ENERGIA EÓLICA: CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS BASILARES PARA UMA POSSÍVEL SUPLEMENTAÇÃO DA MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA

Autores

  • Alexander Marques Silva Escola Superior Dom Helder Camara - ESDHC
  • Rogério Márcio Fonseca Vieira Escola Superior Dom Helder Câmara

Palavras-chave:

Energia eólica, matriz energética, desenvolvimento sustentável.

Resumo

A matriz energética brasileira é extremamente dependente do sistema hídrico, haja vista ser predominantemente ocupada por hidrelétricas. Em face disso, surge pelo menos um problema que se digna a ser analisado, que é justamente a dependência do Estado atual brasileiro da produção de energia via hidrelétricas e a difusão inicial das variantes de produção à população em geral, desde o histórico aos benefícios, malefícios e variáveis da energia eólica. Assim, como hipótese para a solução do problema de dependência de uma única fonte de energia no Brasil, é necessária a difusão dos vários outros meios existentes, demonstrando inicialmente as questões que os envolvem. A somatória de instrumentos epistemológicos, tanto qualitativos, quanto exemplificativos possibilita a demonstração, através de experiências reais, sobre como a gestão correta da energia eólica, em suas diversas variantes, pode contribuir para o desenvolvimento sustentável, um dos fundamentos precípuos do Estado e da sociedade atual no paradigma do Estado Democrático de Direito brasileiro. A linha metodológica utilizada foi a tecnológico social científica, abarcando como linha teórico-metodológica a jurídico-sociológica, como processo mental o método hipotético-dedutivo e, por fim, o tipo de investigação utilizado foi o jurídico-descritivo. Este estudo tem como objetivo geral promover uma análise crítica e renovadora ao tradicional instituto da geração energética no país demonstrando, para tanto, as características e conceitos que envolvem a produção de energia eólica, a fim de permitir a participação coletiva e pública nos meios de produção de energia para atender ao princípio da supremacia do interesse público. Como objetivos específicos têm-se a exposição básica de todo o histórico dos meios eólicos, para criação, difusão e utilização das várias formas de energia; de demonstrar de forma simples e acessível o funcionamento e procedimentos que envolvem a instalação de um parque eólico; e, por fim, demonstrar as virtudes e falhas do sistema em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexander Marques Silva, Escola Superior Dom Helder Camara - ESDHC

Mestrando em Direito Ambiental pela Escola Superior Dom Helder Câmara – ESDHC. Pós-graduado em Direito Público. Professor em Direito Processual Penal, Direito Constitucional, Direito Econômico, Direito Tributário e Direito Administrativo. Integrante do Grupo de Pesquisa Desafios Constitucionais ao Desenvolvimento Sustentável. Pesquisador do Centro de Estudos em Biodireito – CEBID. Analista Jurídico e Assessor de Desenvolvimento de Projetos do Estado de Minas Gerais. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5547249398478164. 

Rogério Márcio Fonseca Vieira, Escola Superior Dom Helder Câmara

Mestrando em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável ESDHC. Graduado em Psicologia pela UFMG. Especialização de Direitos Humanos; Psicólogo do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Ouvidor da ESDHC; Planejamento em Saúde Mental e Reprodutiva; Psicólogo, coordenador de Projetos pela FMDC. Lattes:http://lattes.cnpq.br/5508695013874629. 

Downloads

Publicado

18-09-2016

Como Citar

Silva, A. M., & Vieira, R. M. F. (2016). ENERGIA EÓLICA: CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS BASILARES PARA UMA POSSÍVEL SUPLEMENTAÇÃO DA MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA. Revista Direito Ambiental E Sociedade, 6(2). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/3975

Artigos Semelhantes

<< < 18 19 20 21 22 23 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.