O monumental prédio do Jardim da Infância anexo à Escola Normal de São Paulo: demolição de um emblema da República (São Paulo, 1896-1939) / The monumental Building of the Kindergarten annex to the Normal School of São Paulo: demolition of an Republic emblem (São Paulo, 1896-1939)
DOI:
https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020046Abstract
Este artigo analisa a trajetória do Jardim da Infância da Escola Normal de São Paulo idealizada por republicanos paulistas que tinha como projeto a organização e modernização da instrução pública do estado em fins do século XIX. Mesmo fazendo parte do complexo construído para atender a educação do povo, o prédio idealizado para o Jardim da Infância não resistiu às pressões políticas e econômicas, e foi demolido em 1939. As razões da demolição deste prédio que pôs por terra a estrutura física e administrativa da instituição, que teria perdido relevância na história de sua constituição serão apontadas bem como os valores defendidos e praticados que indicavam a suntuosa arquitetura pensada para esta instituição. Razões que levaram ao desmonte dessa escola na década de 1930, com as possíveis consonâncias e dissonâncias entre as autoridades políticas estão indicadas e analisadas. As transformações urbanas e sociais a partir da Proclamação da República aceleraram o crescimento econômico o qual se traduziu em mais capacidade de investimento para a cidade e ajudou a consolidar o desejo da nova elite de produzir um novo espaço urbano para viver. A modernização da cidade acompanhou essa visão. O palco da nova vida devia ser moderno, confortável e bonito. Seduzido pela propaganda oficial estadonovista e fascinado pelas mensagens de progresso, o povo – sem perceber – aplaudiu a agonia da República e saiu às ruas para venerar Getúlio, pai dos pobres. As constantes reformulações do ensino, as transformações urbanísticas e verticalização da cidade possibilitaram a Prestes Maia dar prosseguimento ao seu Plano de Avenidas e ruir com o prédio original e monumental dessa instituição escolar pública de atendimento a primeira infância.
Riferimenti bibliografici
ABBUD, Ieda. John Dewey nos debates sobre a educação infantil (Estados Unidos, dos anos noventa do século XIX aos anos dez do século XX), 2007. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2007.
ALMEIDA, Aline M. Ritos e rituais na escolarização da infância em São Paulo (1896-1912). Dissertação de Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2013.ALMEIDA, J.R.P. Instrução pública no Brasil (1500 – 1889). História e legislação. Tradução A. Chizzotti, 2ª ed. São Paulo: EDUC, 2000.
CORRÊA, Maria Elizabeth F. Arquitetura escolar paulista: 1890-1920. São Paulo: FDE, 1991.
CPDOC. Francisco Prestes Maia. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/biografias/prestes_maia. Acesso em: 22 de dez de 2020.
CPDOC. Sistema de interventoria. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-45/PoliticaAdministracao/InterventoriasDepartamentos. Acesso em: 22 de dez de 2020.
GOLOMBEK, Patrícia. Caetano de Campos: A escola que mudou o Brasil. São Paulo: EDUSP, 2016.
KISHIMOTO, Tizuko M. A pré-escola em São Paulo (1877 a 1940). São Paulo: Loyola, 1988.
KUHLMANN JÚNIOR, Moyses. O Jardim da infância Caetano de Campos. In: REIS, M. C. D. (ORG). Caetano de Campos: fragmentos da história da instrução pública no Estado de São Paulo. São Paulo: Associação de ex-alunos do Instituto de Educação Caetano de Campos, 1994, p. 172.
LEFRÈVE, José Eduardo A. De Beco a Avenida. A História da Rua São Luiz. São Paulo: EDUSP, 2006.
LEME, Maria Cristina da S. (org.). Urbanismo no Brasil 1895-1935. São Paulo: Studio Nobel; FAUUSP; FUPAM, 1999.
LOURENÇO FILHO, Manoel B. Introdução ao estudo da Escola Nova: bases, sistemas e diretrizes da pedagogia contemporânea. São Paulo: Melhoramentos, 1978.MELRO SALIM, Sandra. Destruição da Arquitetura: o prédio do Jardim da Infância anexo à Escola Normal de São Paulo – da monumentalidade à demolição (São Paulo, 1896 – 1939). Dissertação de Mestrado. Guarulhos, UNIFESP, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2019.
MONARCHA, Carlos. 1846. Escola Normal de São Paulo – Atual: EE Caetano de Campos – São Paulo – SP. IECC – Memórias. 1998.
MONARCHA, Carlos. Educação da Infância Brasileira 1875 – 1983. Campinas: Autores Associados, 2001.
MONARCHA, Carlos. A instrução pública nas vozes dos portadores de futuro. Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2016.
PANDOLFI, Dulce (Org) Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1999.
PANIZZOLO, Claudia. João Köpke e a escola republicana: criador de leitura e escritor da modernidade. 2006. 358 f. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2006.
REIS FILHO, Casemiro. A educação e a ilusão liberal. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1995.
SCHAFFRATH, Marlene A.S. Profissionalização do Magistério Feminino: uma história de emancipação e preconceitos. São Paulo: Cortez, 1992.
SILVA, Maria Ignacio da. O Jardim da Infância da Escola Americana, São Paulo: Continuidades e Rupturas em sua Trajetória Histórica (1870-1942). Dissertação (Mestre em Educação) – Universidade São Francisco, Itatiba, 2014.
SOUZA, Rosa Fátima. Templos de Civilização: A implantação da Escola Primária Graduada no Estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo: Editora UNESP, 1998.
TOLEDO, Benedita L. São Paulo: três cidades em um século. São Paulo: Livraria Duas Cidades Ltda, 1983.
WARDE, Mirian Jorge. Americanismo e educação: um ensaio no espelho. São Paulo em Perspectiva. São Paulo, v. 14, n. 2, p. 37-43, abr./jun.2000. Disponível em: http://eduem.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/viewFile/38711/20240 Acesso em: 21 jul. 2019.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
1. A publicação dos originais implicará a cessão dos direitos autorais à revista Conjectura.
2. Os textos não poderão ser reproduzidos sem autorização da revista depois de aceitos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.