O cotidiano das crianças italianas do lado de lá e de cá do oceano Atlântico: algumas considerações sobre a infância entre fins do século XIX e início do século XX / The children’s daily life in the both sides of the Atlantic ocean: considerations about childhood between the end of the 19th century and the early 20th century
DOI:
https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020045Abstract
Condições objetivas favoreceram a emigração, determinadas e muitas vezes acompanhadas de um conjunto bastante complexo de transformações que ocorriam na Europa. As crianças compuseram um grupo social que sozinhas, acompanhadas por adultos ou juntamente com seus pais, saíram da Península Itálica, na maioria das vezes, em meio à fome e à miséria. O presente texto tem por objetivo investigar o cotidiano marcado pelo trabalho vivido pelas crianças italianas, sobretudo, das camadas menos favorecidas, desde antes do embarque até a chegada em São Paulo, entre as décadas finais do século XIX e o início do século XX. Ancorado nos referenciais da História Cultural e na História da Infância e tendo a análise documental como procedimento adotado, o presente texto tem como fontes jornais, relatórios consulares, anuários da instrução pública e publicações. Tomando a História da Infância como sendo a história da sociedade, da cultura, dos adultos com relação à criança buscou-se investigar a infância a partir do contexto histórico e social, ainda que existam permanências ao longo do tempo e em diferentes lugares quanto à garantia de direitos e proteção. As fontes estudadas apontam que com o passar dos anos, ao menos uma parte das crianças italianas ou ítalo-descendentes começaram a frequentar a escola, o que pode indicar um ingresso mais tardio ou menos precoce no mundo do trabalho, ou ainda, que para muitas crianças o tempo tenha passado a ser ocupado simultaneamente pelas atividades da escola e do trabalho. A história das crianças imigrantes italianas se assemelha à história das crianças nascidas no Brasil, uma história marcada pela privação, abandono, fome e exploração da mão de obra infantil.
Riferimenti bibliografici
Fontes:
A TERRA LIVRE, 07/02/1906. (jornal)
ALMANACO DEL FANFULLA. (1898). Le scuole italiane di S. Paolo. p.397-8. In: Archivio Storico Diplomatico del Ministero degli Affari Esteri, Archivio Scuole, 1889-1910, b.341.
AVANTI! 29/01/1902. (jornal)
CARPI, L. Delle colonie e dell’emigrazione di italiani all’estero sotto l’apetto dell’industria commercioagricoltura. Milano: Tip. Editrice Lombarda, 1874, vol. I.
LEGGE 30 DICEMBRE, 1888 SULL’EMIGRAZIONE. Gazzetta Ufficiale del Regno il 31 Dicembre 1888, n. 306.
LEGGE SUL LAVORO DEI FANCIULLI. Gazzetta Ufficiale del Regno il 18 Febbraio 1886, n. 40
MINISTERO DEGLI AFFARI ESTERI. Annuario statistico dell’emigrazione italiana dal 1876 al 1925 com notizie sull’emigrazione negli anni 1869, 1875. Roma, 1926.
MINISTERO DEGLI AFFARI ESTERI. Bollettino del Ministero degli Affari Esteri del 14 agosto, fasc. 204. Legge 31 gennaio 1901, sull’emigrazione
O TRABALHADOR GRAPHICO, 05/05/1904. (jornal)
REGIO CONSOLATO GENERALE D’ITALIA IN SAN PAOLO. Statistica per età delle scuole italiane in S. Paulo e circondario. In: Archivio Storico Diplomatico del Ministero degli Affari Esteri, Archivio Scuole. 1889-1910, b.341, 1904.
REGIO CONSOLATO GENERALE D’ITALIA IN SAN PAOLO. Appendice 1- Notizie particolare intorno alle scuole ementare italiane da me visitate nelle Stato di S. Paulo. In: Archivio Storico Diplomatico del Ministero degli Affari Esteri, Archivio Scuole, 1889-1910, b.341, 1907.
REGIO CONSOLATO GENERALE D’ITALIA IN SAN PAOLO. Elenco delle scuole italiane nello stato di S. Paolo,1905. In: Archivio Storico Diplomatico del Ministero degli Affari Esteri, Archivio Scuole, 1889-1910, b.314, 1905.
REGOLAMENTO PER L’ESECUZIONE DELLA LEGGE 31 GENNAIO 1901, n. 23, SULL’EMIGRAZIONE. Gazzetta Ufficiale del Regno il 17 Settembre, 1886.
REGOLAMENTO PER LA ESECUZIONE DELA LEGGE 30 DICEMBRE 1888, n. 5866 (SERIE III), SULL’EMIGRAZIONE, 10 GENNAIO 1889. Gazzetta Ufficiale del Regno il 10 gennaio 1889, nº 8.
SÃO PAULO. Anuário do Ensino do Estado de São Paulo: publicação organizada pela Inspectora Geral do Ensino por ordem do Governo do Estado. São Paulo: Typ. Siqueira, 1908.
