Consumo consciente e sustentabilidade: impactos relacionados à Educação Ambiental e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18226/22370021.v11.n1.09

Palavras-chave:

Consumo consciente. Educação Ambiental. Percepções de discentes. Sustentabilidade.

Resumo

O consumo consciente está relacionado a um modo de vida que valoriza a responsabilidade ambiental, a qual observa os impactos que um produto pode exercer sobre o meio ambiente, cujo foco está em preservar e manter um meio social com maior qualidade de vida. Este estudo objetiva compreender a percepção de sustentabilidade da Educação Ambiental e a prática de consumo consciente dos discentes de uma universidade do Vale do Itajaí. Buscaram-se, na metodologia exploratório-descritiva, por meio da Escala de Comportamento Ecologicamente Consciente do Consumidor (ECCB), explicações acerca da intenção de comportamento de consumo consciente, por conter, em suas medidas, os itens mais próximos do cotidiano das pessoas. Alguns dos resultados demonstraram, de forma positiva, que (60,5%) delas têm preferência por produtos sem agrotóxicos e que respeitam o meio ambiente, e (60,7%) buscam comprar produtos e alimentos com embalagens reutilizáveis.

Registro DOI:10.18226/22370021.v11.n1.09 

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Biografia do Autor

Adilene Mattia, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutorado em Desenvolvimento Regional pela (Unisc), Mestre em Gestão Estratégica de Negócios (UFRRJ), Pós-Graduação em Ciências Contábeis pela (UCS) e Graduação em Administração de empresas e Pública formada pela (UFRGS). Professora nos cursos de Gastronomia, Turismo e Hotelaria-Univali, atualmente desenvolve atividade profissional na atuação de pesquisadora na área Vitivinícola com projeto de Pesquisa aprovado pelo CNPQ Território, Recursos Estratégicos, criação e valor de vantagens competitivas: um estudo comparativo entre clusters vitivinícolas do Brasil e do Chile, sendo um projeto com o foco na internacionalização, tendo trabalhado como docente do Mestrado Profissional em Biotecnologia e Gestão Vitivinícola (UCS), na área de Gestão Vitivinícola. Vivência em docência (29 anos) em cursos de graduação em Administração, Turismo e Comércio Exterior, Pós-Graduação Especialização em Gestão de Pessoas, Marketing Estratégico. MBA em Gestão de Pessoas e Psicologia das Organizações. Experiência em Gestão Acadêmica em coordenação de cursos de Graduação e Pós-Graduação.

Lara Luiza Borges Becker, Universidade do Vale do Itajaí

Mestrado em Turismo e Hotelaria Universidade do Vale do Itajaí    

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Publicado

14-05-2021

Como Citar

Mattia, A., & Borges Becker, L. L. (2021). Consumo consciente e sustentabilidade: impactos relacionados à Educação Ambiental e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Revista Direito Ambiental E Sociedade, 11(1). https://doi.org/10.18226/22370021.v11.n1.09

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