HIPERCONSUMO E TUTELA PREVENTIVA DO DECRESCIMENTO

Autores

  • Leonio José Alves UFPE

Palavras-chave:

HIPERCONSUMO, OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA, SOCIEDADE DE ABUNDÂNCIA,

Resumo

O presente artigo discorre sobre a origem da obsolescência programada, suas características, consequências e implicações com a sociedade de hiperconsumo. Explora as externalidades socioambientais da industrialização incessante, interferência irresponsável da mídia ao incentivar o consumo ilimitado e a falsa ideia das necessidades presente na sociedade de abundância. Objetiva expor ferramentas de combate ao hiperconsumo, ao vazio ético publicitário e ressaltar a importância da crítica de Serge Latouche e Gilles Lipovetsky como literatura de referência na temática.

Biografia do Autor

Leonio José Alves, UFPE

Professor Associado de Direito Civil - Faculdade de Direito do Recife - CCJ/UFPE. Professor Colaborador de Direito Ambiental - PRODEMA UFPE. Coordenador do Grupo de Pesquisa Tutela dos Interesses Difuos - GPID/CNPq. Pós-Doutor em Direito UFSC. Pós-Doutorando em Direito - Universidade de Coimbra, Montpellier e Messina.

Downloads

Publicado

03-12-2015

Como Citar

Alves, L. J. (2015). HIPERCONSUMO E TUTELA PREVENTIVA DO DECRESCIMENTO. Revista Direito Ambiental E Sociedade, 5(1). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/3679

Artigos Semelhantes

<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.