Trabalho Colaborativo: um conceito polissêmico // Collaborative Work: a polysemic concept

Autores/as

  • Carmem Lúcia Lascano Pinto Instituto Federal Sul-rio-grandense
  • Carlinda Leite

Resumen

O Trabalho colaborativo é apontado como um suporte aos desafios existentes no campo educacional, ocupando lugar central em inúmeras políticas educativas. Entretanto, a complexidade do conceito nem sempre é apreendida pelos envolvidos nestes processos. O artigo apresenta resultados de uma pesquisa com o objetivo de dentificar os sentidos da concepção de Trabalho Colaborativo, e a relação que lhe é atribuída com a aprendizagem. Para isso, recorre a opiniões de diretora e professoras de uma escola de educação básica, e professores do ensino superior envolvidos desde o final dos anos 90 na concretização de políticas que valorizam este modo de trabalho docente. Essas opiniões revelaram que o Trabalho Colaborativo é um conceito polissêmico, atravessado pelo discurso do senso comum, pelo discurso  político e pelo discurso acadêmico, e resignificado no modo como é concretizado. Na relação com a aprendizagem foi identificada uma divergência de concepções entre os participantes do estudo. Constatou-se ainda que a redução de processos colaborativos é influenciada pela intensificação do trabalho docente e pelos formatos e processos instituídos pelas políticas educativas.

Palavras-chave: Trabalho Colaborativo. Educação Básica. Trabalho docente. Políticas públicas

Biografía del autor/a

Carmem Lúcia Lascano Pinto, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Graduação em Educação Física, Mestrado e Doutorado na área da Educação. Pós-doutorado com o tema Trabalho colaborativo, cursado no ano de 2013 na UP em Portugal. Professora do Mestrado Profissional em Educação do Instituto Federal Sul-rio-grandense.

Publicado

2014-07-31

Cómo citar

Pinto, C. L. L., & Leite, C. (2014). Trabalho Colaborativo: um conceito polissêmico // Collaborative Work: a polysemic concept. CONJECTURA: Filosofia E educação, 19(3), 143–170. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2371

Número

Sección

Artigos