O processo de cientificização da pedagogia expresso na passagem da noção de experiência para experimento na literatura educacional especializada // The scientific process of pedagogy in the transition of experience for to experiment presented...
Resumo
Este artigo parte do entendimento de que a cientificidade na pedagogia exigiu desta área do conhecimento suprimir a experiência como elemento vital da formação do homem, enquanto elevava a comprovação e regularidade do experimento ao patamar de destaque nos seus processos. A partir desta consideração, pretende-se tratar da transformação do conceito de experiência no campo educativo. Inicialmente, abordam-se as questões relacionadas à terminologia e significação do conceito “experiência” e sua possível transformação em “experimento”, e os desdobramentos dessa transição no campo pedagógico. Na sequência, analisa-se a transformação do valor da experiência que passa a ser reconhecida enquanto experimento científico aplicado à pedagogia. Para tanto, apresenta-se, a partir da leitura da literatura educacional especializada, sobretudo os manuais dedicados à formação de professores, como é abordada a temática da Pedagogia Científica, ou seja, a construção dos discursos acerca da modernização da educação por meio de obras que apresentaram expressiva circulação no Brasil durante século XX. Dentre os resultados foi possível apreender o estabelecimento de uma pedagogia do experimento, ou, em outros termos, uma biopsicopedagogia como modelo estruturante do campo teórico da pedagogia com repercussão na formação de professores, e na predominância da problemática do ensino e da aprendizagem, ou seja, a intervenção metodológica em detrimento da formação integral do homem. Por fim, chega-se à conclusão de que se está, de um lado, diante dos impeditivos de realização da experiência e, de outro lado, diante de uma demanda, cada vez mais presente, de romper com o modelo pedagógico da modernidade, rumo aos novos desafios da educação de um homem que não se deixa mais ser, simplesmente, formado.
Palavras-chave: Experiência. Experimento. Educação. Pedagogia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. A publicação dos originais implicará a cessão dos direitos autorais à revista Conjectura.
2. Os textos não poderão ser reproduzidos sem autorização da revista depois de aceitos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.