Formação permanente e em contexto de profissionais da Educação Infantil: contribuições de um projeto de extensão universitária // DOI: 10.18226/21784612.v23.n3.10

Autores

  • Aline Sommerhalder Universidade Federal de São Carlos
  • Andressa de Oliveira Martins Universidade Federal de São Carlos

Resumo

Este texto origina-se de uma pesquisa concluída. O estudo foi desenvolvido em um projeto de extensão universitária de formação permanente e em contexto de profissionais de Educação Infantil que atuam em creches e pré-escolas municipais de uma cidade do interior de São Paulo. A pesquisa teve como objetivo levantar e descrever aspectos referentes à participação (estar em formação) dessas profissionais, nesse projeto. Com apoio teórico de autores como Candau e Lelis, Imbernón, Nóvoa, Gatti e Barreto, Libâneo e Pimenta, entre outros, buscamos maior aprofundamento no âmbito da formação de professores. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como instrumento para coleta de dados o grupo focal, com registro de filmagens e transcrição das imagens e áudio. Foram sujeitos da investigação 16 profissionais participantes (13 professoras, 1 diretora, 1 educadora física, 1 merendeira) do referido projeto de extensão. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo. Para o presente texto, apresentamos um recorte dos resultados, ressaltando aqueles referentes ao “Estar em Coletivo no Projeto” e “Estar Pautado na Prática”. Os resultados revelaram a necessidade de repensar a formação de professores, pautando-se pela formação colaborativa e que considere suas práticas reais e os contextos de trabalho, por meio da relação entre teoria e prática. A pesquisa evidenciou que esses elementos são fundamentais para uma formação significativa e de qualidade, possibilitando incidências sobre a ação. A aproximação da universidade de creches e pré-escolas, por meio desse projeto, possibilitou a formação em contexto desse grupo de profissionais de Educação Infantil, uma vez que os resultados evidenciaram que essa atividade de extensão se constituiu em espaço de colaboração, diálogo, reflexão, aprendizagem, troca de conhecimentos e experiências e, também, em espaço para afirmação profissional e reconhecimento de saberes.

Palavras-chave: Formação de professores. Extensão universitária. Teoria e prática.

Biografia do Autor

Aline Sommerhalder, Universidade Federal de São Carlos

Professora Adjunto IV do quadro docente efetivo do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, CECH- Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus de São Carlos/SP, atuando nos cursos de Licenciatura em Pedagogia.Professora do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE)/UFSCar, atuando no campo da pesquisa educacional, na linha de Pesquisa Práticas Sociais e Processos Educativos, no eixo temático:Ensino e Aprendizagem de Crianças, Jovens e Adultos e Formação de Educadores (as) em Relações Humanas (orienta mestrado e doutorado). Doutora em Educação Escolar (2010) pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista - UNESP- Campus de Araraquara/SP.Mestre (2004) em Ciências da Motricidade - área de Pedagogia da Motricidade Humana pela mesma Universidade. Pedagoga (Licenciada) (2000) pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Instituto de Biociências- Campus de Rio Claro/SP ; Pesquisadora da área de Educação, com ênfase em investigações no campo dos Estudos da Criança, especialmente nas temáticas:Processos Educativos de Crianças. Educação Infantil. Ensino e Aprendizagem de Crianças em contextos e cotidianos. Formação de Professores. Formação de Educadores para a Infância. Metodologias Lúdicas na Educação Básica. Coordenadora Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Educativos de Crianças em Contexto/CNPq; Coordenadora Adjunto do Cfei - Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância. Publicações na área de Ensino e de Aprendizagem de Crianças; Lúdico; Educação Infantil; Formação de Professores.

Andressa de Oliveira Martins, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, linha de pesquisa: Práticas sociais e Processos Educativos. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, linha de pesquisa: Práticas Sociais e Processos Educativos. Graduada em Pedagogia na Universidade Federal de São Carlos. Dedicando-se a área de Formação de Professores. Realiza estudos voltados para os temas referentes a formação inicial, continuada e desenvolvimento profissional docente, com ênfase na Educação Infantil. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Processos Formativos e Saberes da Docência (CNPq) e do Grupo de Pesquisas e Estudos: Processos Educativos de Crianças (CNPq). Colaboradora do Projeto de Extensão Universitária de formação permanente e em serviçi de profissionais que atuam na Educação Infantil.

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Publicado

2018-12-26

Como Citar

Sommerhalder, A., & Martins, A. de O. (2018). Formação permanente e em contexto de profissionais da Educação Infantil: contribuições de um projeto de extensão universitária // DOI: 10.18226/21784612.v23.n3.10. CONJECTURA: Filosofia E educação, 23(3), 620–635. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5655

Edição

Seção

Artigos