), 24-38. DOI: 10.5902/19834659 22118

Parker, S. L., Cutts, S., Nathan, G., & Zacher, H. (2019). Understanding franchisee performance: The role of personal and contextual resources. Journal of business and psychology, 34, 603-620. DOI: 10.1007/s10869-018-9558-5

Pereira, A. F. A., Stocker, F., Mascena, K. M. C. D., & Boaventura, J. M. G. (2020). Desempenho social e desempenho financeiro em empresas brasileiras: análise da influência do disclosure. BBR. Brazilian Business Review, 17, 540-558. http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2020.17.5.4

Porsse, A. A., Souza, K. D., Carvalho, T. S., & Vale, V. A. (2020). Impactos econômicos da Covid-19 no Brasil. Nota Técnica NEDUR-UFPR, 1, 44. Recuperado em 4 de fevereiro de 2023, de https://nedur.ufpr.br/wp-content/uploads/2020/04/nota-tecnica-nedur-ufpr-01-2020-impactos-economicos-da-covid-19-no-brasil.pdf

Portal do Franchising. (2021). Franquias 2020: chegou a sua hora de ter um negócio próprio! Recuperado em 05 de fevereiro de 2023 de https://www.portaldofranchising.com.br/franquias/franquias-2020/

Rengel , R. & Ensslin, S. R. (2020) Avaliação de desempenho dos estilos de liderança: análise da literatura e agenda de pesquisa. Economia & Gestão 20(57). https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2020v20n57p44-62

Santos, A. D. (2020). Comentários à nova lei de franquia: Lei nº 13.966/2019. Almedina.

Schwartz, J. C. (2003). Franquia de A a Z: o que você precisa saber. Qualitymark.

Schreiber, D., & Szyszko, F. S. (2014). Estudo da alternativa de franchising com base no caso da franquia Doutor Resolve. Revista da Micro e Pequena Empresa, 8(1), 18-31. http://dx.doi.org/10.6034/641

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). (2005). Manual do Empresário: Franquia. Vitória, Sebrae.

Segata, J. (2020). Covid-19, biossegurança e antropologia. Horizontes antropológicos, 26, 275-313. https://doi.org/10.1590/S0104-71832020000200010

Senhoras, E. M. (2020). Novo Coronavírus e seus impactos econômicos no mundo. Boletim de conjuntura (BOCA), 1(2), 39-42. DOI: 10.5281/zenodo.3761708

Shane, S. A. (2005). From ice cream to the Internet: using franchising to drive the growth and profits of your company. Weatherhead: Case Reserve University, 183.

Silva, D. M. (2003). A internacionalização das redes de franquias brasileiras ea necessidade de adaptação do composto de marketing aos novos mercados (Tese de doutorado, FEARP/USP).

Sister, T. D. (2020). Contratos de franquia: origem, evolução legislativa e controvérsias. (Dissertação de mestrado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo/SP.

Teixeira, N. M. D., & Amaro, A. G. C. (2013). Avaliação do desempenho financeiro e da criação de valor–um estudo de caso. Revista Universo Contábil, 9(4), 157-178. http://dx.doi.org/10.4270/ruc.20139

Toni, D. D., Mioranza, G., Milan, G. S., & Larentis, F. (2014). As dimensões dos modelos mentais dos empreendedores e seus impactos sobre o desempenho organizacional. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), 20, 713-739. https://doi.org/10.1590/1413-2311.0312013.43234

Vidal, D., & Habiro, A. (2020). Franquia: um estudo bibliométrico. Anais do VIII SINGEP. Recuperado em 4 de fevereiro de 2023, de http://submissao.singep.org.br/8singep/arquivos/446.pdf

Wagner, H., & Ruigrok, W. (2004). Internationalization and performance: a meta-analytic review and future research directions. Research Institute for International Management.

University of St. Gallen. Recuperado em 05 de fevereiro de 2023 de https://www.researchgate.net/profile/Winfried-Ruigrok/publication/228930392_Internationalization_and_firm_performance_Meta-analytic_review_and_future_research_directions/links/0912f50e757afb5586000000/Internationalization-and-firm-performance-Meta-analytic-review-and-future-research-directions.pdf

Ziviani, F., Amarante, E. P., França, R. D. S., Isnard, P., & Ferreira, E. D. P. (2019). O impacto das práticas de gestão do conhecimento no desempenho organizacional: um estudo em empresas de base tecnológica. Perspectivas em Ciência da Informação, 24, 61-83. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/3468

Downloads

Publicado

2023-04-30

Como Citar

Mendes, B. D., Alves, T. S., de Assis, L. B., & Araújo, U. P. (2023). OS IMPACTOS DA COVID-19 NO DESEMPENHO DAS FRANQUIAS BRASILEIRAS. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 10(3), 5–24. https://doi.org/10.18226/23190639.v10n3.01