Pressupostos epistemológicos nos processos de ensino e de aprendizagem a partir de uma perspectiva ética // DOI: 10.18226/21784612.v23.n3.6

Autores

  • Jayme Paviani Universidade de Caxias do Sul
  • Vanderlei Carbonara Universidade de Caxias do Sul

Resumo

No decorrer do artigo, são analisados diferentes pressupostos epistemológicos e suas possíveis implicações nos processos de ensino e aprendizagem no contexto educacional. Para tanto o texto parte de alguns esclarecimentos preliminares sobre a ideia de pressupostos e contextualiza aspectos do debate epistemológico em relação a algumas das matrizes educacionais mais expressivas. Ao propor uma análise da possibilidade de um conhecimento seguro e verdadeiro diante dos processos de ensino e aprendizagem, o artigo alcança seu ponto mais significativo de argumentação e coloca em debate concepções objetivistas e não objetivistas sobre o conhecimento. A fim de responder a tal debate, a argumentação seguirá de modo a justificar uma concepção epistemológica não objetivista e com estruturação de racionalidade nos moldes da filosofia prática e, por isso, numa perspectiva ética. Nesse percurso, a interdisciplinaridade é discutida e apresentada como decorrência da concepção epistemológica defendida pelos autores. Ao longo de todo o texto, são apontadas pistas de reflexão e de tomada de decisão que possibilitam compreender aspectos de diferentes matrizes do currículo na Educação Básica e Superior.

Palavras-chave: Critérios de legitimação do conhecimento. Ensino e aprendizagem. Perspectiva ética do conhecimento.

Biografia do Autor

Jayme Paviani, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Linguística e Letras (PUC-RS). Professor dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia e Direito da UCS.

Vanderlei Carbonara, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Educação (PUC-RS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCS.

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Publicado

2018-12-26

Como Citar

Paviani, J., & Carbonara, V. (2018). Pressupostos epistemológicos nos processos de ensino e de aprendizagem a partir de uma perspectiva ética // DOI: 10.18226/21784612.v23.n3.6. CONJECTURA: Filosofia E educação, 23(3), 541–560. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5747

Edição

Seção

Artigos