Referências Bibliográficas
ALVIM, Z. M. F. O Brasil Italiano (1880-1920). In: FAUSTO, B. (Org). Fazer a América. 2ª ed. São Paulo: EDUSP, 2000, p. 383-418.
BASSANEZI ET ALII. Atlas da imigração internacional em São Paulo 1850-1950. São Paulo: UNESP, 2008.
BELLO, G. di; NUTI, V. Soli per il mondo; bambine e bambini emigrante tra otto e novecento. Milano: Edizioni Unicopli, 2001.
BERTONI JOVINE, D. L’alienazione dell’infanzia; il lavoro minoreli nella società moderna. Firenze: Manzuoli Ed., 1989.
BIANCHI, B. Percorsi dell’emigrazione minorile. In: BEVILACQUE, P. (a cura di) Storia dell’emigrazione italiana. Roma: Donzelli editore, 2002, p. 355-376.
BONGARZONE, A. Un giurista dinanzi alla questione minorile nell’Italia liberale: Lino Ferriani (1852-1921). In: Ordinis. Catanzar: Università degli Studi Magna Graecia di Catanzaro, n. 1, p. 154-174, Giugno, 2017.
BRUNO, E.S. História e tradições da cidade de São Paulo. 4ª ed. São Paulo: Hucitec. 3v., 1991.
CENNI, F. Italianos no Brasil: “Andiano in Merica”. 3ª ed. São Paulo: EDUSP, 2003.
HEYWOOD, C. Uma história da infância. Porto Alegre: Artmed, 2004.
KUHLMANN JUNIOR E FERNANDES, R. Sobre a história da infância. In: Faria Filho, L. M. (Orgs) A infância e sua educação: materiais, prática e representações. Belo Horizonte: Autêntica,2004, p. 15-33.
LAJOLO, M. Infância de papel e tinta. In: Freitas, M. C. de. (Org.). História Social da infância no Brasil. 3ed. São Paulo: Cortez,2001, p. 229-250.
MARAM, S. L. Anarquistas, imigrantes e o movimento operário brasileiro, 1890-1920. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1979.
MAZZI, B. Fam, füm, frecc il grande romanzo degli spazzacamini. Scarmagno: Priuli& Verlucca, 2000.
MORSE, R. Formação histórica de São Paulo; de comunidade à Metrópole. São Paulo: Difel, 1970.
OSTUNI, M. R. E STELLA, G.A. Sogni e fagottti; immagini, parole e canti degli emigrante italiani. Milano: Rizzoli Libri Illustrati/ Fondazione Paolo Cresci,2005.
PANIZZOLO, C. A escola étnica na cidade de São Paulo e os primeiros tons de uma identidade italiana (1887-1912). In: História da Educação, v. 24, n. 1, p. 1-15, Abril.2020.
PANIZZOLO, C. Italianizar os brasileirinhos, paulistanizar os italianinhos: um estudo sobre os livros de leitura que circularam nas escolas em São Paulo no início do século XX. In: Castro, C. A.; Castellanos, S. L.V. (Orgs.). História da escola; métodos, disciplinas, currículos e espaços de leitura. São Luís: EDFUMA, 2018 a, p. 100-125.
PANIZZOLO, C. Livros de leitura e a construção da identidade nacional de crianças italianas e descendentes (São Paulo no início do século XX). In: Acta Scientiarum. Education, v. 41, n. 1, p. 1-13, Maio. 2019a
PANIZZOLO, C. O processo escolar entre italianos e seus descendentes: a escola italiana em São Paulo (fins do século XIX e início do século XX). Relatório Científico de Estágio de Pós-Doutoramento. Guarulhos: UNIFESP (mimeo), 2019b.
PANIZZOLO, C. O processo escolar entre italianos e seus descendentes: a escola italiana em São Paulo, no século XIX e início do século XX. In: Luchese, T. Â. (Org.). Escolarização, culturas e instituições; escolas étnicas italianas em terras brasileiras. Caxias do Sul: EDUCS, 2018b, p. 139-172.
PETRONE, P. Italianos e descendentes do Brasil: escola e língua. In: De Boni, L. A. (Org.). Presença italiana no Brasil. Porto Alegre: Escola Superior de Teologia; Torino: Fondazione Giovanni Agnelli, 1990, p. 603-626.
RIZZINI, I. Pequenos trabalhadores do Brasil. In PRIORE, M. (Org). História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto,2000, p. 376-406.
SALVETTI, P. Governo italiano, diplomacia e escolas italianas no exterior. In: LUCHESE, T. (Org). História da escola dos imigrantes italianos em terras brasileiras. Caxias do Sul: EDUCS, 2014, p. 57-78.
TRENTO, A. Do outro lado do Atlântico: um século de imigração italiana no Brasil. São Paulo: Nobel,1988.
TRENTO, A. Os italianos no Brasil. São Paulo: Melhoramentos, 2000.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
1. A publicação dos originais implicará a cessão dos direitos autorais à revista Conjectura.
2. Os textos não poderão ser reproduzidos sem autorização da revista depois de aceitos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.