COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DO VAREJO DE ALIMENTOS SOB A MODERAÇÃO DO FORMATO DE LOJA
DOI:
https://doi.org/10.18226/23190639.v10n1.03Palavras-chave:
Comportamento do consumidor, Varejo de alimentos, Formatos de lojaResumo
O presente estudo teve como objetivo analisar o comportamento do consumidor do varejo de alimentos, levando em consideração o efeito moderador do formato de loja. Para tanto, foi conduzido um estudo quantitativo-descritivo junto a 587 indivíduos. Para a análise dos dados utilizou-se de estatística descritiva, análise de correlação linear e de análise de variância (ANOVA). Os resultados mostraram-se significativos, com a constatação de diferenças pontuais entre o comportamento e percepção dos consumidores dos formatos analisados. Podendo ser evidenciadas as correlações das variáveis relacionadas ao atributo atendimento no que diz respeito a percepção dos consumidores dos supermercados de vizinhança, atmosfera da loja, conveniência, produtos e promoções de venda quanto a percepção dos consumidores dos super e hipermercados, e preço quanto aos consumidores dos atacarejos. Também foram identificadas peculiaridades nas relações entre os formatos de loja e os constructos posteriores ao valor (Satisfação, Intenção de compra e Recomendação), ficando evidenciado mais altas percepções destes atributos entre os consumidores de lojas do formato hipermercado e as mais baixas percepções destes entre os consumidores dos supermercados de vizinhança. Através das peculiaridades apresentadas em cada formato de loja, corroboradas pela correlação entre os atributos valorizados em cada um destes, assim como os constructos posteriores a criação de valor, ficou evidenciado que o formato da loja é uma característica fundamental na concepção e análise da criação de valor das lojas do varejo de alimentos, cabendo estratégias específicas para a atração e manutenção de seu público-alvo em cada formato.
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