O processo de cientificização da pedagogia expresso na passagem da noção de experiência para experimento na literatura educacional especializada // The scientific process of pedagogy in the transition of experience for to experiment presented...

Authors

  • Bruno Gonçalves Borges Universidade Federal de Goiás
  • Décio Gatti Júnior Universidade Federal de Uberlândia

Abstract

Este artigo parte do entendimento de que a cientificidade na pedagogia exigiu desta área do conhecimento suprimir a experiência como elemento vital da formação do homem, enquanto elevava a comprovação e regularidade do experimento ao patamar de destaque nos seus processos. A partir desta consideração, pretende-se tratar da transformação do conceito de experiência no campo educativo. Inicialmente, abordam-se as questões relacionadas à terminologia e significação do conceito “experiência” e sua possível transformação em “experimento”, e os desdobramentos dessa transição no campo pedagógico. Na sequência, analisa-se a transformação do valor da experiência que passa a ser reconhecida enquanto experimento científico aplicado à pedagogia. Para tanto, apresenta-se, a partir da leitura da literatura educacional especializada, sobretudo os manuais dedicados à formação de professores, como é abordada a temática da Pedagogia Científica, ou seja, a construção dos discursos acerca da modernização da educação por meio de obras que apresentaram expressiva circulação no Brasil durante século XX. Dentre os resultados foi possível apreender o estabelecimento de uma pedagogia do experimento, ou, em outros termos, uma biopsicopedagogia como modelo estruturante do campo teórico da pedagogia com repercussão na formação de professores, e na predominância da problemática do ensino e da aprendizagem, ou seja, a intervenção metodológica em detrimento da formação integral do homem. Por fim, chega-se à conclusão de que se está, de um lado, diante dos impeditivos de realização da experiência e, de outro lado, diante de uma demanda, cada vez mais presente, de romper com o modelo pedagógico da modernidade, rumo aos novos desafios da educação de um homem que não se deixa mais ser, simplesmente, formado.

Palavras-chave: Experiência. Experimento. Educação. Pedagogia.

Author Biographies

Bruno Gonçalves Borges, Universidade Federal de Goiás

Graduado em Pedagogia e Filosofia é Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), Campus Catalão. No ensino, é responsável pelas disciplinas vinculadas à área de fundamentos da educação, especialmente, Fundamentos Filosóficos Sócio-Históricos da Educação para as licenciaturas e ministra também as disciplinas de Filosofia e Ética na Administração e Fundamentos Filosóficos da Psicologia. Na pesquisa, tem se dedicado a investigar temas de filosofia e história da educação. Tem interesse nas seguintes temáticas: experiência, experimento, conhecimento e formação. É pesquisador integrante do grupos de pesquisa GEPEDHE (UFU/UNESP) e NEPCampo (UFG).

Décio Gatti Júnior, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação: História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica, com estágio de pós-doutorado concluído na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Professor de História da Educação na Universidade Federal de Uberlândia. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1C. Beneficiário do Programa Pesquisador Mineiro da Fapemig. E-mail: degatti@ufu.br

Published

2014-11-05

How to Cite

Borges, B. G., & Gatti Júnior, D. (2014). O processo de cientificização da pedagogia expresso na passagem da noção de experiência para experimento na literatura educacional especializada // The scientific process of pedagogy in the transition of experience for to experiment presented. Conjectura: Filosofia E educação, 20(1), 77–100. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2753

Issue

Section

ARTICLES