Trabalho Colaborativo: um conceito polissêmico // Collaborative Work: a polysemic concept
Resumo
O Trabalho colaborativo é apontado como um suporte aos desafios existentes no campo educacional, ocupando lugar central em inúmeras políticas educativas. Entretanto, a complexidade do conceito nem sempre é apreendida pelos envolvidos nestes processos. O artigo apresenta resultados de uma pesquisa com o objetivo de dentificar os sentidos da concepção de Trabalho Colaborativo, e a relação que lhe é atribuída com a aprendizagem. Para isso, recorre a opiniões de diretora e professoras de uma escola de educação básica, e professores do ensino superior envolvidos desde o final dos anos 90 na concretização de políticas que valorizam este modo de trabalho docente. Essas opiniões revelaram que o Trabalho Colaborativo é um conceito polissêmico, atravessado pelo discurso do senso comum, pelo discurso político e pelo discurso acadêmico, e resignificado no modo como é concretizado. Na relação com a aprendizagem foi identificada uma divergência de concepções entre os participantes do estudo. Constatou-se ainda que a redução de processos colaborativos é influenciada pela intensificação do trabalho docente e pelos formatos e processos instituídos pelas políticas educativas.
Palavras-chave: Trabalho Colaborativo. Educação Básica. Trabalho docente. Políticas públicas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. A publicação dos originais implicará a cessão dos direitos autorais à revista Conjectura.
2. Os textos não poderão ser reproduzidos sem autorização da revista depois de aceitos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.