Sociedade em rede, internet e movimentos sociais: os novos caminhos à proteção do meio ambiente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18226/22370021.v12.n2.09

Palavras-chave:

Internet, Meio ambiente, Movimentos Sociais, Sociedade em Rede.

Resumo

A evolução tecnológica e as novas mídias alteraram vida das pessoas, criando novas diretrizes de comunicação e interrelações em âmbito global. Na Sociedade em Rede estamos imersos num universo de rápidas e instantâneas comunicações que eliminam distâncias e aproximam indivíduos. A par disso, movimentos sociais surgem na busca de novos rumos, seja para direitos como para sustentabilidade e meio ambiente. Falar em movimentos sociais é falar de internet, uma vez que esta lhes propicia abrangência e agilidade. Necessário ponderar sobre proteção internacional do meio ambiente, o que encontra respaldo junto aos direitos humanos. Desta feita, o presente estudo busca, a partir destes movimentos, analisar a efetividade destes e sua evolução no cenário mundial. O método de abordagem é o dedutivo, tendo como procedimento a análise bibliográfica

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Tonetto Londero, Universidade Federal de Santa Maria

Advogado sócio do escritório de advocacia Martini Medeiros & Tonetto Advogados Associados (Santa Maria - RS), militante nas áreas de Direito de Família, Sucessões e Criminal, com ênfase em Direito de Família. Bacharel em Direito, formado pelo Centro Universitário Franciscano – UNIFRA. Mestrando no Programa de Pós-graduação em Direito na área de concentração Direitos Emergentes na Sociedade Global, linha de pesquisa Direitos na Sociedade em Rede pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Direito de Família e Sucessões pela Faculdade Damásio de Jesus, Pós-Graduado em Direito Criminal e Processual Penal pela Instituição de Ensino Verbo Jurídico. Membro do Grupo de Estudos em Direito de Família e Sucessões da OAB Subseção de Santa Maria-RS nos anos de 2017 e 2018. Diretor de qualidade da Associação dos Jovens Empreendedores de Santa Maria (AJESM) nos anos de 2018 e 2019. Atual Presidente da Associação dos Jovens Empreendedores de Santa Maria (AJESM), gestão 2020/2021. E-mail: felipetonettolondero@gmail.com

Valéria Ribas do Nascimento, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), com período de pesquisa na "Universidad de Sevilla" (US); Pós-doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Mestre em Direito Público pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC); Graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSM; Professora Adjunta do Departamento de Direito da UFSM. Já lecionou, também, na Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA); Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) - Santo Ângelo; Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atua principalmente com os seguintes temas: Teoria do Estado, Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direito Internacional. Membro do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI) e da Associação Brasileira do Ensino do Direito (ABEDI). Coordenadora do Núcleo do Direito Constitucional (NDC) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com bolsa de fomento do CNPQ/CAPES Edital Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES n.º 07/2011. E-mail: valribas@terra.com.br

Referências

BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Tradução de Carlos Nelson Coutinho; apresentação de Celso Lafer. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004, 13ª reimpressão.

CAPRA, Fritjof. A teia da vida. São Paulo: Cultrix, 1996.

CARDOSO, Gustavo. A Mídia na Sociedade em rede. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2007.

CASTELLS, Manuel. A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura.Vol I:A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz & Terra, 1999.

CASTELLS, Manuel. A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura.Vol II:O Poder da Identidade. São Paulo: Paz & Terra, 2008.

CASTELLS, Manuel. A galáxia da Internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz & Terra, 1999.CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. tradução Roneide Venâncio Majer. 6ª Ed., São Paulo: Paz & Terra, 1999.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Vol. I, 14ª ed. São Paulo: Paz & Terra, 1999.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. A era da informação: Economia, Sociedade e Cultura – Volume I. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. Vol. 2. São Paulo: Paz & Terra, 2010.

CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

FRIEDMAN, Thomas Loren. O mundo é plano. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

HABERMAS, Jürgen. Direito e democracia: entre facticidade e validade. Tradução de Flávio Beno Siebeneichler. Vol. II. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.

JOHNSON, Steven. Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2011.LEFF, Enrique. Epistemologia ambiental. Tradução de Sandra Venezuela, revisão técnica de Paulo Freire Vieira. São Paulo: Cortez, 2000.

LEMOS, André. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 2ª ed. Costa, C. I. Trad. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2010.

MACHADO, Jorge Alberto Silva. A mudança começa na rede. In: COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. Pesquisa sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação no Brasil: TIC Domicílios e empresas 2013. Coordenação executiva e editorial de Alexandre Barbosa. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, p. 81-85, 2014. Disponível em: http://cgi.br/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-no-brasil-tic-domicilios-e-empresas-2013/. Acesso em: 03 jul. 2020.

MAZZUOLI, Valério de Oliveira. A proteção internacional dos direitos humanos e o direito internacional do meio ambiente.Revista Amazônia Legal de estudos sócio-jurídico-ambientais. Cuiabá, Ano 1, n. 1. jan.-jun. 2007.

RIGITANO, Maria Eugenia Cavalcante. Redes e ciberativismo: notas para uma análise do centro de mídia independente. In: I seminário interno do grupo de pesquisa em cibercidades, FACOM-UFBA. Outubro de 2003. Disponível em: http://migre.me/eev1Y. Acesso em: 05 de jul. de 2020.

SEITENFUS, Ricardo. Relações Internacionais. São Paulo: Manole, 2004.

THOMPSON, John Brookshire. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. 12ª ed. Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 2011.

TRINDADE, Antônio Augusto Cançado. Direitos humanos e meio ambiente: paralelo dos sistemas de proteção internacional. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1993.

Downloads

Publicado

15-12-2022

Como Citar

Tonetto Londero, F., & Ribas do Nascimento, V. (2022). Sociedade em rede, internet e movimentos sociais: os novos caminhos à proteção do meio ambiente. Revista Direito Ambiental E Sociedade, 12(2). https://doi.org/10.18226/22370021.v12.n2.09

Edição

Seção

Artigos Inéditos

Artigos Semelhantes

<< < 38 39 40 41 42 43 44 45 46 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.