A política estadual de recursos hídricos em Mato Grosso

operacionalização, participação e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18226/22370021.v13.n2.07

Palavras-chave:

operacionalização, políticas públicas, recursos hídricos

Resumo

A rápida evolução do agronegócio, o crescimento demográfico e a ampliação das atividades industriais têm levado ao incremento da demanda por água e a degradação ambiental em Mato Grosso. Nesse âmbito, surge a Política Estadual de Recursos Hídricos (PERH), com o objetivo de promover uma gestão participativa, mas observa-se que os problemas socioambientais continuam e isso pode demonstrar a existência de falhas operacionais na referida política. Assim, com o intuito de compreender os desafios que envolvem a implementação da PERH, realizou-se o presente estudo. Para tanto, a pesquisa utilizou a metodologia de estudo de caso, com análise documental e bibliográfica. Este estudo foi capaz de trazer respostas acerca dos questionamentos sobre falhas nos processos operacionais da PERH.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Pereira de Souza, Universidade Federal de Rondonópolis

Possui graduação em Agronomia (2009) e Mestrado em Ciências Ambientais (2014) pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Além disso, possui especialização em Tecnologia Ambiental pela Universidade Federal do Mato Grosso (2010) e atualmente é pós-graduanda em Gestão e Tecnologia ambiental pela Universidade Federal de Rondonópolis.

Olivier François Vilpoux, Universidade Federal de Rondonópolis

Possui graduação em Engenharia agronômica no Institut Supérieur Dagriculture (1991), na França, mestrado em Administração no Institut de Gestion Internationale en Agro Alimentaire (1992) e doutorado em Administração no Institut National Polythecnique de Lorraine (1997), France. De 2004 até 2019 foi professor pesquisador da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local (UCDB). De 2014 a 2019 foi professor permanente do Doutorado em Administração da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e, entre 2019 e 2021, foi Pesquisador Visitante dessa Instituição. Em 2021 foi titular da Cátedra América Latina na Universidade Jean Jaures de Toulouse, França. Desde 2017 é professor do Mestrado de Gestão e Tecnologia Ambiental da Universidade Federal de Rondonópolis. Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Desenvolvimento Local e sustentabilidade agropecuária. Atua principalmente nos seguintes temas: ação coletiva, cooperativismo, agricultura familiar e pagamentos por serviços ecossistêmicos.

Downloads

Publicado

06-12-2023

Como Citar

Souza, F. P. de, & Vilpoux, O. F. (2023). A política estadual de recursos hídricos em Mato Grosso: operacionalização, participação e desafios. Revista Direito Ambiental E Sociedade, 13(2). https://doi.org/10.18226/22370021.v13.n2.07