COSMOPOLITISMO E GOVERNANÇA TRANSNACIONAL AMBIENTAL: UMA AGENDA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Autores

  • Paulo Márcio Cruz Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Zenildo Bodnar Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Palavras-chave:

Cosmopolitismo, Estado Nacional, Governança Transnacional Ambiental.

Resumo

Neste artigo são analisados os desafios e perspectivas da governança transnacional ambiental a partir dos aportes teóricos sobre o cosmopolitismo, principalmente de Ulrich Beck. O artigo inicia com reflexões sobre os desafios globais da governança transnacional ambiental; prossegue com uma análise crítica do nacionalismo metodológico e é finalizado com reflexões sobre o cosmopolitismo e seus reflexos na governança global. A pesquisa constitui-se em um ensaio teórico, realizado a partir de pesquisa bibliográfica para a busca de subsídios aos argumentos de abordagem indutiva.

Biografia do Autor

Paulo Márcio Cruz, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Pós-Doutor em Direito do Estado pela Universidade de Alicante, na Espanha, Realizou Estágio Sênior com bolsa CAPES na Universidade de Perugia, na Itália, Doutor em Direito do Estado pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestre em Instituições Jurídico-Políticas também pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.  Coordenador e professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI em seus programas de Doutorado e Mestrado em Ciência Jurídica. Foi Secretário de Estado em Santa Catarina e Vice-reitor da UNIVALI. É professor visitante nas universidades de Alicante, na Espanha, e de Perugia, na Itália.

Zenildo Bodnar, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

ossui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1998), Mestrado em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (2003); Mestrado em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade (PGAU - Cidade) pela UFSC na linha de pesquisa Meio Ambiente e Planejamento Urbano; Doutorado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), Pós Doutorado em Direito Ambiental na Universidade Federal de Santa Catarina e Pós Doutorado em Direito Ambiental na Universidade de Alicante (Espanha). Registrador de Imóveis em Videira - SC. Foi Juiz Federal na 4a Região (2001 a 2015), inclusive na Vara Ambiental de Florianópolis e Titular da 3a Turma Recursal de Santa Catarina. Professor no Doutorado e Mestrado em Ciência Jurídica e no Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí; Foi professor da Escola Superior da Magistratura Federal de Santa Catarina; APAJUFE, Escola Superior da Magistratura Estadual de Santa Catarina e na Escola do Ministério Público em Santa Catarina. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, Ambiental, Processual e Processo Coletivo, Urbanístico, Constitucional e Tributário. Ocupa a cadeira n. 07 da ACALEJ - Academia Catarinense de Letras Jurídicas.

Downloads

Publicado

25-04-2016

Como Citar

Cruz, P. M., & Bodnar, Z. (2016). COSMOPOLITISMO E GOVERNANÇA TRANSNACIONAL AMBIENTAL: UMA AGENDA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Revista Direito Ambiental E Sociedade, 6(1). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/4187

Artigos Semelhantes

<< < 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.