O processo de cientificização da pedagogia expresso na passagem da noção de experiência para experimento na literatura educacional especializada // The scientific process of pedagogy in the transition of experience for to experiment presented...
Abstract
Este artigo parte do entendimento de que a cientificidade na pedagogia exigiu desta área do conhecimento suprimir a experiência como elemento vital da formação do homem, enquanto elevava a comprovação e regularidade do experimento ao patamar de destaque nos seus processos. A partir desta consideração, pretende-se tratar da transformação do conceito de experiência no campo educativo. Inicialmente, abordam-se as questões relacionadas à terminologia e significação do conceito “experiência” e sua possível transformação em “experimento”, e os desdobramentos dessa transição no campo pedagógico. Na sequência, analisa-se a transformação do valor da experiência que passa a ser reconhecida enquanto experimento científico aplicado à pedagogia. Para tanto, apresenta-se, a partir da leitura da literatura educacional especializada, sobretudo os manuais dedicados à formação de professores, como é abordada a temática da Pedagogia Científica, ou seja, a construção dos discursos acerca da modernização da educação por meio de obras que apresentaram expressiva circulação no Brasil durante século XX. Dentre os resultados foi possível apreender o estabelecimento de uma pedagogia do experimento, ou, em outros termos, uma biopsicopedagogia como modelo estruturante do campo teórico da pedagogia com repercussão na formação de professores, e na predominância da problemática do ensino e da aprendizagem, ou seja, a intervenção metodológica em detrimento da formação integral do homem. Por fim, chega-se à conclusão de que se está, de um lado, diante dos impeditivos de realização da experiência e, de outro lado, diante de uma demanda, cada vez mais presente, de romper com o modelo pedagógico da modernidade, rumo aos novos desafios da educação de um homem que não se deixa mais ser, simplesmente, formado.
Palavras-chave: Experiência. Experimento. Educação. Pedagogia.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.